1 de novembro de 2018

As funções surpreendentes da Impressão 3D

atualizado em 1 de novembro de 2018 às 10:03

Sem categoria Sem comentários

A impressão 3D chegou para revolucionar. Com a tecnologia de impressão tridimensional, o usuário comum, uma empresa, uma escola, entre outros usuários, podem elaborar objetos em três camadas, em um ambiente virtual.

A impressora 3D apenas executa o que foi elaborado em um software específico, como o Computer Aided Design – CAD. As funções da impressão 3D são, exatamente, imprimir em ambiente real e dar forma àquilo que os projetistas conseguiram elaborar com a sua criatividade.

Sendo assim, as funcionalidades da impressora 3D praticamente não têm limites, mas dependem muito das pessoas que estão utilizando a máquina e do objetivo pretendido com o projeto.

Atualmente, a impressão 3D é usada para a criação de protótipos dos mais variados, desde a elaboração de peças para a indústria até a composição de próteses que serão usadas no corpo humano, na área médica.

A impressora 3D é ótima para a elaboração de projetos gráficos, pois consegue mostrar objetos e produtos que estão sendo elaborados de uma forma bem mais próxima do real. Assim, designers são capazes de fazer projetos extremamente interessantes e eficientes, materializando diversos conceitos com redução de gastos na fase de elaboração dos protótipos.

A impressora é uma ferramenta extremamente importante nas fases de amadurecimento e conclusão de projetos. É importante destacar que a impressora 3D precisa ser configurada especificamente para cada público e tipo de utilização.

Impressões surpreendentes, que vão bem além dos protótipos

As impressoras 3D são usadas para a impressão de objetos simples ou elaborados. Com exemplos, elas podem imprimir desde vasos de flores até alimentos!

Por isso, quem investe em uma impressora 3D e tem um objetivo claro e bem estabelecido, em outras palavras, conta com um projeto para usar o equipamento, pode ganhar dinheiro oferecendo seus produtos ao mercado.

É claro que para imprimir comida, roupas, acessórios de moda, ferramentas e até mesmo casas, é necessário domínio técnico, já que esse tipo de trabalho é muito específico e requer muito mais investimentos.

Uma das maiores vantagens em usar a impressão 3D está em imprimir apenas com o uso de cola e papel, que são materiais que prejudicam bem menos o meio ambiente do que o plástico, por exemplo.

No caso das próteses, a impressora 3D apresenta funcionalidades muito avançadas, que imprimem objetos com materiais que são biocompatíveis, ou seja, que são “aceitos” se forem integrados ao corpo do ser humano. Sem dúvida nenhuma, essa é uma grande revolução!

No caso das comidas, existem impressoras 3D que podem imprimir chocolates. Isso mesmo! São impressoras específicas, que usam tecnologia de gastronomia molecular. Algumas imprimem até mesmo frutas!

Agora, surpreendente mesmo é imprimir um carro. Acredite, já foi executada a impressão 3D de um veículo em nylon. O mais legal é que é possível reutilizar o material do mesmo carro para derreter e imprimir um novo item. A mesma empresa que imprimiu o carro de nylon, já tinha feito uma bike com o mesmo material, e tudo isso foi exposto no Manufactoring Technology Show, em NY.

E o mercado vem abrindo mais possibilidades para a criação de impressoras domésticas, com as quais você pode imprimir seus componentes de estudo, fazer suas experiências, criar peças inovadoras e, obviamente, ganhar dinheiro. As impressoras 3D são práticas, não ocupam muito espaço, imprimem com qualidade elevada, fazem parte de um mercado que não para de crescer e são ideais para quem quer utilizar a própria criatividade para gerar renda.

Compre a sua Impressora 3D!

A Creative Cópias tem impressora 3D para quem está começando, ainda aprendendo e aprimorando os trabalhos realizados com esta nova tecnologia de impressão. Entre os modelos mais procurados está a Impressora 3D FlashForge Creator Pro, uma máquina ótima para quem gosta de tecnologia, realiza trabalhos na área técnica ou é fabricante e precisa elaborar protótipos.

Impressora 3D FlashForge Creator Pro

Outro modelo bem legal apresentado pela Creative Cópias é a Impressora 3D FlashForge Finder, que tem um valor mais acessível e comandos bem mais fáceis para quem está apenas começando e precisa de uma impressora 3D em casa, para imprimir projetos para a escola, entre outros trabalhos que não sejam de alta performance ou profissionais. Conheça os equipamentos!

Impressora 3D FlashForge Finder