7 de janeiro de 2016

Como resolver os problemas mais comuns das Impressoras?

atualizado em 14 de janeiro de 2016 às 08:20

Dicas 2 comentários

As impressoras são partes fundamentais de nosso dia-a-dia, seja no escritório ou em casa – seja para imprimir trabalhos, documentos, listas… são infinitas as possibilidades. Mas, embora estejamos evoluindo com as novas tecnologias, ainda enfrentamos problemas quase impossíveis de resolver.

Problemas mais comuns das impressoras

Conheça alguns dos Problemas mais comuns das impressoras

As impressoras são equipamentos verdadeiramente indispensáveis em nosso dia a dia, não é mesmo? Seja para imprimir o trabalho da faculdade, o projeto do trabalho, um simples documento para entregar no curso que você se matriculou ou até mesmo aquele cupom de desconto que vai te salvar no restaurante. Porém, sua praticidade muitas vezes acaba sendo comprometida por simples probleminhas que, mesmo recorrentes, poucos de nós sabemos resolver com eficácia.

E se você também quer saber o que pode ser feito quando a sua impressora travar, confira neste artigo quais são os mais comuns erros deste equipamento – e como se livrar deles instantaneamente.

Fila de Impressão

Vamos para um exemplo clássico: você está no trabalho e manda imprimir um documento de quase 50 folhas. Como sabe que vai demorar, deixa a impressora lá trabalhando e vai até a cozinha tomar um cafezinho. Mas quando você volta, a surpresa: nada foi impresso.

Neste caso, os problemas podem ser dois:

1 – Sem papel na bandeja. Pode parecer tolo, mas o esquecimento é bem comum – principalmente quando a sua mesa não é a ‘dona’ da impressora. E mesmo caso tenha papel, lembre-se que talvez o seu equipamento possa estar programado para usar um tipo específico de papel e, não o tendo, ela simplesmente não continua a impressão;

2 – Documentos extremamente pesados também tendem a travar a fila da impressão. Para resolver, simplesmente encerre o processo chamado ‘spooler’ (no computador).

Não sabe como resolver? Confira aqui nosso tutorial!

Problemas com Tinta

Cartucho Entupido: existem algumas soluções caseiras para resolver esse problema

Geralmente esse tipo de problema ocorre quando você passa longos períodos sem utilizar a impressora – a tinta armazenada no cartucho pode acabar ressecando. Neste caso, a impressão pode sair falhada ou com manchas nas imagens e/ou textos. A melhor forma de lidar com esse problema? Compre um novo Cartucho de Tinta.

O papel ficou preso e agora?

Por último, mas, definitivamente, não o menos importante, o problema que mais atinge o cotidiano de quem lida com as impressoras é o “engasgamento com papel”.

Vamos imaginar a situação: você manda um documento para a impressão e logo escuta aquele barulho de que o papel foi amassado. E basta isso para que você já comece a pensar: E agora?

E por mais que pareça um bicho de sete cabeças, resolver esse problema geralmente é bem simples: simplesmente puxe o papel pelo lado em que ele sai, ou pelo menos sairia, caso tivesse completado a impressão.

Mas é claro que é necessário tomar alguns cuidados para que mais problemas não comecem a se embaralhar só por causa de um papel preso.

Papel Atolado: resolva em alguns passos!

Sendo assim, na próxima vez que o papel ficar atolado na sua impressora, siga o passo a passo:

• Primeiro, desligue a impressora;
  • Depois, abra absolutamente toda e qualquer peça que esteja no caminho do papel para que nenhum mínimo pedaço dele fique para trás;
  • Conferido isso, veja se o resto do papel na bandeja está normal (e seco) e você estará autorizado a ligar a impressora novamente.

E porque isso acontece? Excesso de sujeira. O ideal para evitar que o atolamento de papel volte a acontecer é fazer uma limpeza nas engrenagens e demais partes mecânicas do equipamento pelo menos 2 vezes ao ano.

Tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

1. Como escolher a impressora certa | Creative Blog disse:
    09/11/2017 às 23:46

[…] também: como resolver os problemas mais comuns das impressoras e se há um problema com seu cartucho de tinta, aprenda a resolve-lo […]

2. francisco de souza silva disse:
    07/09/2019 às 16:24

E realmente muitos dos poblemas das impressora e falta de manutenção muitas das vezes nos avisamos o cliente
    ele fica esperando a impressora quebra