17 de março de 2014

Fila de Impressão: o que fazer quando o documento não imprime?

atualizado em 5 de junho de 2019 às 16:19

Dicas, Impressora 72 comentários

Desencane dos problemas da sua impressora com essas dicas

Fila de impressão; o que fazer quando o documento não imprime?

Fila de impressão; o que fazer quando o documento não imprime?

Você já deve ter passado pela situação de mandar para impressão alguns documentos e os mesmos não imprimir. Então você tenta imprimir pela segunda, terceira e até quarta vez, mas mesmo assim não sai nada. Provavelmente você até já tentou reiniciar o computador, desligar a impressora e não resolveu.  O que ocorreu foi que seus documentos ficaram “travados” na fila de impressão e se não for feito alguns procedimentos, isso não será resolvido.

Confira também: Manutenção preventiva, por que deve fazer? e mais: Aprenda a resolver problemas simples do seu cartucho de tinta

Quando você manda um documento para impressão, ele vai para o Spooler. O spooler (Spool) também conhecido como “fila de impressão” é um espaço na memória do computador onde ficam armazenados em fila os arquivos enviados para impressora. Podem ocorrer algumas vezes problemas, como os documentos ficarem presos no spooler. Essa transmissão do computador para a impressora pode falhar, a impressora pode não interpretar corretamente os comandos, ou acontecer qualquer outra falha que impossibilite que o documento seja impresso. Quando isso acontecer o documento vai ficar “travado” na fila em espera por tempo indeterminado, e geralmente não é excluído com facilidade.

Para ajudar você a resolver isso, preparamos algumas dicas de como fazer a exclusão de um ou mais documentos que ficaram “travados” na fila de impressão.

Fila de impressão: não perca a calma!

Fila de impressão: não perca a calma!

Um jeito fácil de resolver é acessar a fila de impressão na Barra de Notificação (onde fica o relógio) através do ícone de uma impressora. Caso não encontre o ícone, você poderá acessar utilizando:

Windows 7:  Menu Iniciar → Dispositivos e Impressoras → Dê duplo clique na impressora → Entre em documento(s) na fila

Windows 8: Pressionar Windows+R  para abrir o comando executar → Digite:  “Control” → Pressione Enter → Vai abrir o painel de controle → Clique em Dispositivos e Impressoras → Dê duplo clique na impressora

Os dois procedimentos acima irão abrir a fila de impressão,  através dela clique com o botão direito do mouse sobre o documento que deseja e selecione “Delete” para excluir. O problema é que às vezes a impressão fica com o status de Excluindo e nunca termina.

Caso não dê certo o primeiro procedimento, tenha calma, saiba que ainda há solução.

Veja abaixo:

Windows 7 | Vista:

1. Aperte em seu teclado a tecla Windows+R em seguida digite: “services.msc”  (sem aspas) e clique OK.
Executar

2. Procure o serviço “Spooler de Impressão”. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção“Parar”.  Aguarde alguns segundos.

Soluções Spooler4. Abra novamente a tela Fila de Impressão. E confira se esta vazia, sem nenhum documento.

[slideshare id=56279198&doc=filadeimpresso-comoresolver-151218153809]


5. Clique novamente sobre o “Spooler de Impressão” com o botão direito do mouse e selecione a opção“Iniciar”.  Depois de alguns segundos, o serviço será reiniciado.

Iniciando Spooler

Windows XP:

1. Entre em Menu Iniciar e selecione a opção “Executar”

2. Digite a palavra “cmd” (sem aspas) e clique em OK.
Executar

3. Digite no prompt de comando “net stop spooler” e dê enter para interromper o serviço.

Você sabe o que é fusor de impressora? Então confira! Dicas rápidas: conheça os principais problemas das impressoras!

4. Em seguida digite “net start Spooler” para reiniciar o serviço.

Depois desses procedimentos, abra a tela de gerenciamento de impressão (Fila de Impressão), e verá uma fila vazia, sem nenhum documento. Após esses procedimentos, reinicie novamente suas impressões.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você.

Autor: Marcelo Silva

Comentários (72)

postar comentário
  1. RS disse:
    27/05/2015 às 17:05

    FUNCIONOUUUU UFA, Não queria reinstalar o driver tudo de novo!

    Responder

  2. Gabriela disse:
    06/06/2015 às 15:10

    Como faço para ver um documento que foi para impressão mas eu não imprimi e nem salvei???

    Responder

    1. Admin disse:
      29/06/2015 às 17:09

      Boa tarde!

      Você pode verificar na fila de impressão como indicado nesta matéria.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  3. henrique disse:
    25/06/2015 às 14:14

    excelente funcionou perfeitamente. obrigado

    Responder

  4. TITO disse:
    01/07/2015 às 15:13

    CARA EU IMPRIMO UM DOCUMENTO E COLOCO PRA IMPRIMIR OUTRO ELE NAO IMPRIMI, FICA EM FILA E O PRIMEIRO QUE FOI IMPRESSO NORMALMENTE CONTINUA LA COMO IMPRIMINDO… SE EU FAÇO O QUE VCS FALARAM AI ELE LIMPA NA HORA MAIS DAI NOS PROXIMOS 2 ARQUIVOS DAO A MESMA COISA.. ELE FICA EM FILA O 1 ARQUIVO QUE JA FOI IMPRESSO FICA LA COMO IMPRIMINDO E O SEGUNDO NA FILA TRAVADO

    Responder

    1. Samara disse:
      02/10/2015 às 19:01

      Também ta assim….

      Responder

  5. Bruna disse:
    02/07/2015 às 18:45

    fiz todos os procedimentos e não solucionou o meu problema. no Windows 7
    se puderem me ajudar agradeço.

    Responder

  6. Juliana Juvino disse:
    06/07/2015 às 14:41

    Muito obrigada pela informação!!!!

    Responder

  7. Vanessa disse:
    07/07/2015 às 15:57

    Boa tarde,
    e qual seria o segundo procedimento no windows 8, porque o primeiro não deu certo.

    Responder

  8. Ana disse:
    17/07/2015 às 16:13

    Eu fiz esse procedimento e apareceu acesso negado. Oq fazer?

    Responder

  9. Clara Cerqueira disse:
    22/07/2015 às 22:08

    Muito obrigada!!!!!!!!!

    Responder

  10. Marcio disse:
    28/07/2015 às 16:47

    Funcionou! A limpeza do spooler de impressão no windows 8. Muito obrigado!

    Responder

  11. Sandro disse:
    29/07/2015 às 21:38

    Obrigado pela ajuda ! No Windows 8.1 funciona direitinho com o passo 2.

    Responder

  12. Tatiane disse:
    04/08/2015 às 14:12

    Uhuuuuuuu!!! Funcionou, eu só tive que deletar de novo o documento da fila de impressão e saiu numa boa (Executei o procedimento do Windows 7, aquele de parar o Spooler de impressão) e o meu é Windows 8

    Responder

  13. Edson disse:
    06/08/2015 às 0:07

    Muito bom seu tutorial funcionou e bem melhor do antes valeu parabéns.

    Responder

  14. Cássia Gabriele disse:
    06/08/2015 às 12:12

    Muito obrigada!

    Ufa, quase que não consigo imprimir meu currículo.

    Parabéns!

    Responder

  15. Bruna disse:
    10/08/2015 às 10:07

    Eu fiz o procedimento do Windows XP e deu acesso negado. Tem outra opção?

    Responder

    1. Admin disse:
      12/08/2015 às 10:16

      Bom dia, Bruna, tudo bom?

      Indicamos que você procure um técnico mais próximo de você, para que possa lhe auxiliar.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  16. Válber disse:
    25/08/2015 às 8:01

    Olá, o meu problema é meio diferente, queria saber se vocês poderiam me ajudar, quando eu mando um arquivo para a impressão ele mesmo se cancela na lista de impressão, já até reinstalei o driver dela mas não resolveu, já nem sei mais o que fazer.

    Responder

    1. Admin disse:
      26/08/2015 às 11:05

      Bom dia, Válber, tudo bom?

      Conversando com nosso técnico, ele informou que pode ser algum problema causado na placa do seu equipamento. Recomendamos que procure um técnico mais próximo à sua cidade para lhe ajudar nesse processo, caso o seu equipamento esteja na garantia, envie o mesmo para que a fabricante possa verificar o que está ocorrendo.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  17. Erik Nilsson disse:
    31/08/2015 às 17:56

    Ok, fiz isso e ficou sem documentos na fila , mas quando tento imprimir alguma coisa continua caindo na fila pendente e não imprime.. oque eu faço?

    Responder

    1. Admin disse:
      04/09/2015 às 17:08

      Boa tarde, Erik, tudo bom?

      Por favor, desligue o seu computador/notebook e ligue-o novamente. Caso persista o problema, procure um técnico mais próximo para lhe auxiliar.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  18. Roseane disse:
    05/09/2015 às 8:53

    Obrigada, deu certo!!!!! Depois de dias com a impressora travada!!

    Responder

  19. Rai Oliveira disse:
    11/09/2015 às 9:45

    Perfeito, funcionou aqui. Todos as filas foram zeradas 🙂

    Valeeeeeeeeu !!!

    Responder

  20. Socorro disse:
    18/09/2015 às 12:35

    Olá bom dia …

    Agradeço a orientação, fiz e deu certinho já estou conseguindo imprimir …

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:12

      Ficamos felizes, Socorro
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  21. eduardo disse:
    26/09/2015 às 21:08

    Boa!!! Resolveu uma laserJet cp1025 HP no W7. As etapas do cmd negaram o acesso mas mesmo assim funfou! vlew

    Responder

  22. raissalayla disse:
    05/10/2015 às 23:52

    Muitoooo obrigadaaaassaaaa!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:10

      Ficamos felizes que tenha dado tudo certo, Raíssa.
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  23. Natalia disse:
    08/10/2015 às 14:29

    Uhuuuuuuuu!!!!! Deu super certo!! Me senti fodastica 😀

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:09

      Ficamos felizes, Natália
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  24. Deya Leite disse:
    19/10/2015 às 22:19

    Muiiiiiiiito Obrigada!! Vc me ajudou bastante.

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:08

      Ficamos felizes, Deya
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  25. Ruben Fortes disse:
    21/10/2015 às 15:23

    Tenho a solução para o vosso problema amigos.
    1. Copie o seguinte código Abra o Bloco de notas e cole nele.
    2. Depois quarde no seu ambiente de trabalho com o nome “apagar documentos impressora.bat” e o tipo “Todos os Ficheiros (*.*). <–Importante
    3.execute Aquivo que guradou no ambiente de trabalho como Administrador.
    4. e Pronto LIsta de impressao vazia e podera impremir sem trava.

    echo ————– Start —————-
    sc stop spooler
    ping localhost -n 2
    sc stop lxbk_device
    ping localhost -n 2
    taskkill /im lxbk* /f /t
    ping localhost -n 2
    del /q %systemroot%\system32\spool\printers\*.shd
    del /q %systemroot%\system32\spool\printers\*.spl
    ping localhost -n 2
    sc start lxbk_device
    ping localhost -n 2
    sc start spooler
    echo ……………End………..
    pause

    Responder

  26. camila disse:
    23/10/2015 às 10:50

    caraca, muito bom! funcionou!!!! nao estava conseguindo imprimir nada. poxa, muito obrigada pela dica!!!!!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:08

      Ficamos felizes, Camila
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  27. andreia disse:
    19/07/2017 às 15:08

    Muito valido. Me ajudou e resolveu meu problema

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:05

      Ficamos felizes, Andreia
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  28. Vagner disse:
    22/08/2017 às 19:41

    Obrigado deu certo.

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:04

      Ficamos felizes, Vagner
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  29. ADRIANO disse:
    26/08/2017 às 8:42

    OBRIGADO, RESOLVEU MEU PROBLEMA TBEM

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:04

      Ficamos felizes, Adriano
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  30. DANIEL CARVALHO PEREIRA LIMA disse:
    01/09/2017 às 9:29

    Não gosto de comentar em posts, porem esse mereceu meus parabens, realmente funcionou!!!!!!!!!!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:04

      Ficamos felizes, Daniel
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  31. Wadson disse:
    10/09/2017 às 10:34

    Obrigado, funcionou blz.

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:41

      Ficamos felizes, Wadson
      Continue conosco, acompanhando nosso blog.

      Responder

    2. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 13:03

      Ficamos felizes, Wadson
      Continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

  32. ROSANGELA disse:
    12/09/2017 às 13:08

    Pra mim deu certo,Obrigada!!!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:40

      Ficamos felizes, Rosângela
      Continue conosco, acompanhando nosso blog.

      Responder

  33. Mabidi disse:
    30/09/2017 às 6:56

    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:40

      Obrigado.
      Continue conosco, acompanhando nosso blog.

      Responder

  34. Letícia disse:
    06/03/2018 às 11:15

    Obrigada pelas informações muito uteis. Deu certo!!!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:34

      Ficamos felizes, Letícia
      Continue conosco, acompanhando nosso blog.

      Responder

  35. Fatima disse:
    12/03/2018 às 18:46

    Otimo, obrigada, funcionou perfeitamente. Usei o do Windows 7 no Windows 8 e foi perfeito!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:34

      Ficamos felizes, Fátima.
      Continue conosco, acompanhando nosso blog.

      Responder

  36. renata disse:
    05/05/2018 às 22:01

    o meu deu acesso negado o q fazer

    Responder

  37. Mirelle disse:
    19/05/2018 às 17:37

    MUITO OBRIGADA!!!!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:32

      Nós é que agradecemos, Mirelle.

      Responder

  38. Mayara disse:
    25/05/2018 às 11:40

    muito obg.. resolveu meu problema

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:32

      Ficamos felizes, Mayara! Que bom.
      Continue conosco, acompanhando nosso blog.

      Responder

    2. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:33

      Ficamos felizes, Mayara.

      Responder

  39. Rhayane disse:
    09/07/2018 às 10:51

    Olá;
    Minha impressora é uma EPSON L355.
    Sempre que mando impressão vai para a Fila de Impressão, mas o arquivo some da Fila antes de imprimir, as vezes imprime, mais na maioria das vezes, não. Detalhe, ela está Online, nunca aparece Offline.

    Responder

    1. Creative admin disse:
      10/07/2018 às 18:57

      Olá, Rhayane! Indicamos que você procure um técnico em informática para lhe auxiliar. Desde já agradecemos o seu contato, permanecemos à sua disposição! Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  40. Marcia Oliveira disse:
    10/08/2018 às 10:17

    mto obrigada, foi muito útil a sua ajuda :*

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:29

      Ficamos felizes, Márcia
      Continue conosco, acompanhando nosso blog.

      Responder

  41. Marcel Varilli da Silva disse:
    14/10/2018 às 11:31

    Ola, meu problema é o seguinte, tenho a epson l120, vou imprimir um arquivo do corel, carrega no spool por exemplo até 217 mb de 221 mb, (não importa o tamanho do arquivo… pode ser até 4 mb) fica parado por um tempo, a impressora faz os barulhos dela noramlamente e derrepende o spool desaparece e não começa a impressão… tenho que dar vários comandos pra começar a impressão… outro problema é, depois que começa a impressão, vamos supor de 12 folhas, ela imprime apenas 2, pára, 1, pára, 4, pára, o que poderia ser isso e como resolvo esse problema?? me ajude por favor

    Responder

  42. Renata Bernardino disse:
    30/04/2019 às 10:23

    perfeito….parabens

    Responder

    1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 10:49

      Obrigado, Renata.
      Conte conosco sempre.

      Responder

  43. Gabriel disse:
    11/07/2019 às 19:04

    Funcionou do mesmo jeito com o windows 10

    Responder

  44. vitoria disse:
    13/08/2019 às 13:41

    NOSSAAA VCS ME SALVARAMMM!!! MT OBGG!!!

    Responder

  45. Solange disse:
    01/09/2019 às 21:44

    Estava com um documento excluindo sem nunca excluir.
    Tentei a opção de parar e iniciar de novo o spooler e funcionou.
    Obrigada mesmo.
    Valeu demais!!!

    Responder

  46. Mariana Queiroz disse:
    14/11/2019 às 7:38

    Muito obrigada ! Funcionou !!!!!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

TONER COMPATÍVEL HP CE285A

TONER COMPATÍVEL HP CE285A

R$ 40.92 à vista

Multifuncional HP LaserJet MFP-M432FDN 7UQ76A com USB e Duplex

R$ 2603.07 à vista

TONER COMPATÍVEL HP CF283A 83A | M127FN M127FW M127 M125 M201 M225 M226 M202 M201DW | PREMIUM 1.5K

TONER COMPATÍVEL HP CF283A 83A | M127FN M127FW M127 M125 M201 M225 M226 M202 M201DW | PREMIUM 1.5K

R$ 40.92 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias