21 de janeiro de 2016

Resolva problemas simples do seu cartucho de tinta

atualizado em 21 de janeiro de 2016 às 10:48

Dicas, Impressora, Sem categoria 1 comentário

Apesar da evidente utilidade, às vezes as impressoras também podem apresentar defeitos igual a qualquer aparelho tecnológico. Um dos transtornos mais frequentes é quando a impressora não imprime na mesma cor da imagem original.

Atualmente as impressoras são um dos componentes mais importantes dentro dos aparelhos de informática. Graças à atuação das impressoras, trabalhos gráficos dentro da publicidade se tornam mais ágeis e práticos, bem como é possível sanarmos vários compromissos cotidianos por meio da impressão de boletos bancários, textos, comprovantes e demais arquivos.

E assim como apontamos nos problemas mais comuns das impressoras, o problema com o cartucho de tinta é uma das principais reclamações… haja paciência!

Porque isso ocorre? O que fazer para consertar?

Uma das possibilidades para tal defeito ocorrer é algum problema no cartucho de tinta. Nesse caso, ele pode estar desprovido de tinta ou entupido. No entanto, não é motivo para grandes preocupações, pois tal defeito pode ser sanado de um jeito bem prático.

Impressoras: o cartucho de tinta é sempre um problema!

Níveis de tinta

O procedimento começa com a verificação dos níveis de tinta. Um cartucho de tinta é composto por três cores. Em alguns casos, uma dessas cores acaba primeiro e a impressora então a substitui por outra cor durante o processo da impressão. Para ter a certeza de que o cartucho está mesmo sem cor, é necessário averiguar os níveis de tinta.

Para efetuar tal procedimento no Windows, é preciso recorrer ao “menu inicial” e clicar na alternativa “dispositivos e impressoras”. Depois, com o botão direito do mouse é necessário clicar sobre o ícone da impressora e optar por “propriedades da impressora”. Após esse procedimento irá ser aberta uma janela na aba “geral”, sendo assim deverá ser selecionada a opção “preferências”.

Por fim, outra janela fará a exibição dos níveis de tinta.

Impressoras: confira sempre o nível de tinta

Impressoras: confira sempre o nível do cartucho de tinta

Para quem tem Mac OS X, o procedimento de verificação de tinta deve iniciar por meio de um clique com o botão direito do mouse ou pressionando sobre as “preferências do sistema” do dock. Assim, deve ser selecionada a opção “impressão e fax”.

Para concluir, é preciso efetuar um clique em “opções e materiais”. A partir do momento que a nova janela for aberta é necessário averiguar o nível de tinta disponível no cartucho vendo a aba “níveis de materiais”.

Verificação de problemas do cartucho

Em alguns casos os níveis de tinta apresentados são suficientes, porém os resultados de impressão continuam insatisfatórios e com cores erradas. Sendo assim é preciso analisar se o problema deve estar no cartucho.

Para quem utiliza Windows e almeja detectar possíveis defeitos no cartucho de tinta é necessário ir no menu “iniciar” e clicar em “dispositivos e impressoras”. Após isso, deve clicar com o botão direito do mouse no ícone da impressora e na sequência, clicar em “propriedades da impressora”.

Para concluir, na guia “geral” deve ser selecionada a opção “imprimir página de teste”.

Já os usuários de Mac OS X, caso a impressora não apresente a alternativa de imprimir uma página de teste, deve efetuar então a consulta das informações que estão no aparelho ou entrar em contato com o fabricante.

Caso os procedimentos acima forem devidamente realizados e for comprovado que não há nenhum transtorno com o cartucho, o defeito pode estar no Driver, que é o programa que permite o computador se comunicar com a impressora.

O Driver pode receber informações erradas e por isso a impressora não imprime corretamente. Para sanar isso é necessário averiguar se há compatibilidade entre o Driver e o sistema operacional e efetuar o download do software adequado, direto do site do fabricante.

Confira aqui onde baixar os drivers necessários para sua impressora:

Caso a atualização no Drive não resolva, você pode procurar a assistência técnica da sua impressora.

1. Fila de impressão: saiba como resolver problemas simples disse:
    09/11/2017 às 23:46

[…] Confira também: Manutenção preventiva, por que deve fazer? e mais: Aprenda a resolver problemas simples do seu cartucho de tinta […]