28 de fevereiro de 2014

Como Evitar o Atolamento de Papel

atualizado em 13 de março de 2014 às 12:42

Dicas 1 comentário

O atolamento de papel na impressora é um problema comum que acontece frequentemente. Isso pode acontecer por vários fatores, como folhas úmidas e mal colocadas na bandeja, entre outros. A maneira que o papel é colocado na impressora é fundamental para garantir o bom funcionamento. Pode até parecer uma grande economia de tempo encher a bandeja da impressora com um monte de papel, mas a pressa é inimiga da perfeição. O papel em excesso na bandeja de alimentação pode causar problema na tração dos roletes, uma vez que podem ser puxadas mais de uma folha ao mesmo tempo causando o atolamento. Caso isso aconteça tenha calma.
Elaboramos algumas dicas para ajudar você a evitar que isso aconteça e para você saber o que fazer caso isso ocorra. Veja:

Como evitar:

• Abasteça sua impressora somente com papéis apropriados e não exceda a quantidade máxima de folhas estabelecida pelo fabricante.
  • Assegure-se de que o papel não esteja úmido (guarde-o sempre num local seco, arejado e protegido do sol) e de que as folhas não estejam “grudadas” umas nas outras (convém sempre “ventilá-las” antes de introduzi-las na bandeja).
  • Verifique se os delimitadores – guias deslizantes que auxiliam a introdução do papel – estão devidamente ajustados para a largura do papel utilizado (eles não devem ficar nem frouxos nem apertados demais).
  • Atente também para os pequenos roletes que tracionam o papel. Mantenha-os sempre limpos (com um cotonete úmido) para evitar que as folhas sejam tracionadas de maneira desigual, o que resulta numa impressão torta ou no atolamento do papel.
  • Se o atolamento for frequente pode ser devido ao desgaste nos roletes de tração ou sujeira. Com o tempo, poeiras e fibras de papel ficam grudadas nos roletes e dever ser removidas. Fique atento, pois às vezes há a necessidade de trocar o rolete.
  • Se ocorrer do papel enrolar junto ao rolo pressor, não tente tirar. Neste caso só um técnico poderá te ajudar.

printer-jam

Quando ocorrer o atolamento:

1. Desligue a impressora
2. Abra a tampa de saída do papel. E caso haja necessidade retire o cartucho de toner.
3. Segure o papel preso com suas mãos.
4. Puxe o papel lentamente para não rasgá-lo e puxe-o para fora.
5. Certifique-se de que todos os papéis presos foram removidos.
6. Feche a tampa de saída de papel, em seguida, ligue a impressora, coloque o papel e tente imprimir novamente.

Algumas impressoras têm portinholas (geralmente na parte traseira) destinadas a facilitar a remoção do papel atolado; outras permitem diminuir a pressão do rolo, para que as folhas possam ser retiradas mais facilmente. Seja como for, jamais utilize ferramentas ou quaisquer objetos que possam danificar os componentes do aparelho.

Impressoras são equipamentos muito sensíveis e frágeis. Simplesmente tocar em alguns componentes interiores pode ter efeitos negativos duradouros. Se você não tiver certeza do que esta fazendo, procure uma assistência técnica especializada.

1. Jales disse:
    28/03/2018 às 9:12

Bom, estou com uma impressora hp laserjet p2035, fiz manutenção da mesma e troquei a película do fusor, mas continua travando folha, ou seja esta impossibilitada de uso imprime uma e trava a segunda, parece me que apenas esquenta já gera o erro, pode ser aquecimento da unidade fusor, pode ser algum defeito referente engrenagens? O defeito era o mesmo antes,travamento do papel em termo de 50% da impressão, apenas a película estava desgastada, fiz a troca coloquei uma película da hp laserjet m1132 fiz a medida externa deu mesmo tamanho e largura, gostaria muito de receber uma dica.