Quem olha de fora mal pode imaginar como funciona o processo de impressão dentre de sua máquina. A impressão depende diretamente dos cartuchos de toner que são utilizados em impressoras a laser ou copiadoras.
Os cartuchos são responsáveis por transferir a informação da imagem gerada no computador, sendo texto ou imagens para o papel. O toner, por sua vez, consiste em uma tinta em pó, que é carregada eletricamente pela impressora com carga positiva, que em contato com carga negativa, proporcionalmente inversa a ela, adere ao cilindro fotocondutor que transfere para o papel o que foi carregado e processado na memória da máquina, gravando o mesmo com conteúdo.
Todo toner é retirado e carregado ou até mesmo substituído por um novo, quando a máquina não dispõe de recarga de toner. Cada toner de cada cor primária (CMYK) possui vida útil, ou seja, a quantidade de uso e preenchimento de suas impressões é que determina a durabilidade destes.
Os toners atuais são formados por componentes básicos de pigmento e plástico. Os primeiros toners criados a tempos atrás utilizavam-se de pó de carbono, recurso hoje, que já não é mais utilizado, pois com os avanços da tecnologia foi possível detectar que este puro não agia de forma tão precisa e por isso foi adicionado ao pó de carbono um polímero, para aperfeiçoar a qualidade de impressão. Os polímeros mais utilizados são o Estireno Acrilato Copolímero e a Resina de Poliester. Os tamanhos das partículas de toner variam de 5 a 15 micrômetros.
Existem hoje dois modelos de cartuchos de toner, sendo o cartucho completo que por si só é uma peça única e inteiriça trocada totalmente quando o pó de toner chega ao final, diferentemente do cartucho separado, que é um reabastecimento apenas do pó.
A maioria das empresas que remanufaturam toners, e trabalham para reutilizar cartuchos enchendo-os de toner para uso novamente, surgiram após a necessidade de se reaproveitar objetos plásticos, visando melhor uso e mais consciência de utensílios plásticos, reciclagem e responsabilidade social.
Portanto, informe-se sobre qual é a melhor solução de toner e recarga de cartuchos para a sua máquina, pois recarga de toner não é sinônimo de impressão e qualidade inferiores e sim de consciência ambiental e responsabilidade social, em um mundo que precisa cada vez mais desta consciência despertada na mente de todos os cidadãos.
Agora que você já sabe mais sobre recarga de cartuchos e como trabalham e funcionam os toners, pode imprimir com total segurança.
Luis Jorge Costa Barbosa disse:
16/07/2019 às 21:37
Muito interessante e aproveitável o assunto. gostei.
PARABÉNS!!!