Os cilindros fotocondutores são componentes que estão em impressoras, copiadoras e em outros sistemas que trabalham com imagens. Os cilindros fotocondutores são feitos com alta tecnologia, pois trabalham com extrema precisão para a obtenção de imagens muito nítidas.
Para equipamentos de impressão ou de cópia é necessário que o cilindro fotocondutor tenha o comprimento adequado para poder receber uma onda de luz, proveniente de qualquer um dos emissores ou condutores abaixo:
– Luz LED
– Laser
– Alógena
– Gás
– Tungstênio
– Fluorescente
O cilindro é composto por camadas extremamente finas, que aproveitam técnicas muito eficientes de laminação para as imagens eletrofotográficas. Os fotocondutores têm como função, basicamente, reproduzir imagens com ampla qualidade.
O que influencia na qualidade do cilindro fotocondutor
Além do próprio corpo do cilindro, é importante ressaltar que o poder de trabalho da fotocondução depende também de componentes periféricos. Para garantir a vida útil do cilindro de seu equipamento de cópia ou impressão, é preciso contar com limpeza e assistência técnica periódica de profissionais capacitados. Os dispositivos que estão envolvidos na captação de imagens devem ser acompanhados com regularidade.
Qual o tempo de vida útil do cilindro fotocondutor?
Não existe um tempo pré-determinado de vida útil do cilindro fotocondutor usado em impressoras e copiadoras. Cada impressora tem uma durabilidade calculada, mas isso pode variar no que envolve o cilindro fotocondutor.
O que pode influenciar na vida útil do cilindro
Existem alguns detalhes que interferem diretamente na vida útil do cilindro fotocondutor. Confira:
– Ambiente: refere-se ao uso do equipamento em lugares adequados, sendo respeitada a sua especificação técnica para cada atividade, levando sempre em consideração a questão da compatibilidade.
– Ciclo de Trabalho: é importante reparar no ciclo de trabalho recomendado para o cilindro fotocondutor. Para isso, faça uma conta entre o ciclo de trabalho recomendado para a impressão e o ciclo de trabalho real que está sendo efetivado.
– Condições de Trabalho: muitos fatores externos podem interferir no desempenho do cilindro fotocondutor, como a presença da umidade, a temperatura ideal, a existência de partículas de poeira e outras sujeiras.
– Insumos: o tonner usado na impressora pode refletir no cilindro fotocondutor.
– Cuidados Gerais: é preciso cuidar corretamente do equipamento, reparando seus defeitos, fazendo manutenção e solicitando a correção em tempo imediato quando um problema aparecer. É claro que a manutenção preventiva é sempre o melhor caminho.
– Manipulação: ao mexer nos equipamentos de impressão ou nas copiadoras, é preciso muito cuidado para não danificar o cilindro fotocondutor.
– Impressão: muitos detalhes refletem no trabalho do cilindro fotocondutor, como o índice de cobertura que será indicado para o papel, o tipo de impressão levando em conta densidade e conteúdo, a impressão para etiquetas e o tipo de gramatura do papel utilizado.
Fotocondutores na atualidade
Mesmo com a presença cada vez mais constante de redes de computadores, ainda é muito grande o número de pessoas que solicitam a fotocópia e a impressão, garantindo a qualidade de produção e o aumento da tecnologia que as fabricantes empregam nos cilindros fotocondutores. Por isso, algumas marcas investem dinheiro e tempo de pesquisa para desenvolver novos materiais que farão parte do corpo do cilindro fotocondutor, aumentando, assim, a definição das imagens e a vida útil do material.
Você sabia que existe Pen Drive para Celular? Confira também essa matéria.
Como limpar sua impressora? – Blog da Creative Cópias disse:
11/09/2015 às 16:57
[…] O que é Fotocondutor? […]
Carlos Alberto Ferreira da Costa disse:
27/06/2019 às 13:24
voces recuperam cilindro fotocondutores.?
Admin disse:
22/08/2019 às 16:47
infelizmente não.