Todos nós, certamente, temos boas lembranças da infância. São passeios na casa da avó, travessuras no parque com os primos ou viagens à praia com os pais e irmãos. Sabe o que todas essas ocasiões têm em comum? Em todas elas, a família é um elemento primordial, indispensável e insubstituível.
Psicólogos apontam que a infância é a principal e mais importante fase da vida de um indivíduo. Ao longo dos primeiros anos de vida, a criança soma vivências em sua bagagem psíquica e, desta forma, durante o estágio adulto, poderá encontrar as melhores e mais eficientes soluções para enfrentar questões negativas e problemas que exigem estratégias racionais para serem superados.
Não é incomum ouvirmos alguns pais rígidos se defenderem da educação inflexível e dos valores convictos que passam às suas crianças, alegando que as estão “treinando desde cedo para enfrentarem a vida difícil”. O futuro, de fato, pode ser mais (ou menos) complicado, depende dos olhos de quem vê e vive determinadas situações. Mas, seja qual for o caso, a verdade é que o maior dever e obrigação dos pais é transmitir aos pequenos experiências positivas, para que o mundo se torne um ambiente gostoso para se viver, apesar de suas dificuldades particulares.
Dia das crianças – Por que apenas um por ano?
Aos olhos dos baixinhos, sem dúvida deveriam existir vários “Dias das Crianças” ao ano. E não seria para menos: são 24 horas dedicadas somente a eles! E isso não significa apenas ganhar um presente bacana. Isso só dura alguns momentos. Brinquedos, roupas, livros e uma série de outros atributos materiais são finitos. As bonecas que andam sozinhas e os carrinhos de controle remoto ficam sem bateria, as camisas perdem os botões e as páginas de um diário amarelam. Sabe a única coisa que nunca se vai? A sensação de que aquele dia, aquele momento vivido com a família toda reunida, foi o melhor de todos! E isso é válido tanto para os filhos, que se sentem amados e privilegiados por estarem envoltos em muito carinho, quanto para os pais, que se tornam verdadeiros super heróis para seus meninos e meninas.
Portanto, um dos passos principais a ser dado é a escolha do que será feito para tornar aquela ocasião em família uma experiência incrível. Acredite, as crianças não precisam de grandes excessos, mas também não se satisfazem com faltas ou agrados “dados pela metade”. Elas precisam ser incentivadas a lutar por seus sonhos e objetivos, mas também, quando cometem erros, corrigidas com calma e paciência por aqueles que as cuidam.
Os pequenos necessitam de amor, carinho e do toque afável de seus pais. Devem brincar, se divertir, sorrir, aprender os limites do que é certo ou errado, e serem respeitados por quem realmente são, suas vontades e emoções. Somente assim elas poderão, futuramente, acreditar em si mesmas e criar forças para resistir às crises da vida adulta.
Busque entender seus filhos e o universo no qual eles estão inseridos. Conheça seus gostos, os esportes que praticam, os nomes dos colegas da escola, o enredo dos desenhos animados e filmes favoritos… Faça parte da vida deles! Programe piqueniques no parque, passeios ao circo e ao zoológico, pinte com lápis de cor ou monte quebra-cabeças junto a eles.
O Dia das Crianças acontece todos os anos, a cada 12 de outubro. Mas os pequenos, uma hora, crescem. E você não vai querer ter perdido a chance de dar às pessoas mais importantes de sua vida a melhor infância do mundo, não é mesmo?
Não se esqueça, o Creative Blog é um blog da Creative Cópias – Sua Loja de Toners e Impressoras.