9 de fevereiro de 2017

Dicas para escolher o Papel Fotográfico

atualizado em 15 de agosto de 2019 às 15:58

Dicas, Impressora, Papel Fotográfico 4 comentários

Nos dias de hoje, quem quer registar os momentos e ainda contar a impagável sensação de apreciar um álbum de fotos impresso vai contar com toda a tecnologia para montar seu próprio “estúdio” de impressão de fotos em sua própria casa.

Essa tecnologia se modernizou a respeito da impressão de fotos, e hoje é possível termos modelos de impressoras domésticas que entregam fotos impressas com qualidade impecável.

Para fazer isso, itens como papéis fotográficos especializados e tintas específicas transformaram o mercado, possibilitando, a quem desejar ter seu próprio estúdio em casa. E um dos segredos para fazer isso com sucesso é saber escolher o produto ideal. Entre eles, especificamente, está o papel fotográfico correto, que pode ser o fator determinante para conseguir um álbum de fotos impresso perfeito.

Álbum de fotos

Comprar o papel fotográfico ideal requer conhecer suas principais características e diferenciações. Entre essas informações, algumas se destacam.

A primeira coisa a se saber ao comprar um papel fotográfico é o tamanho. Parece óbvio, mas muitas impressoras contam com restrições para tamanhos de papeis. Conhecer este detalhe pode determinar se a criação de um álbum de fotos em casa poderá ser feita com uma impressora doméstica ou não. E qual é o ideal? A resposta é, não há. Depende do tipo de foto que se quer fazer e também de qual e se este tamanho é compatível com a impressora.

Papel fotográfico

Em segundo, o papel fotográfico, assim como todo o tipo de papel, também tem sua densidade medida pela gramatura. É o termo técnico para definir qual grosso ou fino um papel fotográfico é, assim como sua resistência e maleabilidade. Este fator também é determinante para a própria qualidade do trabalho final. O processo de impressão feito através de uma impressora jato de tinta, por exemplo, sofre grande influência da gramatura do papel. Entre os profissionais, há um consenso a respeito da medida, já que papeis com gramatura entre 150 e 180 gramas são utilizadas para impressões de resolução mais detalhada e alta qualidade.

Vale ressaltar, no entanto, que as próprias impressoras domésticas também possuem restrições a respeito de gramaturas, então é aconselhável checar, no manual de instruções do modelo, quais são as gramaturas compatíveis com a impressora.

Gramatura

Outro fator determinante é o acabamento do papel. Basicamente, este agrupamento é dividido em três: papéis fotográficos com brilho (glossy), papéis fotográficos matte (sem brilho) e papéis fotográficos sublimático ou transfer. A diferença está no resultado final e também no próprio aspecto. Os papéis com brilho são os que melhor se adequam às impressoras jato de tinta, já que sua superfície com película absorve melhor a tinta dessas impressoras, resultando numa imagem mais detalhada e colorida.