18 de maio de 2017

Como descobrir se seu cartucho HP está queimado

atualizado em 1 de abril de 2019 às 11:19

Cartuchos, Dicas, Impressora, Informática, Recarga de Toner 1 comentário

Você já tentou de tudo, mas sua impressora HP ou Epson continua sem colocar uma única gota de algum cartucho de tinta (ou de todos)?

Essa é uma situação comum para os donos de qualquer tipo de impressora jato de tinta. Neste caso, há um problema comum e que nem todos os usuários estão acostumados. O seu cartucho HP pode estar queimado!

Apesar de não tão comentado, este é um problema comum e, por isso, vamos deixar aqui como identificar a situação e também o que fazer para evitar que isso aconteça.

Antes de declarar que o cartucho HP está queimado

Sim, o primeiro passo é garantir que, por algum motivo, o não funcionamento do cartucho HP na verdade é resultado do mau-uso. Não se sinta mal por fazer essas checagens, todo técnico começa eliminando as possibilidades de erros, das mais simples, até as mais complexas. Sendo assim, confira o encaixe, retire o cartucho HP de sua impressora, confira se está tudo ok (limpo e inteiro) e refaça, pelo menos uma vez, um novo teste.

Cilindro de Toner - Cartucho HP

Todo teste de cartucho HP requer que o usuário faça o procedimento de limpeza pelo próprio sistema, e também pelo modo físico. Apesar de parecer complicado, o segredo é ter cuidado e usar os materiais corretos. No caso, água destilada e cotonetes ou qualquer material que não solte fiapos pode ser usado para limpar os contatos da impressora (apenas os contatos elétricos e não a parte de injetores). E se os cartuchos HP foram limpos, vale a pena limpar, também, os contatos no carro de impressão.

Lembre-se, no entanto, que os cartuchos de tinta não podem passar muito tempo fora da impressora. Recomenda-se que os cartuchos fiquem no máximo 30 minutos nessas condições.

Cilindro de toner queimado - Cartucho de tinta

Depois disso, confira se o cartucho é compatível com o modelo. Em caso de cartucho HP original, basta recorrer ao manual, já em caso de cartucho recondicionados, confira com o fornecedor a compatibilidade.

Outras checagens no cartucho HP

Mais testes podem ser feitos para saber sobre a vida útil do cartucho HP e, ainda que não seja tão simples, um caminho é testar o próprio cartucho em outra impressora compatível. Em casos de empresas, é comum haver mais de uma impressora HP do mesmo modelo. Se o seu caso é de uma impressora doméstica, há dois caminhos: solicitar o teste aos profissionais de impressão e prestadores de serviço do setor ou contar com um aparelho testador de cartuchos de impressora. A precaução deve ser com relação ao testador ser o compatível com o cartucho HP.

Refil de Tinta HP

Também é uma opção recorrer ao próprio sistema. Apesar de ser incomum, algumas vezes, conferir a atualização ou simplesmente desinstalar e instalar novamente o sistema pode fazer com que o cartucho HP se mostre funcionando.

Como evitar que seu cartucho HP queime

CE285A HP - Toner Compatível HP

Cartucho de Tinta Compatível HP – CE285A

E, claro, não adianta apenas saber como identificar que um cartucho HP está queimado. Saber disso é apenas atestar que você o perdeu e o ideal mesmo é conhecer os procedimentos e boas práticas que evitam que um cartucho de tinta seja queimado.

Uma das mais comuns é a falta de tinta no cartucho HP. Na impressão a jato de tinta, o cartucho da impressora possui um circuito elétrico que fica em uma tira, recorrentemente aquecida quando o equipamento está em funcionamento. Quem faz o resfriamento dessa tira é a própria tinta. Sem ela, o cartucho pode queimar. Por isso, assim que a impressora informar a ausência de tinta de um cartucho, trate de repor o conteúdo.Refil de Tinta HP - Tinta HP

Outra ocorrência comum é o cartucho HP estar úmido, seja por uma má reposição ou limpeza. Principalmente quando o cartucho é recarregado, é comum ele não estar devidamente limpo e seco. Nesses casos, assim que a eletricidade passar pelo cartucho para iniciar seu funcionamento, o cartucho HP pode ser totalmente comprometido. Neste caso, certifique-se que o cartucho esteja limpo e seco antes de colocá-lo na impressora. E, se for o caso de estar recarregando, peça para que seja feito um teste caso tenha dúvidas acerca da integridade do cartucho.

E assim como qualquer equipamento elétrico, o cartucho HP está sujeito a dois ofensores que comumente queimam um produto. O primeiro deles é o próprio tempo de vida útil de um produto. Por mais que você não queira, todo equipamento conta com um período para se manter funcionando. Depois disso, ele pode simplesmente não mais trabalhar. Tenha ciência disso caso ele deixe de operar. Para tal situação, não há o que fazer, apenas trocar por um novo.

Materiais necessários para limpeza de cartucho

A outra condição é também comum para quaisquer localidades que usam eletricidade, principalmente as residências. É a variação de energia tão comum. Essas oscilações de energia elétrica podem ser prejudiciais não apenas para seus cartuchos HP, como para a própria impressora e todos os outros.

Se a sua residência está em uma localidade onde essas oscilações são comuns, não se esqueça de contar com no-breaks e estabilizadores. Nem todos garantem o funcionamento de equipamentos, mas é uma opção. E, no caso de não estar utilizando a impressora, retire-a da tomada, é a melhor proteção.

VEJA TAMBÉM!

Qual a melhor impressora com tanque de tinta

Vale a Pena Comprar a Impressora HP GT-5822?

5 Impressoras HP com o melhor custo x benefício

Por que investir em uma impressora tanque de tinta?

1. Samuel disse:
    06/03/2018 às 11:10

Só uma dúvida, por acaso essa matéria estaria incorreta, certo?
    pois as imagens acima não são cartuchos de tinta e sim toner’s