11 de abril de 2013

Rolo Magnético (Cilindro OPC) – Saiba pra que Serve!

atualizado em 28 de junho de 2013 às 16:37

Acessórios Sem comentários

Em um processo de impressão, a imagem que transferiremos para o papel depende totalmente da interação entre os três componentes responsáveis pela revelação da imagem latente, sendo eles: o toner, cilindro PCR e o rolo magnético, também chamado de OPC.

A imagem latente por sua vez, é formada pela arte gráfica a ser impressa e recebe este nome, pois é fruto do processo que ocorre e também é o motivo pelo qual ele foi desenvolvido.

O rolo magnético tem a função de carregar negativamente o toner, transferindo-o do reservatório para o cilindro. Ou seja, ele recebe o toner da lâmina dosadora, já na quantidade ideal para um resultado de qualidade e dá andamento no processo de impressão laser para produzir a imagem latente.

Seu mau funcionamento (ou mesmo a má qualidade do rolo) causa efeitos na qualidade final de impressão, sendo respectivamente: falhas na impressão, baixa resolução ou ainda faz com que a máquina solte páginas em branco. O uso de uma mola anexado ao rolo magnético, desenvolvido por algumas marcas de máquinas laser em específico, torna maior a durabilidade do rolo magnético, o que faz com que este suporte mais de dez recargas de toner.

Vale salientar que se o toner não estiver disponível ou carregado de forma incorreta o cilindro terá seu desempenho comprometido, além de danificar o mesmo. A qualidade de um processo de impressão depende de um conjunto de fatores que determinam o funcionamento da máquina laser, como por exemplo, a lâmina dosadora diretamente ligada ao cilindro magnético OPC e este por sua vez, proporcionalmente ligado ao cilindro PCR.

O cilindro OPC funciona de maneira a vibrar e girar, saltando alternadamente para funcionar. Inclusive, este processo de saltos em seu funcionamento já se tornou objeto de estudo de processos de impressão que visam determinar quantas vezes é ideal que este vibre e salte, para assim garantir melhor funcionamento e desempenho.

Uma dica de suma importância é a boa qualidade do cilindro OPC, pois este pode pausar ou até parar um processo de impressão e quase sempre é a razão de ocorrências de problemas e manutenção em uma máquina laser, sendo para muitos técnicos um resultado fácil de decifrar.

Por ser perecível, o rolo magnético merece uma atenção especial, pois é considerada a peça central no momento da impressão laser. Então não se esqueça: recarga de toner responsável e peças com ótima procedência é na Creative Cópias, com rolos magnéticos a partir de R$ 5,25.

comprar-creative-copias