Você já se perguntou como os toners remanufaturados surgiram no mercado? Eles são recarregados manualmente? Existe alguma desvantagem? Entenda o porquê e como funciona um cartucho remanufaturado e se para as suas necessidades de impressão ele funciona bem ou não.
Bem, não se sabe ao certo em que momento estes foram criados, mas que surgiram da necessidade de continuar sendo possível produzir impressões caseiras, sem investir muito alto.
Logo quando as impressoras caseiras foram lançadas, sendo estas “jato de tinta”, “laser” menores e, na sequência multifuncionais, possuíam valores muitos altos. Por esse motivo que não se vendia muitas impressoras e os consumidores continuavam a optar por gráficas e papelarias para imprimir seus documentos pessoais.
No entanto, com o passar do tempo, as empresas fabricantes de impressoras encontraram formas de baratear custos da matéria-prima utilizada na produção destas para então reduzir também o custo final das impressoras. Isso causou verdadeira avalanche de vendas de pequenas e médias impressoras caseiras de todos os tipos, seja qual era a necessidade: desde impressões de uma escola, escritórios de contabilidade ou advocacia e até mesmo residências.
No entanto, muito embora o custo de uma impressora tenha caído consideravelmente a ponto de estar ao alcance de muitos consumidores, os fabricantes passaram a cobrar mais em seus cartuchos (pois de nada vale uma impressora sem toner para imprimir, não é mesmo?).
Ainda existem poucos estudos de caso sobre o bom e mau resultado final de impressões feitas a partir de um cartucho remanufaturado, mas deixamos aqui o depoimento do diretor de vendas da HP, uma das maiores fabricantes de impressoras de todos os tipos no mundo:
“Existem estudos, realizados por laboratórios externos, que confirmam o cartucho original HP como sendo a melhor opção para os clientes. De acordo com o último estudo realizado pela BRTUV, os cartuchos originais HP rendem, em média, o dobro do que os cartuchos alternativos, além de praticamente não falharem, enquanto os não originais têm taxas de falha superiores a 30% (1 em cada 3 apresenta uma falha).
No caso dos cartuchos de toner, estudos recentes, realizados pela Quality Logic, indicam que a taxa de falhas dos produtos alternativos é de cerca de 40%, enquanto os originais praticamente não falham. Isso sem contar a qualidade de impressão e a confiabilidade. Por esse motivo, a HP se preocupa em oferecer a melhor qualidade possível, com o máximo de confiabilidade pelo melhor custo-benefício para seu cliente.”
Podemos assim concluir que dependendo do fluxo de uso de sua impressora vale a pena sim utilizar toner remanufaturado, mas se você deseja – acima de tudo – qualidade ou mesmo costuma fazer impressões “chapadas” (aqueles casos em que cobrem a folha por completo) é então necessária a compra de cartuchos originais ou até mesmo cartuchos compatíveis, que, além de qualidade ímpar, fornecem uma melhor relação custo / benefício.
Para saber mais sobre cartuchos remanufaturados, leia o artigo onde explicamos a diferença entre Original, Compatível e Remanufaturado.
Sdafndsfan disse:
23/08/2015 às 6:15
Ole1!Estou montando uma emspera especializada em convites de casamento, com ve1rios tipos de pape9is etc.Gostaria de saber qual e9 a melhor ope7e3o neste caso.Uma impressora a laser colorida? Plotters?Abrae7os
Admin disse:
26/08/2015 às 12:37
Bom dia, tudo bom?
Indicamos que utilize impressoras tanto a laser como jato de tinta. O motivo é simples, o convite que você irá fazer vai depender do gosto do casal. Os papeis que indicamos são os papeis couchê, tanto com brilho como fosco que são utilizados em impressoras a laser, os papeis com textura, couro, pérola, linho e casca de ovo que são utilizados somente em impressoras jato de tinta.
Permanecemos à sua disposição.
Att. Equipe Creative Cópias