Mockup: as estratégias de marketing, vendas ou de exposições de produtos tendem a ser cada vez mais elaboradas. Por quê?
Porque nos dias de hoje os clientes estão muito mais exigentes, e com razão. Queremos ter a certeza absoluta do que vamos adquirir ou de que tipo de negócio iremos fazer parte.
Avaliar um item antes mesmo de ele estar pronto é um benefício que só a tecnologia pode nos trazer. E é por causa dessa tecnologia, cada vez mais desenvolvida, que temos a opção de utilizar o chamado Mockup.
Mas você sabe o que é e para que servem os Mockups? Vamos contar um pouco sobre eles e facilitar sua escolha na hora de investir em comunicação!
Mockup
Os mockups são maquetes ou representações de objetos e produtos, em seu tamanho natural ou em uma grande escala. Ele é uma representação bem elaborada, com um design muito próximo ao design final do produto em questão.
Sua utilização vem se tornando muito ampla, desde congressos e feiras demonstrativas, até shows e exposições. O objetivo geral do mockup é fornecer uma apresentação mais específica e contundente ao cliente e consumidor. A simulação se torna palpável e as pessoas são estimuladas a revisarem a parte visual dos projetos.
A avaliação do produto fica muito mais fácil quando utilizamos essa ferramenta, que nos aproxima muito mais do resultado final. Os mockups digitais podem ser criados através de Photoshop e, atualmente, existem sites que disponibilizam de forma gratuita uma grande quantidade de mockups.
Utilização
Seu uso é muito amplo, sendo mais comum a utilização na divulgação de produtos. É uma forma de apresentar ao cliente um protótipo do resultado final.
Maquetes em tamanho natural ou em escala são feitas para se ter uma ideia da condição de um ambiente, por exemplo. Na cenografia são amplamente utilizados também, com representações em tamanho natural.
Um cuidado a ser observado na utilização desse tipo de estratégia é avaliar as condições do local em que ele ficará exposto. Se for um local propenso a condições climáticas, o material utilizado deve ser escolhido com muito cuidado. Todos os detalhes devem merecer a máxima atenção, a fim de que o resultado final seja fidedigno.
Diferenças entre Mockup, Wireframe e Protótipos
Apresentar e divulgar uma ideia sempre foram de máxima importância e, antes dos Mockups surgirem, os Wireframes já eram bastante utilizados. O wireframe também é uma representação, só que de baixa fidelidade ao design. Ele mostra o princípio básico do objeto, sendo basicamente um esqueleto.
Os protótipos já são representações de média a alta fidelidade e conseguem simular a interface de um produto. Já os mockups são extremamente úteis quando o objetivo é vender uma ideia para seu público, pois são representações bem mais elaboradas.
Para que o objetivo seja atingido com a máxima eficácia, é necessário que os mockups sejam os mais fiéis possíveis, convencendo o público e se tornando mais do que uma simples representação. Quem deseja investir e conseguir uma ótima ação comunicativa deve descobrir os benefícios da utilização do Mockup.
Pensando em investir em uma impressora de qualidade profissional para realizar seus trabalhos? A Creative Cópias tem as melhores opções do mercado, confira!