Você sabia que uma impressora 3D é capaz de imprimir desde uma célula tronco até mesmo um órgão do corpo humano? Pasmem, elas são capazes sim!
Pois bem, a impressão 3D hoje em dia cria carros, casas, comidas, partes do corpo humano, órgãos, próteses, ossos, roupas, tecidos do corpo e muito mais.
Whitney Sample e Tariq Rahman desenvolveram o Wrex, um exoesqueleto robótico customizado, feito de plástico, também conhecido como “braço mágico” por pacientes que o utilizam. Quando alguma peça quebra é só imprimir uma nova. Muito mais simples e barato que próteses de metal. Anthony Atala recriou em seu laboratório a bexiga de sete voluntários, utilizando as células das próprias bexigas, injetou-as em um molde biodegradável feito em uma impressora 3D e os implantou de volta nas pessoas, e adivinhem só? Funcionou! A equipe média da Universidade Biomédica de Hasselt na Bélgica implantou uma mandíbula artificial em uma paciente de 83 anos, que voltou a falar, mastigar e até mesmo respirar um dia após o implante.
Susmita Bose desenvolveu a técnica de próteses de ossos temporários que já foi testada em ratos e coelhos com resultados prometedores. Quando a pessoa der entrada no hospital, deverá ser providenciada uma tomografia da área lesionada, criará um arquivo com o molde a ser impresso e, em seguida, imprimirá o osso provisório, este ajudará o osso original a se recuperar. O nome dado á técnica de impressão 3D que reproduz partes do corpo é: Bioimpressão. Veias, cartilagens e peles serão possíveis imprimir dentro de alguns anos, e poderão ser utilizadas como artérias em cirurgias, ou a recomposição de articulações de um joelho lesionado ou enxerto de pele para recuperar vítimas de queimaduras.
Okidata lança impressora para área hospitalar!
Você deve estar se perguntando, como assim? Pois bem, a Okidata além de lançar uma impressora com a possibilidade de utilizar o toner na cor branca, não se contentou e lançou uma impressora específica para a medicina. Mas como ela funciona? Nós vamos explicar! 😀
Com o objetivo de diminuir o impacto ambiental com a revelação de fotos utilizando produtos químicos, a oki lançou os modelos C610DM, C711DM e C910DM com tecnologia LED e software DICOM incorporado, unindo eficiência e baixo custo para a impressão de imagens clínicas. Com as impressoras DICOM é possível imprimir imagens clínicas com formatos até A3+, alta definição e cores vibrantes. Para impressão desde raio-X até exames de medicina nuclear como RM ou TAC e ecografias.
Com a C610 DM você imprime cintilografias 2D e tomografias SPECT 3d e ultrassons, com baixo custo e tecnologia testada e aprovada. Imprime até tamanho A4, possui conexão USB e ethernet, e capacidade para até duas ligações de impressão simultâneas, além de ser compatível com diversos sistemas operacionais. C711 DM imprime raios-X e tomografias em até tamanho A4, possui 768MB de memória RAM e compatibilidade com sistemas operacionais como: Windows Vista e Windows 7. Aceita diferentes gramaturas de papéis, e imprime com alta resolução, garantindo qualidade nas suas impressões. A C910 DM imprime até 36 páginas por minuto em tamanho A3, possui capacidade para até 530 folhas e ainda 1024MB de memória. Possui capacidade de utilizadores de 1 a 20 e aceita diversos tipos e tamanhos de papéis. É um equipamento médico autorizado DICOM para tamanhos A4, A3 e A3+.
Entendeu qual a relação entre a medicina e as impressoras?! Então agora, curte e comente o que você achou desses lançamentos! 😉
Está precisando de suprimentos para informática e para sua impressora?! Está na lugar certo. A Creative Cópias conta com uma imensa variedade de produtos que irão suprir as suas necessidades, proporcionando um alto custo/beneficio para você ou sua empresa!