9 de maio de 2013

Conheça a História da HP

atualizado em 17 de julho de 2014 às 21:54

Dicas 1 comentário

Fundada em uma garagem por dois amigos, em 1939, a empresa HP disparou em crescimento no mercado. Com sua alta tecnologia trazida pelos estudiosos Bill Hewlett e David Packard, estudantes da Universidade de Stanford, a HP teve início no Oeste da Califórnia.

Por surgir na região do “Vale do Silício” a empresa HP herdou desde cedo a mais alta tecnologia já vista, o que foi determinante para seus lançamentos e inovações. Começando com um oscilador de baixa freqüência, usado pelos estúdios de Walt Disney World para a criação do filme animado Fantasia, tal invento foi revolucionário e divisor de águas em meados de 1938.

Por volta de 1945, David Packard assumiu a administração do grupo, com Bill Hewlett supervisionando as pesquisas. A partir de então a empresa se especializou em instrumentos de medida eletrônica e calculadoras financeiras e científicas, entrando mais tarde, nos anos 60 na era da informática, com lançamentos de seus primeiros modelos de computadores.

Ao longo do caminho, concorrentes foram aparecendo, como por exemplo, a Apple. Conta-se que a empresa de Steve Jobs surgiu de um projeto do jovem garoto chamado Stephen Wozniak, que criou um computador pessoal, porém não obteve sucesso e atenção da empresa HP para que seu invento fosse lançado no mercado pela marca.

Mais tarde, Jobs juntou-se a Stephen para criar a Apple já no patamar de concorrente direta da HP. Com isso, houve um regresso na fatia de mercado ocupada antes pela empresa a nível mundial, principalmente pelo surgimento de novas opções em itens de tecnologia que desempenham as mesmas funções e também com varias opções de preço.

Nos anos 80 o estouro de tecnologia da empresa recebeu maior investimento no setor de impressoras, no qual as impressoras HP são muito famosas pela tecnologia, qualidade e preço justo por uma impressora caseira ou até mesmo profissional, com funções de fácil compreensão e excelência em impressão jato de tinta e até mesmo laser.

As impressoras HP são também famosas no mercado atual de impressoras multifuncionais, ou seja, são impressoras fortes no mercado, de todos os modelos e estilos, para suprir todo tipo de necessidade e gosto. Apenas nos anos 90 foi quando a HP se estabilizou no mercado da tecnologia para então firmar raízes e gerar vendas.

Packard morreu em março de 1996 e Hewlett, em janeiro de 2001. Hoje a HP detém 7% de vendas, estando em 3º lugar no ranking de vendas mundial. As duas famílias, Hewlett e Packard continuam acionistas da companhia.

Origem da HP – Documentário

Para saber mais sobre a história da hp, assista ao documentário abaixo.

1. Sônia da Glória landeuro disse:
    11/10/2018 às 23:13

Fazendo pesquisa da empresa HP, para apresentar seminário escolar,técnico em ADM de empresa
    Se alguém puder ajudar Falarei sobre histórico
    da empresa,logística reversa e quais os custo desta logística para a empresa o que representa monetariamente
    Desde já obrigado