5 de janeiro de 2017

Desvende a sublimação têxtil

atualizado em 12 de janeiro de 2017 às 14:14

Sublimação Sem comentários

A sublimação têxtil é utilizada para fazer arte em tecidos, estampas em chinelos, brindes, entre outros através de impressoras específicas.

sublimação-textil

A sublimação feita por impressoras faz com que a tinta seja transformada diretamente em estado gasoso, resultando na arte do tecido. É um tipo de produção que tem sido adotado por muitas indústrias têxtil.

Leia também:

O que é?

Falando especificamente, a sublimação ocorre quando a substância sai do estado sólida para o gasoso sem passar pela fase líquida. As anilinas podem ter essa capacidade quando são aquecidas a temperaturas maiores que 160ºC.

Como funciona a sublimação têxtil?

As tintas específicas para sublimação têxtil são feitas de corantes muito específicos e água. O papel ideal para esse uso precisa ser do tipo transfer, então, a imagem ou a estampa é transferida com base no calor e na pressão para um tecido de material poliéster.

O calor faz com que a tinta em estado líquido passe diretamente para a fase gasosa. Por fim, a imagem vira um tingimento no tecido, resultando na estampa feita pelas impressoras.

É possível usar outros materiais?

Como explicado, o papel precisa ser do tipo transfer. Mas existem outras formas de materiais que também dá para usar da sublimação para estampar. São eles: couro, madeira, alumínio, cerâmica, materiais revestidos em primer ou em verniz (mais conhecido como verniz automotivo).

Vale ressaltar que todos os materiais precisam ter a capacidade de resistir ao calor com temperaturas de 180ºC a 210ºC. O calor é condição básica para que as impressoras consigam fazer a sublimação.

Quais modelos de impressoras são capazes de realizar a sublimação têxtil?

As impressoras com micropiezo e resolução de 360 dpi ou com pontos de 20 pl ou menos podem fazer a sublimação. Caso você precise imprimir uma quantidade muito alta de materiais, é recomendável instalar na impressora, um secador e um rebobinador. As melhores larguras têm de 110 a 160 cm para a entrada fácil e segura do papel transfer.

Impressoras Epson

As Impressoras Epson são as mais indicadas para a sublimação têxtil. A alta tecnologia está presente na impressora Epson SureColor F6070. Este modelo já vem com fabricação completa, sem a necessidade de adaptá-lo.

As máquinas têm a versão completa do SoftRIP com técnicas simples que permitem que a impressora faça o trabalho direto da saída vendável fora da caixa. Já a impressora F7070terá o TX SofRIP que são projetados com detalhes de catering para impressão têxtil. Além das impressoras, a Epson está lançando papeis transfer multiuso padrão para vários tipos de aplicações de estampa, inclusive em superfícies macias ou duras, como camisetas, mouse pads, cerâmica, entre outros.

Você também vai gostar:

Vantagens da sublimação têxtil

Esse tipo de processo de impressão é muito utilizado, uma vez que proporciona várias vantagens. As impressões saem em excelente qualidade; as cores ficam mais vivas; a cor e a imagem não saem facilmente dos tecidos; não faz alterações da forma do tecido; é possível fazer a impressão dos dois lados ao mesmo tempo; o impacto ambiental é menor por conta das tintas serem à base de água e papel totalmente reciclável.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe! 😉

 

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias