24 de janeiro de 2018

Tinta HP é garantia de qualidade para imprimir fotos

atualizado em 24 de janeiro de 2018 às 09:18

Dicas, Impressora Sem comentários

Qualidade de impressão é um pré-requisito para quem procura impressoras no intuito de produzir fotos. Seja qual for o objetivo, profissional ou amador, fotos de qualidade precisam de equipamentos à altura, com tecnologia e funções que garantam um resultado final satisfatório. Aliar essas características a custo-benefício pode ser uma tarefa que requer análise e conhecimento (muitas vezes técnicos) e, por isso, nós, da Creative Cópias, fizemos um apanhado de informações que facilitará a sua vida.

Aqui você encontrará as principais características que uma impressora jato de tinta HP tem na impressão de fotos e como você pode garantir que as suas escolhas e algumas boas práticas resultem em impressões com melhor qualidade e, também, com maior durabilidade.

(Antes de começar, no entanto, vale lembrar que há várias tecnologias que permitem impressões de diferentes níveis de qualidade. Esses níveis também são visíveis no custo de equipamentos, já que a tecnologia presente em cada um deles envolve várias faixas em custos de produção também)

Obtendo boas imagens com impressora jato de tinta HP

Para continuarmos o texto, é preciso assumir que a escolha pela impressora jato de tinta HP é um nicho a ser considerado. Os motivos para isso seriam:

01) a tecnologia de impressão através dos jatos de tinta (deskjet) são acessíveis (preço de equipamento, custo dos insumos e também fácil manutenção);

02) a escolha da marca HP se dá pela tradição da marca e confiança que ela transmite quando o assunto é a impressão, tanto profissional, quanto doméstica.

Com isso em mente, o que devemos levar em consideração para termos boas imagens?

Qualidade de imagem: este é o principal quesito na hora de escolher qual impressora jato de tinta HP será sua ferramenta. A qualidade é o que vai indicar quão nítidas as imagens e textos impressos serão.

tinta-hp-preto

tinta-hp-amarela

tinta-hp-magenta

tinta-hp-corante-ciano

A boa notícia é que tal informação é fácil de encontrar, com resoluções indicadas através de números de dpi (“dots per inch”, ou, na tradução literal, “pontos por polegada”), quanto mais dpi uma impressora consegue entregar, mais “pontos de impressão” ela colocará dentro do espaço de uma polegada. Neste caso, quanto “maior” for a resolução, melhor o resultado da impressão. Entretanto, isso abre brecha para outros dois fatores:

Relação da qualidade com a velocidade de impressão: se a sua impressora jato de tinta HP coloca “mais tinta no papel”, é preciso ver se ela também consegue entregar as impressões no tempo que você precisa. Para isso, é importante avaliar a velocidade de impressão, que é medida em PPM (páginas por minuto), lembrando que há valores diferentes para impressões em preto e branco e colorida.

Relação da qualidade com o consumo: a outra observação é com relação ao consumo. Se a sua impressora jato de tinta HP coloca mais tinta no papel para entregar melhores resultados, logo ela consome mais. A questão é você saber quanto é este “mais”, observando o ciclo mensal de impressão.

Dicas importantes para ter boas fotos feitas com impressoras jato de tinta HP

Outra boa notícia é que as tintas HP são fabricadas com ótimo nível de qualidade, exatamente para entregar impressões mais nítidas, com boa qualidade e sem aumentar muito o consumo da impressora. Essas vantagens estão presentes nos equipamentos da marca, resultado do contínuo investimento que a empresa realiza em melhorias para seus produtos. Isso quer dizer que o uso de impressora jatos de tinta HP entregam fotos com cores mais vivas nas impressões; ou também, que a tinta HP que não desbota facilmente como outras marcas e, o resultado final acaba sendo imagens mais nítidas com melhor qualidade.

Mas não basta apenas escolher uma ótima impressora e jato de tinta HP e não se atentar a algumas boas práticas. Imprimir fotos requer alguns cuidados adicionais. Um exemplo disso é a escolha do papel de impressão. O papel fotográfico, por exemplo, é o mais indicado para entregar fotos que realmente expressem a intenção da captura do momento.

Ao escolher o papel fotográfico, no entanto, é necessário notar que o manuseio desses papéis é diferente também, pois um lado do papel (aquele que receberá a tinta HP da impressão) é mais sensível e é recomendado que você nem toque neste lado, já que as marcas das digitais poderão influenciar na aderência da tinta, resultando em marcações.

Outro detalhe importante é, antes de imprimir, é preciso informar a impressora que o tipo de papel utilizado é o fotográfico, pois o tratamento na impressão da foto será diferenciado pelo equipamento. E, quando for imprimir, retire da embalagem apenas as folhas que irão direto para a impressora, já que a embalagem conserva o estado e qualidade do papel. E, por fim, após a impressão, manter as fotos intocadas por alguns minutos ajuda a tinta a secar. Então o ideal é esperar esse tempo para depois manuseá-las.

Modelos de impressora jato de tinta HP para produzir fotos

E se você ainda não sabe qual modelo de impressora escolher, aqui vão cinco modelos que podem ser facilmente encontrados no site da Creative Cópias. Todos eles possuem ótima qualidade e condições especiais de pagamento.