10 de agosto de 2017

Como está o ano de 2017 para o mercado de impressão?

atualizado em 10 de agosto de 2017 às 10:38

Cartuchos, Dicas, Impressora, Informática, Sustentabilidade Sem comentários

As exigências para o mercado de impressão estão crescendo de maneira que, atualmente, há uma grande demanda por soluções que aliem necessidades específicas: economia, eficiência, qualidade e sustentabilidade.

Dentro do cenário de impressão, essas necessidades cresceram e transformaram o formato, fazendo com que as grandes empresas adotassem novas posturas, lançando novas tecnologias ou propondo novas soluções. Algumas das novidades, no entanto, vieram de um caminho diferente, como é o caso das impressoras com tanque de tinta, que surgiram, principal, da solução mais acessível de recarga de tintas.

 

A situação atual, no entanto, tem número interessante, reafirmando a solidificação do ecossistema que compõe essa área, com uma busca de atender as necessidades.

A impressão no mercado corporativo

Nos últimos anos, as principais empresas responsáveis pelo mercado de impressões voltaram sua atenção para as demandas do consumidor moderno, que tem preocupações tanto com custos por página, quanto com os impactos ambientais causados pelos eletrônicos. Segundo a Gartner (Companhia norte americana que oferece pesquisas, execução de programas, consultoria e eventos), os aparelhos eletrônicos são responsáveis pela emissão de 2% de gás carbônico no mundo.

Outro detalhe interessante é a crescente opção da impressão colorida dentro das empresas. Anteriormente associada ao maior custo, a impressão colorida cedia lugar à impressão em preto. Porém, segundo dados da ICD, no Japão, as impressões em cores representam 46% do total, enquanto a Europa Ocidental tem 34% de suas cópias coloridas. Em outros países como os Estados Unidos (28%) e Canadá (24%), os números também apresentaram crescimento.

A presença das impressões coloridas

Neste contexto, as impressões coloridas vêm ganhando ainda mais força, pois oferecem condições favoráveis e sustentáveis para o empreendedor. Se antigamente as tintas coloridas precisavam de um investimento relativamente maior do que cópias em preto e branco, hoje, as condições permitem que elas possam ser utilizadas em maior volume.

A evolução das tendências do mercado de impressão também é notável quando se analisa a adaptação das impressoras às inovações tecnológicas e, por consequência disso, conseguem oferecer economia tanto para impressões em preto, quanto para as coloridas. Essa última era bastante restrita por causa do valor elevado, mas que hoje podem apresentar uma excelente relação custo-benefício para o empreendedor.

Benefícios da impressão colorida:

As cores nas páginas exercem uma função muito significativa para o mundo corporativo, como por exemplo, fazer com que o consumidor assimile as cores com determinada empresa, na logomarca, por exemplo. Grandes corporações usam sabiamente esse tipo de artifício e até facilita a vida dos seus clientes, que podem reconhecer rapidamente uma empresa pela cor, fato comprovado por pesquisa realizada pela University of Loyola, Maryland.

Segundo o estudo, a cor ajuda ainda a manter atenção por um tempo mais prolongado, já que a imagem colorida pode prender a atenção por mais de 2 segundos, enquanto aquelas em preto e branco mantém o interesse por no máximo 2/3 de segundo. Além disso, a pesquisa também afirma que as notas fiscais com texto em vermelho são pagas 20% mais rápido do que as que não são coloridas.

Como os documentos coloridos atraem mais atenção, são usados para direcionar e tornar a leitura mais didática, facilitando a compreensão do texto; já que podem ressaltar uma informação importante, evitando possíveis erros de interpretação e também ajudando a fixar melhor o conteúdo.

Sustentabilidade no Mercado de Impressão

Além do custo, a preocupação no mercado de impressão, conforme já citado, recai sobre os problemas ambientais causados pelos eletrônicos. A Epson realizou uma pesquisa em 2016 durante o CeBIT, o maior evento europeu de tecnologia, onde foi verificado que 89% dos profissionais de TI consideram a sustentabilidade como fator mais importante para compra de equipamentos de TI. Sobre fazer upgrade na tecnologia do ambiente de trabalho, 51% dos entrevistados afirmaram que a sustentabilidade é condição indispensável.

Essa preocupação vem crescendo nos últimos 30 anos e gerou a criação do conceito de Tecnologia de Informação Verde, que consiste em procurar formas de reduzir os impactos ambientais e melhorar a gestão dos recursos, visando maximizar o desenvolvimento sustentável. Desta forma, surgiu também o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que busca alinhar o desempenho financeiro das empresas com suas ações de sustentabilidade.

Para as impressões em cores ocuparem seu lugar no mercado e assim facilitarem a vida empresarial sem levar ninguém à falência ou então aumentar ainda mais os problemas ambientais, algumas empresas disponibilizaram soluções que atendem estas duas condições: custo-benefício e consumo sustentável.

Epson: exemplo de desenvolvimento no mercado de impressão

A Epson, por exemplo, usou sua experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas – já que é a empresa que mais cria patentes -, e trouxe um sistema de impressão com bolsas de tinta de alta durabilidade. Trata-se de uma tecnologia já usada em seus mercados industriais, conhecida como cabeças de impressão PrecisionCore.

É uma linha de produtos chamada WorkForce Pro, criada para oferecer eficiência e baixo custo para impressões coloridas, ela é capaz de imprimir até 75.000 páginas com seus insumos, reduzindo a necessidade de manutenção frequente e também oferecendo economia de energia e claro, no valor final de impressão por página.

São produtos que dialogam com os principais softwares de gerenciamento de impressão conhecidos, reduzem o tempo, diminuem os gastos com suporte e causam muito menos impactos negativos no meio ambiente.

A tecnologia PrecisionCore garante a precisão e qualidade das impressões coloridas, pois deposita gotas perfeitamente redondas rapidamente, cada elemento piezo dispara aproximadamente 50.000 vezes por segundo. O sistema de bolsa de tintas, RIPS, ajuda também na tarefa de economia e sustentabilidade, ele usa 4 bolsas de tintas muito rentáveis e facilidade para reposição. Com isto, o horizonte de sustentabilidade e economia fica muito mais claro e acessível no mercado de impressões.

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Autor: Marcelo Silva

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