É comum o uso de muitos termos técnicos em todas as áreas de atuação do mercado atual e claro, no nicho de impressoras, impressões e copiadoras, não seria diferente. Com certeza você já ouviu muito falar em terminações e abreviações, como por exemplo, a usual DPI. Esta famosa sigla é originária de língua inglesa, tendo respectivamente como significado “Dots Per Inch” (ou Pontos por Polegada).
Exemplificam de maneira mais prática o preenchimento de pontos impressos de um conteúdo, sendo determinantes na qualidade, por exemplo, de uma impressão de foto ou imagem. Este preenchimento determina a cobertura da impressão quanto a maiores detalhes reproduzidos da original mensagem recebida pela impressora diretamente de um computador.
A Importância dos Pontos por Polegada (DPI)
Todo cuidado é pouco, pois se deseja reproduzir uma imagem de maior tamanho, é primeiramente indispensável selecionar uma imagem de qualidade superior (ou seja, com o maior número possível de DPI’s). Atualmente, a medida mais cabível para uma impressão comum em tamanho não tão grande, mas também nem muito pequeno, é a de 300 DPI’s.
Estima-se que uma imagem ou conteúdo que possua cerca de 300 unidades de pontos por polegada será impressa de maneira a se compreender tudo o que estava gravado no conteúdo.
No entanto, para o caso de tamanhos bem maiores – por exemplo, uma impressão de outdoor – são necessários muitos outros DPI’s para que a qualidade desta “gigantografia” não seja prejudicada pela falta de pontos por polegada, deixando o conteúdo impresso sem definição e dificultando o entendimento da mensagem que se desejou passar com aquela impressão.
A ausência de DPI’s ideais e necessários pode ocasionar problemas quanto a definição de uma impressão, podendo deixar esta mais esfumaçada e sem definição prévia, dificultando o entendimento do conteúdo, como no caso do exemplo do outdoor já mencionado.
Se o que se deseja é uma impressão de qualidade, esta deve conter no mínimo cerca de 300 DPI, sendo estes pontos de definição e preenchimento deste conteúdo a ser gravado. Por isso, a importância do DPI em qualquer tipo de impressão é essencial pois é a quantidade de pontos por polegada que irá definir a imagem ou conteúdo a ser impresso, tornando definido este.
No caso de textos, esta quantidade de DPI’s não é tão primordial, pois se trata apenas de tracejados retos e na maioria das vezes em preto, porem se estes estão em uma mesma área que uma imagem o processo muda de figura. Atente-se então à falta de DPI’s, para que não prejudique a legibilidade de seu trabalho impresso.
Gostou desse artigo? Comente!
Benefícios das Impressoras Wireless – Confira as Principais Vantagens disse:
08/11/2018 às 8:29
[…] Importância do DPI […]
Alexandra disse:
24/12/2018 às 17:39
ótimo
muito claro s explicação!
Creative admin disse:
31/05/2019 às 11:10
Agradecemos, Alexandra.
Continue acompanhado nosso blog.