Para evitar dores de cabeça é preciso estar atento aos equipamentos da empresa e realizar a manutenção preventiva das impressoras com periodicidade.
Como o próprio nome diz, este tipo de manutenção serve para prevenir que o equipamento comece a apresentar defeitos ou estrague de vez, devido a problemas como acúmulo de resíduos ou peças quebradas, que normalmente surgem após algum tempo de utilização da impressora.
Confira: minha impressora não reconhece o cartucho de tinta e aprenda a resolver problemas simples do seu cartucho!
A manutenção preventiva do equipamento precisa ser feita não apenas por empresas, mas também pelos usuários domésticos, já que ela consiste em um processo que promove a limpeza, a lubrificação e a regulagem da impressora, além de ser essencial para descobrir se é preciso trocar alguma peça do aparelho. No caso das empresas, a diferença é que a visita técnica deve acontecer em intervalos menores de tempo, já que essas impressoras são muito exigidas.
O que é manutenção preventiva e por que fazer?
O tipo de manutenção serve para limpar os resíduos que se acumulam com o tempo na impressora, para lubrificar e regular o aparelho. Não investir na manutenção preventiva, por sua vez, é algo que pode resultar em danos e gastos muito maiores, como ter que comprar uma impressora nova ou ter que ficar sem o equipamento na empresa porque ele parou de funcionar de vez. Ou seja, a assistência técnica é o que garante que a impressora funcione da melhor forma, com preço acessível.
De quanto em quanto tempo é preciso chamar um técnico?
Para usuários de rede doméstica, deve ser realizada pelo menos de 8 em 8 meses, ou 1 vez por ano. No caso das empresas, que utilizam as impressoras com muito mais frequência e exigem mais do desempenho do equipamento, é indicado que seja feita d/com intervalos de 6 em 6 meses no máximo.
E mais: você sabe o que é fusor de impressora? Aproveite e conheça alguns do problemas mais comuns das impressoras
Quais os principais problemas causados pela falta de manutenção?
Com o tempo de utilização é normal que as impressoras comecem a apresentar problemas, como barulhos e falhas na impressão, que podem ser facilmente resolvidos.
No entanto, quando não há assistência técnica com periodicidade esses problemas podem se tornar muito maiores e vão resultar em prejuízo financeiro.
Qual o preço médio da manutenção preventiva?
O valor depende das características das impressoras da empresa, já que elas podem precisar de uma nova peça. O preço médio da manutenção preventiva simples (sem troca de peças) é de R$150.
E se eu precisar de algum insumo, onde posso comprar?
Compre sempre nas lojas que garantem peças e insumos de alta qualidade. Conte com a ajuda do técnico para saber o que será necessário comprar.
Conheça também alguns dos principais problemas dos cartuchos de toner e algumas dicas para melhorar a vida útil do seu toner!
Agora que você já sabe as principais curiosidades sobre manutenção preventiva, desejamos a você e a sua empresa boas impressões.