9 de junho de 2015

Como escolher a melhor impressora para você?

atualizado em 19 de junho de 2015 às 18:49

Impressora Sem comentários

A impressora se tornou um equipamento indispensável no mundo atual, sendo necessária no uso doméstico, universitário, empresarial e em qualquer outro local em que haja a necessidade de materializar um arquivo digital.

Em qualquer um dos casos citados acima, as dúvidas giram em torno do mesmo fato: como escolher uma impressora? As principais dúvidas são em relação ao tipo de impressora mais adequada, escolher impressora a jato ou impressora a laser e benefícios de impressora com Wi-fi.

Nós vamos te ajudar a responder todas as perguntas e, assim, te oferecer um caminho mais seguro para comprar sua impressora. Confira!

Primeiros passos para comprar sua impressora corretamente

O primeiro passo é determinar qual é o seu objetivo com a impressora. No momento de escolher, responda as seguintes perguntas:

Vou imprimir bastante material?

Com qual frequência vou usar a impressora?

As impressões serão coloridas ou apenas em preto e branco?

Vou imprimir materiais em alta resolução, como imagens e fotos?

Quantos reais estou disposto a investir na minha impressora?

Com essas respostas em mãos, é possível partir para os próximos passos com mais eficiência e assertividade.

Diferenças entre impressoras de jato de tinta e impressoras a laser

As impressoras de jato de tinta são consideradas as mais comuns e simples, e também podem imprimir materiais coloridos. São impressoras de custo e manutenção mais baratos e, claro, também apresentam suas desvantagens.

Os cartuchos de tinta custam, em média, R$ 60, e podem imprimir mais de 200 folhas antes de acabarem. Neste caso, o custo de uma impressão fica em torno de R$ 0,30 centavos. A impressora de jato de tinta precisa ser utilizada com frequência, pois a tinta pode secar e prejudicar o desempenho da máquina.

Já a impressora a laser é um equipamento mais moderno, preferido por aqueles que vão imprimir bastante material. Neste caso, o equipamento e a manutenção são mais caros, pois cada toner de impressão custa cerca de R$ 120, mas, em alguns casos, o valor pode ser muito maior do que esse.

A impressora a laser também imprime material colorido e não precisa ser usada com frequência, já que a tinta não seca. O gasto de energia elétrica das impressoras a laser é maior quando comparado com as impressoras de jato de tinta.

Como escolher a conexão? É melhor a USB, Wi-Fi ou a Ethernet?

Essas questões são mais simples. Para impressoras ligadas em computadores Desktop, aqueles que possuem gabinete, prefira a conexão USB.

A conexão Ethernet é conveniente apenas para impressão em rede, quando vários computadores terão de usar a mesma impressora. Caso você prefira ter mobilidade com seu computador e, ainda assim, permitir que várias pessoas imprimam no mesmo equipamento, fique com a conexão Wi-fi.

É bom ter uma impressora multifuncional?

Sim, é ótimo ter uma impressora que tem várias funções, quando você realmente terá de usar essas funções! Caso você precise tirar cópias, digitalizar, utilizar o fax e imprimir materiais, tenha uma multifuncional. Elas são mais caras do que as comuns, mas se necessárias justificam o investimento e garantem ótimo custo benefício.

Informações importantes antes de comprar sua impressora

As duas resoluções mais encontradas em impressoras são 600 dpi e 1200 dpi. É simples: as impressoras com maior resolução apresentam imagens melhores, textos mais límpidos e gráficos mais bem desenhados. Ou seja, apenas para textos, 600 dpi é suficiente. Se for imprimir imagens, fique com a resolução 1200 dpi.

Quais as melhores marcas de impressora?

É óbvio que marcas diferentes podem surpreender! Podem ser ótimas ou muito ruins, a ponto de ter que descartar uma impressora. As marcas tradicionais e confiáveis são Samsung, HP, Epson, Canon e Lexmark.

Preciso me preocupar com drivers?

Se você utiliza sistemas operacionais como Linux ou Mac, é bom perguntar sobre o driver correto antes de comprar a impressora. Caso você utilize o Windows, fique despreocupado, pois a maioria das impressoras já vem com Cds com os drivers para serem instalados.