Os chips são recursos modernos adotados para vários tipos de materiais presentes em nosso dia a dia, como por exemplo, celulares, câmeras e até mesmo em toners para a sua impressora jato de tinta, multifuncional ou laser.
A maioria dos toners atuais são detectados pela impressora através de chips eletrônicos, ou seja, a função do chip de toner é “falar” para a impressora qual é o nível de tinta disponível. Este método foi adotado para facilitar os processos de impressão e também pelo fato de chips serem mais compactos e pequenos. Além disso, possuem uma alta capacidade de armazenar dados, trazendo mais praticidade e aproveitamento de espaço para máquinas e impressoras. Confira abaixo algumas imagens de chips de toner:
Este item que veio para ficar está presente em todos os tipos de toner para impressoras jato de tinta e na maioria dos toners para impressoras laser. A manutenção correta de sua máquina pode determinar a identificação mais fácil do chip do toner recém trocado, além do uso de toner original ou compatível numa eventual troca do mesmo quando o toner chegar ao fim.
Os chips de toner também podem ser grandes vilões para sua impressora, se estes estiverem muito sujos, com pó químico de toner espalhado em seu interior, o que pode danificar o leitor do código do chip, por isso a higienização do toner ou de quaisquer recursos eletrônicos que sejam ativados e reconhecidos por chips é tão importante.
Existem hoje empresas neste segmento de produção de chips para toner, especializadas em facilitar o dia a dia de milhares de pessoas e empresas que se utilizam de uma máquina com este comando.
O chip consiste em uma chave codificada para liberação de uso, no caso de uma impressora, ele libera o toner para que este entre e penetre nos cilindros e lâminas para então gerar o processo de impressão que você já conhece.
Por isso a manutenção em chips de toner é decorrente em sua maioria por mal contato ou mal uso, proveniente de fuligem e pó de toner que sobra no interior da impressora por falta de limpeza. E geralmente, quando você faz uma recarga de toner terá que trocar o chip do toner ( Como no caso da Recarga do Toner CE285A).
Mantenha sua máquina sempre em dia com a manutenção e fiscalização de um técnico e recarregue seus cartuchos em empresas responsáveis e entendidas do assunto, que possuam especialização no ramo, para levar até sua máquina e, consequentemente, a seus clientes o melhor e a mais alta qualidade em impressão.
A Creative Cópias trabalha com chips para toner vendidos separadamente para as principais marcas do mercado, facilitando seu trabalho. Informe-se sobre o modelo correto para sua impressora e abasteça-a com o toner e o chip correto.
Q&A Toner 85a – Perguntas e Respostas sobre o Toner CE285A disse:
27/08/2015 às 9:58
[…] o post “Qual é a função do chip de Toner” e entenda a importância dos chips nos […]
Amaro Neto disse:
14/10/2015 às 14:20
Ola?
tenho uma impressora color Laser jet Pro MFP M176n
queria saber se retirar o toner da impressora ja tem que fazer a trocar do chip
ou é so quando abrir ele para trocar o pó.
é que o toner preto esta manchando a folha e eu queria tirar so pra ver o que esta acontecendo.Aguardo uma resposta.
Abraço.
Admin disse:
28/12/2015 às 9:59
Bom dia, Amaro!
Não, você só deve trocar o chip quando for recarregar o pó de toner.
Att. Equipe Creative Cópias
Ronaldo disse:
25/05/2018 às 17:40
Comprei um chip para xerox phaser 3260 e não sei como troca-lo. Como proceder a troca?
Creative admin disse:
29/06/2018 às 10:37
Bom dia, Ronaldo! Indicamos que procure um técnico em sua cidade, caso tenha adquirido o chip conosco, entre em contato com a nossa Central de Atendimento que iremos lhe auxiliar, tudo bem? (066) 3520-9000. A Creative Cópias agradece o seu contato, e informamos que estamos à sua disposição! Att. Equipe Creative Cópias
Iracy disse:
06/04/2019 às 20:12
Se recarregar e não trocar o chip,não funciona?
Admin disse:
11/06/2019 às 16:35
Olá, Iracy! Não. O recomendado é sempre ao realizar a recarga do cartucho, fazer também a troca do chip. Obrigada!