A Lexmark, uma das principais fabricantes de impressoras no mundo, anunciou recentemente para o mercado brasileiro sua iniciativa global denominada “Lexmark At Work”. De acordo com a fabricante, o objetivo é praticar, incentivar e oferecer melhores práticas de impressão para empresas e grandes corporações, que diariamente fazem uso de muitos de seus produtos para documentar seu trabalho.
A ação veio após o aumento e acúmulo de papel gasto inutilmente por todo o mundo, visando o menor uso de papel para impressão e ainda de tonner, compra ou uso desnecessário destes, que acabam sendo descartados inadequadamente no ambiente prejudicando nossa saúde, causando impactos ambientais.
Com a ação, a Lexmark visa encarar de maneira madura o fato de que tem consciência de que produz materiais que se não utilizados corretamente e descartados da mesma forma, podem agredir o mundo em que vivemos e que muito embora não seja de sua responsabilidade monitorar um a um de seus clientes e consumidores, que pode sim ajudar a diminuir estes impactos ambientais e que como fabricante, pode até ter ainda maior influencia na pauta, do que muitas instituições diretamente ligadas a este tipo de cuidado.
Lidar com o assunto sustentabilidade tem sido uma constante na vida da grande maioria de empresários preocupados com o futuro do planeta e também a evitar que suas empresas acabem despejando dejetos prejudiciais no ambiente, sem motivo e prejudicando o que possam fazer no futuro.
Administrar cálculos, evitar impactos, não são tarefas fáceis para empresas pequenas, médias ou grandes, pois todas estas visam a melhoria nos serviços que prestam e não desejam impactar negativamente o mercado com algo de errado e prejudicial, correto?
Por iso, a Lexmark elaborou tal ação para evitar assim a impressão desnecessária de documentos que podem ficar apenas arquivados no computador, uma vez que não faz sentido imprimi-los. Mas como a Lexmark fez isso?
Pois bem, a empresa passou a publicar artigos sobre como é a vida empresarial dentro de sua corporação, como trabalham seus funcionários, como são emitidos seus documentos, como melhor administrar o quanto deve ser impresso, e o que não precisa ser transferido para o papel.
Hoje já são 18 escritórios da Lexmark na Europa, 14 na América co Norte e 11 na América Latina que utilizam tal recurso de economia e controle de uso de papel e tonner, e com isso a empresa conseguiu reduzir 50% o nível de impressões, o que resultou em uma economia de 38% no número de páginas impressas o que evitou cerca de um uso de oito toneladas de cartuchos evitando novos impactos ao meio ambiente.
É ainda um investimento que em longo prazo pode trazer até mesmo lucros em torno de US$ 700 mil. Agora que você já sabe mais sobre como administrar suas impressões vendo uma empresa de tal porte realizar tal atividade, não espere mais e comece agora!