2 de julho de 2014

A Melhor Dica para Você Publicar o Seu Livro!

atualizado em 9 de agosto de 2014 às 09:26

Dicas Sem comentários

Uma autora, certa vez, afirmou: “se eu pudesse falar com todo escritor amador que conheço, uma dica fundamental que daria seria para que ele visitasse uma gráfica para aprender como um livro é feito. Não só por curiosidade, mas por aula – todo escritor deveria saber como fazer um livro, após escrever seu livro”.

imagem 1

Não são todos os autores que tem essa experiência, mas pode ter certeza que muitos autores nacionais começaram de forma independente, e por isso tiveram que aprender como uma gráfica cria os livros para colocar o seu livro no mercado por si mesmo.

imagem 2

Claro que não precisa ir muito longe para fazer seu livro. Algumas pessoas optam por fazer o livro de forma artesanal, o que passa um ar ainda mais íntimo no relacionamento autor-leitor. Para fazer o livro em casa é preciso saber todas as formas possíveis de opções de impressão.

imagem 3

Na hora de economizar para confeccionar o livro, tenha em mente que você irá gastar muita tinta da impressora e por isso recomendamos o uso da impressora bulk ink, caso sua opção seja fazer o livro artesanalmente. Por gastar menos tinta que impressoras comuns, a bulk ink é muito usada em lojas de fotocópias e principalmente em universidades, por exemplo.

imagem 4

O bom de passar por essa fase é que dá uma noção de custo de impressão, de modelagem de capa, de escolha de fonte, de páginas e cores. Tendo essa experiência, ao assinar com editoras, você pode ter certeza que seu conhecimento será valorizado e que sua opinião a respeito de capa será levada a sério por seu agente literário.

Outra dica é a de sentar numa livraria e observar quais capas chama mais a atenção dos consumidores – não necessariamente consumando a compra, mas até mesmo apenas tirando da estante. O bom é ver como podemos nos surpreender ao aprender o que o público quer. Não é para você mudar seu livro, apenas pensar melhor na hora do marketing.

imagem 5

Uma autora nacional disse em entrevista que começou a vender mais depois que sentou no estande da própria editora na bienal, e ficou observando os livros que mais eram tirados das estantes por olhares curiosos. Após chegar à conclusão de que livros com casais na capa eram os vencedores na hora de atrair olhares, ela – que é conhecida justamente por escrever histórias bem românticas – decidiu que em todo livro que publicasse a partir daquele momento teria o casal na capa.

imagem 6

Ter noção do seu público-alvo e saber como chamar a atenção deles, são duas coisas essenciais na hora de publicar o seu livro, principalmente se você optar por fazer de forma artesanal ou independente. Se seu público for adolescente, é sempre bom manter-se atualizado sobre o que anda acontecendo nesse universo.

imagem 7

Inúmeros autores já escreveram listas sobre o que você precisa fazer para publicar seu livro, mas poucos realmente dizem que às vezes uma carta de rejeição é tudo o que você precisa para enfim publicá-lo. Acredite na sua história e invista.