30 de julho de 2015

Como trocar os cartuchos de tinta de sua impressora

atualizado em 11 de setembro de 2015 às 16:39

Dicas, Impressora 2 comentários

Está precisando trocar os cartuchos de tinta da sua impressora? Parece uma tarefa fácil e simples, o que não deixa de ser verdade, mas, como tudo no universo da tecnologia, é preciso seguir algumas dicas especiais e recomendações para otimizar o equipamento, não danificar peças e, até mesmo, para facilitar a vida daquelas pessoas que não estão acostumadas a trocar os cartuchos.

Neste tutorial, você vai encontrar informações importantes sobre como trocar os cartuchos de tinta de sua impressora de uma maneira bem simples. Basta seguir o passo a passo e as orientações para promover uma troca de cartucho rápida e eficiente.

Passo a passo para trocar o cartucho de tinta de sua impressora

A primeira dica, antes mesmo de começarmos o processo de substituição, é avisar aos leitores que cartuchos reciclados podem comprometer a impressora e não são recomendados. Também é importante alertar que os principais problemas dos cartuchos reciclados são os vazamentos, que podem danificar o equipamento e prejudicar os componentes de impressão.

Dito isso, chega o momento de começarmos o passo a passo para substituir o cartucho de sua impressora. Confira:

Passo 1: ligar sua impressora;

Passo 2: abrir a tampa da impressora e esperar até o momento em que o carrinho do cartucho de impressão fique posicionado exatamente no centro do equipamento;

Passo 3: pressionar o cartucho que será trocado. Com a pressão, ele será desencaixado. Logo depois, faça a retirada do cartucho do compartimento de forma suave;

Passo 4: com o cartucho novo já fora da embalagem, faça a remoção da fita plástica, com muita atenção para não encostar nos bicos de tinta e também para não tocar no sistema de contatos do cartucho, que são sensíveis e feitos de cobre;

Passo 5: com o cartucho em mãos, deixe ele posicionado de uma maneira em que as tiras de cobre fiquem direcionadas para baixo, com os contatos do cartucho voltados exatamente para a impressora;

Passo 6: posicione o cartucho no seu compartimento, reparando que a frente do cartucho deve ficar um pouco inclinada para cima;

Passo 7: o cartucho deve ser pressionado até que ele seja encaixado em seu compartimento;

Passo 8: com o trabalho de troca finalizado, volte a fechar a tampa da impressora. O equipamento fará uma impressão para calibrar o novo cartucho de tinta;

Passo 9: caso o equipamento não imprima uma folha de teste, algo comum em alguns modelos de impressora, basta procurar nas opções uma impressão de calibração e autorizar a impressão da página;

Passo 10: no caso das impressoras multifuncionais, basta colocar papel na bandeja do scanner e iniciar o modo de scanear.

Fim do processo de troca dos cartuchos de impressão

Com todos os passos acima sendo seguidos corretamente, sua impressora estará pronta para o uso. Lembre-se de investir sempre em cartuchos compatíveis com o seu equipamento de impressão!

Na Creative você encontra Cartuchos de Tinta e Cartuchos de Toner com os melhores preços do Brasil. Acesse e confira nossas promoções!

Problemas com o Toner da Impressora? Veja aqui Dicas para maior vida útil do seu Toner.

1. Flavio de Oliveira Cavalcante disse:
    31/08/2015 às 13:01

Vocês, são nota 10!!!

2. Pen drive de Celular 8G – Blog da Creative Cópias disse:
    11/09/2015 às 16:38

[…] Como trocar os cartuchos de tinta de sua impressora […]