O mercado brasileiro de impressão movimentou 1,03 milhão de equipamentos no terceiro trimestre de 2013, o que significa um crescimento de 10,2% em relação ao segundo trimestre e de 21,1% em relação ao mesmo período em 2012. Os dados são da IDC Brasil.
Atualmente responsáveis por aproximadamente 28% da demanda, os equipamentos com tecnologia laser alcançaram o maior volume de vendas já registrado em um único trimestre no Brasil. Foram mais de 279 mil equipamentos comercializados de julho a setembro. Um dos fatores responsáveis pela marca histórica foi a performance dos equipamentos multifuncionais, que também alcançaram a maior participação no Brasil – 60% de todo o volume de equipamentos laser.
No mercado jato de tinta os resultados do terceiro trimestre também foram positivos, com um crescimento de 11,1% em relação ao trimestre anterior, e 18,7% em relação ao terceiro trimestre do ano de 2012.
A IDC Brasil acredita que um dos fatores responsáveis pela recuperação do mercado jato de tinta no País foi a boa aceitação dos equipamentos com características mais robustas (business inkjet), que contêm funções e aplicações mais abrangentes, e visam os usuários corporativos de pequenas e médias empresas, além dos usuários domésticos e profissionais liberais. “Mesmo com a relevante recuperação neste trimestre, o mercado jato de tinta ainda está passando por um movimento de readequação com novos patamares de demanda”, diz Silva.
A oferta de produtos wi-fi também foi outro fator que impactou positivamente o mercado, em função do avanço da mobilidade (tablets, smartphones e notebooks) nos segmento doméstico e de pequenas empresas.