18 de fevereiro de 2015

Sublimação em Canetas, Canecas e Chinelos!

atualizado em 17 de março de 2015 às 12:55

Sublimação 1 comentário

O mercado dos brindes personalizados é com toda certeza um dos mais movimentados do país, afinal, como bons brasileiros, gostamos de presentear e de guardar lembranças! Frequentemente temos acesso a esses objetos nas mais variadas ocasiões: formaturas, festas de aniversários, casamentos e eventos em geral. Na matéria de hoje vamos falar sobre alguns dos brindes mais procurados em território nacional: canetas, chinelos e canecas. É claro que, além desses, existe uma infinidade de outros brindes e várias opções de presentes, tais como: mouse pads, capinhas para celular, quebra cabeças personalizados, capas para ipads/tablets, chaveiros, camisas, porta copos, porta canetas entre muitos outros.

Produtos para Sublimação

Bom, então vamos lá! As canetas indicadas para receber as impressões personalizadas devem ser fabricadas com um plástico chamado ABS. Esse material possui uma resina sintética termoplástica que é resistente a altas temperaturas e à adição de pigmentos, ou seja, totalmente compatível com o processo de transfer! Para trabalhar com as canetas também indicamos o uso do papel Flexitrans que é ideal para o uso em impressoras laser coloridas que utilizem óleo de silicone. Alguns dos modelos indicados por sites especializados nesse processo são: Brother HL2400, Canon LBP 360, Konica Minolta Color Page Works, Tally 8004, Okidata 5100, Okidata 5200, entre outros. Posteriormente, você vai precisar imprimir a imagem no objeto escolhido e então, será necessário dispor de uma prensa térmica de qualidade específica para caneta. Não se esqueça de ler o manual do usuário para saber qual a temperatura ideal para o processo de transfer. Importantíssimo: antes de começar as impressões, verifique se o modelo da sua impressora laser colorida possui óleo de silicone e bom trabalho!

Canetas Personalizadas

Para realizar a sublimação em chinelos é necessário passar uma resina para sublimação no calçado antes de iniciar o processo. Além disso, é de extrema importância ter certeza se o chinelo é específico para esse tipo de impressão. Assim como outros objetos, não podemos simplesmente comprar um chinelo ou caneca no supermercado e querer sublimar algo neles. É por isso que existem objetos específicos para esse tipo de processo; para que haja qualidade no resultado final. O papel indicado para esse procedimento pode ser o papel normal para sublimação nos tamanhos A3 ou A4; já a prensa térmica utilizada para esse tipo de impressão pode ser a mesma que é utilizada na sublimação de camisetas. A impressora recomendada para imprimir o papel sublimático é a jato de tinta que utiliza tinta sublimática. As máquinas preferidas de quem trabalha com a sublimação em chinelos normalmente são a Epson L210 e L355

CHINELOS

Chinelos Personalizados

As canecas são um dos objetos mais procurados dentro desse mercado, pois são uma ótima opção de presente! Podem ser lembranças de casamentos; chás de bebê ou eventos sociais em geral. Ficam lindas e ainda possuem uma infinidade de possibilidades para sublimar. As canecas para sublimação podem ser tanto de porcelana quanto de plástico, mas claro, esses objetos precisam ter as características requeridas. As canecas de plástico devem ser compostas do plástico tipo ABS, assim como as canetas citadas anteriormente. A impressão do papel para transferir a imagem para a caneca deve ser realizada em impressora a laser que utilize óleo de silicone – o processo de transfer para a caneca plástica é igual ao procedimento da impressão em canetas – e claro, a prensa térmica deve ser específica para canecas com a pressão em um nível baixo para não deformar o objeto. Outra dica importante: retirar o transfer somente após esfriar a caneca para que a imagem fixe bem no utensílio.

Ótima opção de presente… Canecas!

As canecas de porcelana também têm os seus macetes! A primeira observação é que o objeto deve ser específico para o processo de sublimação, devendo receber uma resina específica para que a imagem do papel fique bem fixada no utensílio. A impressora apropriada para personalizar a sua caneca de porcelana pode ser jato de tinta; o papel precisa ser o transfer sublimático e a tinta deve ser sublimática também. A prensa térmica para a caneca de porcelana é específica assim como para a caneca de plástico; a temperatura indicada na prensa deve ser 200ºC. Recomendamos esperar a caneca esfriar antes de retirar o transfer da mesma, e, após estampado o objeto, indicamos a aplicação de verniz cerâmico sobre a imagem personalizada para que esta fique protegida e tenha sua durabilidade prolongada.

Na Creative Cópias você encontra tudo o que precisa para a sua sublimação ter alta qualidade: temos papel transfer sublimático, tinta sublimática e impressoras jato de tinta, entre outros produtos! Os melhores preços e as melhores condições você encontra em nossa loja virtual: www.creativecopias.com.br

1. Sublimação – Canetas, Canecas e C… disse:
    27/05/2015 às 14:47

[…] Nessa matéria você vai descobrir como fazer sublimação em canecas, chinelos e canetas. Confira também os materiais necessários para sublimar e bom trabalho!  […]