Blog da Creative Cópias

Fila de Impressão: o que fazer quando o documento não imprime?

Desencane dos problemas da sua impressora com essas dicas

Fila de impressão; o que fazer quando o documento não imprime?

Você já deve ter passado pela situação de mandar para impressão alguns documentos e os mesmos não imprimir. Então você tenta imprimir pela segunda, terceira e até quarta vez, mas mesmo assim não sai nada. Provavelmente você até já tentou reiniciar o computador, desligar a impressora e não resolveu.  O que ocorreu foi que seus documentos ficaram “travados” na fila de impressão e se não for feito alguns procedimentos, isso não será resolvido.

Confira também: Manutenção preventiva, por que deve fazer? e mais: Aprenda a resolver problemas simples do seu cartucho de tinta

Quando você manda um documento para impressão, ele vai para o Spooler. O spooler (Spool) também conhecido como “fila de impressão” é um espaço na memória do computador onde ficam armazenados em fila os arquivos enviados para impressora. Podem ocorrer algumas vezes problemas, como os documentos ficarem presos no spooler. Essa transmissão do computador para a impressora pode falhar, a impressora pode não interpretar corretamente os comandos, ou acontecer qualquer outra falha que impossibilite que o documento seja impresso. Quando isso acontecer o documento vai ficar “travado” na fila em espera por tempo indeterminado, e geralmente não é excluído com facilidade.

Para ajudar você a resolver isso, preparamos algumas dicas de como fazer a exclusão de um ou mais documentos que ficaram “travados” na fila de impressão.

Fila de impressão: não perca a calma!

Um jeito fácil de resolver é acessar a fila de impressão na Barra de Notificação (onde fica o relógio) através do ícone de uma impressora. Caso não encontre o ícone, você poderá acessar utilizando:

Windows 7:  Menu Iniciar → Dispositivos e Impressoras → Dê duplo clique na impressora → Entre em documento(s) na fila

Windows 8: Pressionar Windows+R  para abrir o comando executar → Digite:  “Control” → Pressione Enter → Vai abrir o painel de controle → Clique em Dispositivos e Impressoras → Dê duplo clique na impressora

Os dois procedimentos acima irão abrir a fila de impressão,  através dela clique com o botão direito do mouse sobre o documento que deseja e selecione “Delete” para excluir. O problema é que às vezes a impressão fica com o status de Excluindo e nunca termina.

Caso não dê certo o primeiro procedimento, tenha calma, saiba que ainda há solução.

Veja abaixo:

Windows 7 | Vista:

1. Aperte em seu teclado a tecla Windows+R em seguida digite: “services.msc”  (sem aspas) e clique OK.

2. Procure o serviço “Spooler de Impressão”. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção“Parar”.  Aguarde alguns segundos.

4. Abra novamente a tela Fila de Impressão. E confira se esta vazia, sem nenhum documento.


5. Clique novamente sobre o “Spooler de Impressão” com o botão direito do mouse e selecione a opção“Iniciar”.  Depois de alguns segundos, o serviço será reiniciado.

Windows XP:

1. Entre em Menu Iniciar e selecione a opção “Executar”

2. Digite a palavra “cmd” (sem aspas) e clique em OK.

3. Digite no prompt de comando “net stop spooler” e dê enter para interromper o serviço.

Você sabe o que é fusor de impressora? Então confira! Dicas rápidas: conheça os principais problemas das impressoras!

4. Em seguida digite “net start Spooler” para reiniciar o serviço.

Depois desses procedimentos, abra a tela de gerenciamento de impressão (Fila de Impressão), e verá uma fila vazia, sem nenhum documento. Após esses procedimentos, reinicie novamente suas impressões.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você.