Nos dias de hoje, quem quer registar os momentos e ainda contar a impagável sensação de apreciar um álbum de fotos impresso vai contar com toda a tecnologia para montar seu próprio “estúdio” de impressão de fotos em sua própria casa.
Essa tecnologia se modernizou a respeito da impressão de fotos, e hoje é possível termos modelos de impressoras domésticas que entregam fotos impressas com qualidade impecável.
Para fazer isso, itens como papéis fotográficos especializados e tintas específicas transformaram o mercado, possibilitando, a quem desejar ter seu próprio estúdio em casa. E um dos segredos para fazer isso com sucesso é saber escolher o produto ideal. Entre eles, especificamente, está o papel fotográfico correto, que pode ser o fator determinante para conseguir um álbum de fotos impresso perfeito.
Comprar o papel fotográfico ideal requer conhecer suas principais características e diferenciações. Entre essas informações, algumas se destacam.
A primeira coisa a se saber ao comprar um papel fotográfico é o tamanho. Parece óbvio, mas muitas impressoras contam com restrições para tamanhos de papeis. Conhecer este detalhe pode determinar se a criação de um álbum de fotos em casa poderá ser feita com uma impressora doméstica ou não. E qual é o ideal? A resposta é, não há. Depende do tipo de foto que se quer fazer e também de qual e se este tamanho é compatível com a impressora.
Em segundo, o papel fotográfico, assim como todo o tipo de papel, também tem sua densidade medida pela gramatura. É o termo técnico para definir qual grosso ou fino um papel fotográfico é, assim como sua resistência e maleabilidade. Este fator também é determinante para a própria qualidade do trabalho final. O processo de impressão feito através de uma impressora jato de tinta, por exemplo, sofre grande influência da gramatura do papel. Entre os profissionais, há um consenso a respeito da medida, já que papeis com gramatura entre 150 e 180 gramas são utilizadas para impressões de resolução mais detalhada e alta qualidade.
Vale ressaltar, no entanto, que as próprias impressoras domésticas também possuem restrições a respeito de gramaturas, então é aconselhável checar, no manual de instruções do modelo, quais são as gramaturas compatíveis com a impressora.
Outro fator determinante é o acabamento do papel. Basicamente, este agrupamento é dividido em três: papéis fotográficos com brilho (glossy), papéis fotográficos matte (sem brilho) e papéis fotográficos sublimático ou transfer. A diferença está no resultado final e também no próprio aspecto. Os papéis com brilho são os que melhor se adequam às impressoras jato de tinta, já que sua superfície com película absorve melhor a tinta dessas impressoras, resultando numa imagem mais detalhada e colorida.
Veja também
- Tipos de impressora no mercado
- Gramaturas e tipos de papéis aceitos em impressoras jato de tinta
- Tipos de papéis aceitos nas impressoras a laser
Isso não significa, porém, que os papéis matte sem brilho não deem conta do recado. A diferença de resultado é visível nos detalhes e cores, porém este tipo de papel vai muito bem com impressões em preto e branco e principalmente em fotos que tem como intenção o aspecto envelhecido.
Já os papeis fotográficos sublimático ou transfer são mais específicos. Como o próprio nome diz, eles são destinados para a realização de sublimação ou transfer, com processos específicos para fazer com que a imagem da foto seja posto em produtos como camisetas, xícara, chinelos, entre outros.
Todos esses tipos de papeis estão disponíveis na Creative Cópias com diferentes modelos e tamanhos, das principais marcas e, principalmente, com muitas possibilidades de preços. A melhor parte é que todos os produtos estão categorizados adequadamente pelo tipo, tamanho, gramatura, tipo de impressora e até por faixa de preço.
william disse:
21/07/2017 às 22:35
Boa noite, possuo uma cabine de fotos e imprimo as fotos em uma impressora epson l805, imprimo com o papel glossy 230gramas, porém gostaria de indicação para um papel com melhor qualidade, pois o papel é bom na parte da frente, mas na parte de traz ele n tem uma boa qualidade e também amassa muito facil, reparei em algumas fotos que foram impressas nesses estudios de fotos e a qualidade do papel é boa demais, gostaria de indicação de um papel com bom custo beneficio, obrigado… aguardo um retorno!
Tudo para você ser um fotógrafo melhor – Blog da Creative Cópias disse:
21/03/2019 às 16:49
[…] Veja mais em: Dicas para escolher o Papel Fotográfico […]
Vera Silva disse:
27/05/2019 às 13:24
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Creative admin disse:
31/05/2019 às 10:47
Muito obrigado, Vera! Conte conosco!