18 de abril de 2017

Conheça os tipos de nobreak

atualizado em 18 de abril de 2017 às 17:32

Acessórios, Informática Sem comentários

Você conhece os tipos de nobreak existentes no mercado? Esse tipo de equipamento pode ter design, funções e vantagens diferentes. Mas antes de falarmos das variações, é importante deixar claro qual a função e aplicações gerais do aparelho.

EFEFWFQFQFQF

O nobreak, mais conhecido internacionalmente como UPS (Uninterruptible Power Supply – Fonte Interrupta de Energia), é um equipamento elétrico de alta tecnologia capaz de proteger outras peças e dispositivos também alimentados por energia – o aparelho regula a voltagem e pureza de energia que chega aos outros eletrônicos ligados por ele. Além disso, o nobreak também serve como fonte de energia elétrica em casos de falta de luz e queda de energia.

Tipos de nobreak

Os modelos de nobreak podem ser bem diversificados tanto em formato, quanto em configurações. Eles também se diferenciam em tensão de entrada e saída, além da potência e da autonomia. A classificação de nobreak envolve três nomenclaturas: off-line; interativo e online de dupla conversão.

Nobreak offline

O offline também conhecido como standby é o nobreak mais simples e barato, isso porque esse tipo utiliza somente a bateria para controlar as nivelações de energia, já os surtos de energia podem ou não ser controlados. A desvantagem do Offline é que ele não evita que as flutuações diárias de energia (voltagem) diminuam o tempo de vida útil dos eletrônicos. Por ser mais simples, este nobreak é mais indicado para empresas e escritórios de pequeno porte. O tipo Interativo é bem parecido com o modelo anterior, entretanto, há uma diferença crucial.

Nforgvr

Nobreak de linha-interativa

O nobreak de linha-interativa possui uma peça chamada de regulador automático de voltagem ou AVR (abreviação em inglês). Ou seja, essa peça faz com que o aparelho possa regular todas as flutuações de voltagem comuns em rede, sejam elas de quaisquer formas. É importante frisar que essas duas formas de nobreaks só operam como gerador de energia por meio da bateria quando falta rede comercial.

Nsfsfs2

Nobreak online

Por fim, mas não menos importante, o nobreak online é o modelo mais completo e, consequentemente, melhor em todos os aspectos. O aparelho funciona em dupla conversão, o que significa que ele faz com que a tensão de saída (responsável por alimentar todos os outros dispositivos e acessórios) esteja completamente livre de tudo o que é ruído ou seja sujeira normalmente existente e comum na rede elétrica comercial.

Adlsafk3

O nobreak online funciona como um verdadeiro gerador de energia em alta potência, é como se o gerador elétrico de uma usina tivesse terminações até o nobreak de dupla conversão.  Ele também pode ser usado para todo tipo de carga, uma vez que a energia gerada é de tipo senoidal pura, ou seja, com estabilidade de tensão e frequência asseguradas.

Oensfoe

O uso dos nobreaks, além de empresas, escritórios e comércios, pode e deve ser feito em outros locais, como em: bancos; hospitais; call centers; entre vários outros. Isso porque esses estabelecimentos prestam serviços de extrema ou muita necessidade à população. É claro, por exemplo, que um hospital não pode deixar de atender os pacientes por falta de energia elétrica, para evitar esse tipo de transtorno, existe o nobreak. O equipamento também, muitas vezes, é usado em sistemas externos, um grande exemplo disso são os semáforos que não devem parar de funcionar. Caso contrário, o caos e até acidentes de trânsitos podem ocorrer a todo tempo. A tecnologia também pensou em casos mais simples, é possível equipamentos adaptados para a utilização até mesmo em casa.

Nobreak e estabilizador são a mesma coisa?

3724_DetalhesAqui no blog você já viu que nobreak é um equipamento diferente do estabilizador e, consequentemente, as funções não são as mesmas. O nobreak tem características e configurações muito mais complexas que qualquer estabilizador – enquanto o nobreak alimenta os dispositivos mesmo sem energia elétrica e regula a voltagem elétrica e as impurezas dos sistemas, o estabilizador somente nivela a tensão elétrica e as voltagens de rede. Sendo assim, os estabilizadores servem para evitar que os aparelhos eletrônicos queimem.

5434_DetalhesÉ possível encontrar facilmente nobreak de funções simples e estabilizadores em muitas lojas de todo o mercado de tecnologia. Os tipos mais comuns de nobreak são fabricados pela marca New Station. A fabricante investe em um aparelho com design supermoderno e compacto para que ele possa caber e ser instalado facilmente em qualquer local da sua casa, empresa, escritório, etc. E ainda dá para recarregar baterias, mesmo elas estando em níveis muito baixos.

4790_Detalhes

Os modelos de nobreak têm todos os botões, além de luzes com sistema de iluminação indicativo, assim, você pode entender e manusear o equipamento com total praticidade e otimização do tempo. Os preços dos tipos se diferenciam por conta do sistema de funcionamento elétrico (voltagem). O modelo monovolt custa cerca de R$ 300 reais. Já o tipo bivolt sai por aproximadamente R$ 370 reais.

3717_Detalhes

A loja virtual Creative Cópias tem diferentes tipos de nobreak e estabilizadores para várias necessidades e formas de uso. Não deixe de conferir.

VEJA TAMBÉM!

Modelos de impressora Epson para ter em casa

Os diferentes tipos de scanner disponíveis no mercado

Como limpar uma impressora jato de tinta