12 de junho de 2017

Como funciona o estabilizador de Energia

atualizado em 4 de agosto de 2017 às 16:32

Acessórios, Dicas, Informática Sem comentários

Estabilizador é, basicamente, equipamento eletrônico que são capazes de corrigir a variação da tensão de energia, oferecendo segurança e estabilidade para o uso de aparelhos eletrônicos essenciais numa rotina contemporânea. Sua principal função é proteger os aparelhos das alterações vindas da rede elétrica, estabilizando a carga recebida.

Breve história do estabilizador

O estabilizador começou a ser fabricado em 1940 para regular a tensão de aparelhos movidos à válvula, como os primeiros televisores e geladeiras. É um equipamento importante para manter o bom funcionamento e aumentar a vida útil de microcomputadores, impressoras, estações de trabalho, caixas registradoras (PDVs), equipamentos de áudio e vídeo, equipamentos de telefonia e telecomunicações: PABX, FAX, rádios de comunicação.

pRNEW

Como sabemos, as redes elétricas no país estão suscetíveis a inúmeros problemas que podem danificar os aparelhos, entre variações e quedas de energia. Existem algumas regiões onde a recorrência desse tipo de problema é semanal. Em cidades grandes como São Paulo, por exemplo, quando há fortes chuvas, é comum que a rede elétrica tenha seu pleno funcionamento comprometido.

Os prejuízos em razão de situações como as supracitadas são bem conhecidos: perda de alimentos perecíveis, eletroeletrônicos danificados, fora o transtorno de procurar a empresa de eletricidade para uma tentativa de ressarcimento. Por essas questões alguns equipamentos se tornaram imprescindíveis para estabilizar, limpar e manter a energia fornecida, como um estabilizador.

E como funciona um estabilizador?

Quando há um aumento significativo de tensão na eletricidade, os estabilizadores trabalham regulando a voltagem recebida por cada aparelho eletrônico. Em situação contrária, no momento em que há uma queda de energia, o estabilizador aumenta a tensão para evitar que os aparelhos desliguem de forma abrupta. Desta maneira, o estabilizador queima no lugar do equipamento.

Controu

Esse processo é possível por causa de um fusível de proteção, instalado dentro do estabilizador, que queima em situações de grande instabilidade de tensão na rede elétrica para que o fornecimento de energia seja interrompido e não afete diretamente o aparelho.

Além do fusível de proteção, um estabilizador é composto por uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.

estabilizadora

Atualmente alguns fabricantes de estabilizadores apresentaram determinadas modificações em seus aparelhos a fim de dar a estes uma sobrevida, como por exemplo, a adição de fusíveis autorregenerativos, proteção FX para linhas telefônicas e filtros de linha. Entretanto, esses modelos não são os estabilizadores tradicionais e são vendidos por um preço mais elevado.

Como usar um estabilizador e suas boas práticas

  • Primeiro, antes de ligar, é importante verificar a potência do aparelho. Se não for bivolt, observe se a tensão da sua rede elétrica é compatível com a tensão da entrada de seu estabilizador;
  • Verifique se a tensão de saída do seu estabilizador é compatível com a tensão de entrada de seus equipamentos;
  • Nunca instale o estabilizador em locais úmidos, procure evitar lugares que contenham líquidos inflamáveis e vapores químicos;
  • Deixe um espaço livre para a ventilação de no mínimo 2,5 cm (1 pol.), para não bloquear as saídas de ventilação laterais ou em cima do aparelho;
  • Faça a ligação entre a entrada do estabilizador e a rede local usando condutores compatíveis;
  • Para não danificar o aparelho, limpar somente com pano umedecido em álcool. Não deve ser lavado ou molhado com água ou outro solvente;
  • Atenção: refrigeradores, freezers, ferramentas elétricas, aparelhos de ar condicionado, desumidificadores, liquidificadores ou quaisquer aparelhos operados por um motor CA não são compatíveis com estabilizadores;
  • Pode ser usado também como extensores de capacidade para tomadas, substituindo os “benjamins”, por apresentarem maior segurança, pois fornecem energia para vários aparelhos ao mesmo tempo, sem risco de curto-circuito.

Estabilizadores X Nobreaks

Alguns equipamentos de boa qualidade se apresentam como opções mais adequadas em relação ao estabilizador. Hoje, há um grande avanço tecnológico nos equipamentos eletrônicos e a engenharia do estabilizador não conseguiu acompanhar completamente.

Dougr1

 

Um estabilizador não dispõe de dispositivos capazes de purificar a energia elétrica distribuída. Por isso, a utilidade básica desse equipamento afeta a correção das tensões. Quando há uma grande poluição da corrente, as tensões não são corrigidas.

 

 

 

Os nobreaks, de acordo com especialistas, resolvem o problema da instabilidade da rede elétrica de maneira mais eficiente. Os modelos de nobreaks podem ser online e offline. Os online são indicados para instalações comerciais, industriais e escritórios; enquanto os offline são opções para uma residência.

Dougr2A principal diferença entre um nobreak e o estabilizador de energia é que o nobreak não serve apenas para proteger o aparelho de uma variação na eletricidade. Ele também é capaz de segurar a energia durante um período de tempo, geralmente 15 minutos. Isso possibilita que você possa salvar um documento em que esteja trabalhando, desligar seu aparelho e retirá-lo da tomada.

 

 

 

Porém, é importante ressaltar que os nobreaks são mais caros, o que pode fazer com que você opte por um estabilizador de energia, mais barato e eficiente. Uma boa solução também é usar o estabilizador para aparelhos menos valiosos ou mais antigos que não tenham fontes, como alguns equipamentos de som, rádios simples, ou luminárias e usar o nobreak em aparelhos de custo mais alto.

O fundamental é que você não deixe seus aparelhos desprotegidos, então escolha qual melhor se enquadra em seu caso e boa sorte!

VEJA TAMBÉM!

Como escolher o projetor ideal para você

Como escolher o scanner de acordo com sua necessidade

Conheça os tipos de nobreak

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 469.14 à vista

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 49.09 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias