O design sempre se adapta aos avanços tecnológicos que estão ocorrendo no mundo. A cada dia, um novo dispositivo que promete uma função totalmente inovadora e exclusiva é lançado no mercado e os consumidores são postos em contato com acessórios que pretendem facilitar a sua vida.
A interface dos dispositivos eletrônicos atuais deixa o dia a dia do cliente mais funcional, simples e rápido. Devido a isso, a nova tendência do Flat Design tem se tornado cada vez mais forte e presente na vida de quem tem um dispositivo eletrônico. Mas para entender o chamado Flat Design devemos primeiro entender o seu antecessor, o skeumorfismo.
O Skeumorfismo
O chamado skeumorfismo é um conceito que se refere a objetos criados a partir de outros elementos. No webdesign ele passou a ser utilizado para referir-se a elementos gráficos que utilizam recursos visuais do mundo real.
Ele trabalha com sombras, texturas realistas e busca trazer ao design uma aparência de objeto real. Foi muito utilizado pela Apple em suas interfaces do iOS, com características artificiais e ornamentações exageradas.
Com o passar do tempo, foi-se percebendo que as características minimalistas estavam sendo mais necessárias para os usuários. A vida corrida da modernidade pede funcionalidade em vez de complicação e, é nesse contexto, que surge o Flat Design.
O Flat Design
Em contraponto ao skeumorfismo, surge a ideia do flat design, que nada mais é do que a simplicidade da interface de um elemento. A palavra, em uma tradução direta, significa design plano, que é a principal característica do conceito.
Ele busca uma clareza e minimalismo nos detalhes, trazendo uma aparência simples e funcional. O aspecto da interface é muito mais limpo do que no skeumorfismo, fazendo com que o estilo preze mais pela funcionalidade do que pela busca da aproximação com o real.
Uma das primeiras empresas a aplicar o conceito do flat design foi a Microsoft, em seu Windows 8. A aparência é simples e não busca o realismo, não utilizando bordas enfeitadas, sombras, etc. O que não podemos achar é que, com a simplicidade dos elementos, ele se torne um estilo chato e sem vida. Muito pelo contrário, o flat design utiliza-se de cores contrastantes e vibrantes, que chamam a atenção do usuário.
O foco na tipografia também é de extrema importância, pois a fonte utilizada deve se comunicar com o cliente. O Google Now também utiliza e ajuda a tornar tendência o uso do Flat Design. Com suas informações dentro de ícones padrões e simples, trazem funcionalidade ao usuário.
O futuro
O futuro do webdesign é difícil de ser definido, como todas as novas tecnologias que surgem nos dias atuais. A mudança é uma palavra que deve estar no vocabulário da maioria dos usuários de aparelhos eletrônicos e digitais, e não é de se estranhar que ela faça parte do seu dia a dia.
A Apple, por exemplo, sempre utilizou o skeumorfismo e somente aderiu ao design plano na edição do seu iOS7. É necessário entender que o futuro do design não pode ser previsto tão facilmente e, talvez, a mescla de designs seja a nova tendência dos próximos anos.
Veja também: Dicas para criar Panfletos