19 de abril de 2018

Como utilizar papel fotográfico adesivo?

atualizado em 19 de abril de 2018 às 11:19

Dicas, Papel Fotográfico 1 comentário

O papel fotográfico adesivo é um material indispensável para utilidades profissionais. Quem trabalha com produtos gráficos (convites, logomarcas, lembrancinhas, ímãs, etc.), por exemplo, precisa desses tipos de papéis diariamente. Além disso, o papel fotográfico adesivo também serve para uso pessoal. Dá pra criar mural de fotos ou para presentear outras pessoas com as fotografias adesivas.

Vamos explicar tudo sobre como usar adequadamente papel fotográfico adesivo e mais… Vamos indicar alguns modelos.

Usando papel fotográfico adesivo

O papel fotográfico (glossy) é o melhor para imprimir fotos adesivas. Quanto à gramatura, as variações entre 150 a 180g são sugestivas para uso profissional. E as gramaturas a partir de 90g são mais adequadas para outras finalidades.

Depois de escolher o tipo de papel fotográfico adesivo ideal, é preciso definir o tipo de tinta e um modelo de impressora. Hoje em dia, existem várias impressoras e multifuncionais que trabalham com papel fotográfico. Mas atenção… Nem todas são compatíveis com todos os papéis, por isso, avalie bem.

Tinta para papel fotográfico adesivo

A tinta pigmentada é a mais aconselhada para papel fotográfico (não desbota nem com água e possui mais cores). Ela é perfeita para garantir mais vivacidade para as fotos adesivas. Já a tinta corante é menos resistente, por isso, menos indicada.

Os dois tipos de tintas (pigmentada e corante) utilizam a tecnologia a jato de tinta. Nosso conteúdo sobre (diferenças entre tinta corante e pigmentada) traz mais detalhes.

Cuidados com papel fotográfico

• Guarde adequadamente

O papel fotográfico adesivo deve ficar sempre guardado em embalagens plásticas, isso evita que o material suje, manche ou sofra qualquer outro tipo de dano. Nunca exponha o papel à luz solar, altas temperaturas ou umidade.

• Alimente a impressora de modo correto

Na hora de colocar o papel fotográfico na impressora, tome bastante cuidado e segure o papel pelas extremidades. Jamais toque no lado acetinado (onde a foto será impressa). Esses pequenos cuidados evitam que o papel fique marcado por digitais ou, até mesmo, sujo e manchado.

• Deixe o papel descansar

Depois de imprimir as fotos, o ideal é deixar o papel adesivo descansar alguns minutinhos. Isso serve para que a tinta seque bem e, consequentemente, não manche.

Impressoras para papel fotográfico

Diversas marcas de impressoras e multifuncionais são ideais para você imprimir fotos adesivas (HP, Brother, Epson, Canon e mais). Na nossa loja virtual, você encontra diversos modelos de impressoras e multifuncionais excelentes. Veja algumas indicações:

Impressora HP DeskJet 1115

impressora-hp-papel-fotográfico-adesivo

Impressora Canon Pixma MG 3010

impresora-canon-papel-fotográfico-adesivo

Impressora Epson XP441

impressora-expression-epson-papel-fotográfico-adesivo

Não se esqueça de que nós também temos tipos de papel fotográfico para você garantir fotos adesivas profissionais ou para usos pessoais. Confira tudo na nossa loja online.

1. Vera Silva disse:
    16/10/2019 às 14:10

Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!