Fabricantes e recicladores nacionais e internacionais possuem cartuchos recondicionados de tinta e toner tão bons quanto os originais de fábrica. Porém para colocar o produto em empresas de grande porte, muitas vezes o fabricante tem de submeter seus produtos a inúmeros testes e somente com laudos provenientes podem passar a vender seus produtos.
Os cartuchos recondicionados fazem parte do comércio e do ramo de impressão há alguns anos e esse formato beneficia diferentes frentes do mercado. O uso desse tipo de cartucho ajuda na criação de novos postos de trabalho, com pequenas, médias e até grandes empresas que trabalham recondicionando tais cartuchos.
Além de ajudar a reduzir e muito o custo de diversas empresas, eles ajudam na preservação do meio ambiente, já que reutilizam materiais, abreviando a necessidade de produção de novos cartuchos.
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Ainda que a solução seja altamente aprovada por muitos clientes, a discriminação a respeito dos cartuchos recondicionados existe também por alguns motivos. O primeiro deles é a herança de um cenário em que a o mercado de impressoras passava por grande transição, oscilando os lucros das empresas fabricantes.
Isso remonta à época em que as impressoras ainda eram itens de alto custo, fazendo com que a popularização do item tivesse um desenvolvimento mais lento. Para aumentar as vendas e tornar a impressora um item mais acessível, as empresas seguiram o caminho de baratear o equipamento, porém, o lucro dessas empresas foi redirecionado para o preço dos insumos, que, durante um tempo, foi considerado muito caro para os donos domésticos de impressora e para as empresas também.
Esse cenário fez com que a solução de cartuchos recondicionados ganhasse espaço: insumos mais baratos que os originais através de um serviço rápido. Essa prática, no entanto, foi controversa em sua origem, já que os métodos de recondicionamento ainda eram novos e como uma resposta previsível, as empresas fabricantes de cartuchos de impressora execraram o método, que comprometiam o lucro delas.
Outro fator negativo envolve o próprio desenvolvimento da tecnologia de cartuchos recondicionados. O surgimento da prática trouxe um método que, comparado às práticas desenvolvidas atualmente, podem ser considerados prematuros. Nesta época, essas duas condições (posicionamento das empresas fabricantes de cartuchos mais a tecnologia recente de recondicionamento) colaboraram para potencializar a discriminação desses cartuchos recondicionados.
O método, no entanto, ganhou cada vez mais clientes adeptos e cresceu com um formato de solução para os diferentes tipos de clientes, ao mesmo tempo em que se sofisticou, trazendo novas tecnologias e métodos que transformaram a indústria. Atualmente, as empresas que utilizam cartuchos recondicionados contam com processos rígidos para garantir o índice de qualidade de seus produtos recondicionados.
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As empresas contam com oito etapas específicas para garantir que os cartuchos tenham condições ideais de recondicionamento, retornando ao mercado para a comercialização. Esses passos são:
- Inspeção visual e teste eletrônico do circuito do cartucho;
- Pesagem para identificação do conteúdo interno;
- Esvaziamento do cartucho com a retirada de qualquer resíduo;
- Limpeza;
- Recarga através do processo de inserção de tinta por meio da cabeça de impressão;
- Teste de impressão diretamente nas impressoras;
- Selagem.
A embalagem para venda, traz informações comerciais como marcação de garantia, etiqueta de identificação da empresa e empacotamento. É válido lembrar também que a maioria dos cartuchos recondicionados possuem certificação ISO 9001, o que define requisitos para o sistema de gestão de qualidade e a forma como a empresa deve ser gerenciada.
Assim todos os procedimentos legais são realizados seguindo as orientações e obrigações previstas em lei, para atender às necessidades do consumidor.