5 de maio de 2014

Impressora com Rede – USB, Wireless ou Ethernet?!

atualizado em 5 de maio de 2014 às 20:14

Impressora 10 comentários

Com uma impressora que tenha conexão em rede, os custos serão reduzidos já que vários computadores poderão acessar um mesmo equipamento para compartilhar recursos, evitando que cada computador tenha a sua própria impressora.

Uma impressora com rede é uma peça fundamental para escritórios de pequeno porte onde vários usuários precisam utilizar um mesmo equipamento.

Veja os tipos de conexão que uma impressora ou multifuncional pode oferecer:

• Ethernet: você conecta sua impressora ou multifuncional em uma rede com vários computadores, para que o sinal chegue aos outros computadores é necessário instalar o driver da impressora em todos eles. O cabo que você irá utilizar será o cabo de rede RJ. Com esse tipo de conexão o computador não precisa estar ligado para que os outros consigam imprimir.

Para conectar a rede ethernet na sua impressora você deve conectar uma extremidade do cabo de rede ao conector de rede na parte traseira do dispositivo e conectar a outra extremidade a um repetidor de sinal ou um switch. Como dito anteriormente, para que os outros computadores utilizem uma mesma impressora você deve instalar o driver da impressora em todos os outros computadores, esses drivers geralmente acompanham o equipamento em Cds, na internet você encontra diversos sites que disponibilizam esses drivers, até mesmo no site da própria fabricante da impressora.

Conexão Ethernet

• Conexão USB: quando o seu equipamento tiver somente este tipo de conexão, você deverá conectar a sua impressora ou multifuncional a um computador e compartilhar a rede do mesmo para que outros equipamentos consigam imprimir em uma mesma impressora, porém a impressora só vai funcionar quando este computador base estiver ligado.

Um equipamento com conexão USB pode ser compartilhada com outros computadores, para isso a impressora deve estar conectada a um computador, ao instalar esse equipamento em um computador base você deve compartilhar a conexão. Como dito anteriormente, para que outros computadores consigam imprimir, o computador base deve estar sempre ligado.

Conexão USB

• Conexão Wi-Fi: quando o seu equipamento tiver esse tipo de conexão você poderá compartilhar a sua impressora com vários computadores sem a necessidade de fios. Este tipo de conexão oferece diversos benefícios, como por exemplo, você pode imprimir utilizando um smartphone ou tablet que conecta via wifi de forma fácil e simples, basta conectar o seu dispositivo com a rede wifi da sua impressora e imprimir o que você quiser.

Com esse tipo de conexão basta você instalar os drivers da sua impressora nos equipamentos que vão utiliza-la e pronto. Lembre-se de coloca-la em um ponto estratégico para que todos os computadores consigam acessá-la sem dificuldade.

Conexão Wifi

Na Creative Cópias você encontra multifuncional e impressoras das marcas HP, Brother e Samsung com o melhor preço do mercado e com conexão em rede, confiram abaixo:

Impressora Samsung ML2165 com conexão USB 2.0 de alta velocidade.

Multifuncional Brother DCP-7065DN com conexão Ethernet e USB 2.0 de alta velocidade.

Impressora HP P1102W com conexão Wireless e USB 2.0 de alta velocidade.

1. Luís Humberto Niero Favaro disse:
    06/06/2015 às 19:26

Gostaria de utilizar a imagem do símbolo do Wifi para um fim não comercial.

29/06/2015 às 17:07

Boa tarde!

Pode utilizar, essas imagens não possuem direitos autorais.

Att. Equipe Creative Cópias

2. Felipe disse:
    14/06/2015 às 18:05

Minha impressora pode ser conectada tanto via USB quanto via cabo de rede. Não compartilho com ninguém, uso apenas em meu computador. Gostaria de saber se mesmo nesse caso há vantagem em utilizar um cabo de rede no lugar do USB. Haveria ganho de desempenho?

29/06/2015 às 12:59

Bom dia!

Não, faria diferença no desempenho caso você compartilhasse o seu equipamento de impressão com outros computadores.

Mas como você só utiliza no seu computador, mesmo mudando de USB para cabo de rede o desempenho seria o mesmo.

Para que o seu equipamento melhore no desempenho sugerimos a limpeza regular do mesmo, além de um pó de toner com qualidade e as funções eco-sustentáveis como imprimir os seus documentos no modo rascunho etc.

Lembre-se de enviar o seu equipamento para um técnico frequentemente, para que nenhum problema grave venha ocorrer com o mesmo.

Permanecemos à sua disposição.

Att.

3. João Paulo de Souza disse:
    18/02/2019 às 6:16

Muito bom, gostei, Parabéns!!!

1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:08

Muito obrigado, João Paulo.
      Continue conosco.

4. João Paulo de Souza – Cabo de Rede disse:
    20/03/2019 às 7:05

Muito bem elaborado seu artigo, gostei, Parabéns!!!

1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:07

Agradecemos, João Paulo.
      Continue conosco.

5. Ana Paula disse:
    14/08/2019 às 12:02

Ainda não consegui entender. Para a impressora funcionar em rede ela precisa estar com aquele cabo azul (que não sei o nome) de rede e ter conexão internet, ou seja ser lançada na mesma rede?
    A nossa é uma EPSON L380 e não possui entrada para o cabo da internet.
    Ainda assim dá pra colocá-la em rede? Pode me passar um passo-a-passo?
    Agradeço.

22/08/2019 às 16:19

Olá! A impressora epson L380 possui conexão USB. Para ser colocada em rede ela precisa estar conectada em um computador, e este computador é quem vai disponibilizar ela na rede. Se o computador em que a impressora estiver instalada for desligado. Outros computadores não conseguirão enviar impressões para ela.

Para envio direto para a impressora você precisa que ela tenha conexão via rede direto, normalmente por este cabo azul, conexão padrão de rede rj45.
      Ou ainda por wireless (rede sem cabo). Neste caso você precisa de uma rede wireless ou de computadores com wireless (placa de rede wireless ou notebooks que já tem internamente a placa).