13 de dezembro de 2016

Tecnologia de ponta: conheça a incrível impressora que imprime lentes de contato inteligentes

atualizado em 13 de dezembro de 2016 às 16:29

Artigos, Impressora Sem comentários

A tecnologia surpreende cada vez mais. Poucas pessoas um dia imaginaram que uma impressora seria capaz de imprimir lentes de contato, e assim, ajudar ainda mais as condições humanas.

lentedecontatoimpressa

O projeto da impressora em 3D já está sendo estudado por especialistas da Universidade de Princeton, localizada nos Estados Unidos.

A máquina será capaz de imprimir diferentes tipos de materiais feitos em LED. A grande vantagem em relação às lentes de contato normais é que elas poderão ser muito mais úteis, suprindo necessidades totalmente específicas.

lentedecontatointeligenteimpressa

Impressas em cinco camadas, as lentes terão componentes luminosos para fazer com que pilotos ou profissionais de caça possam ter uma visão perfeita mesmo nos locais mais escuros. Além disso, será possível assistir aos vídeos exibidos nas próprias lentes e notar alguns aspectos do estado de saúde dos usuários, como, por exemplo, cansaços e fadigas.

Leia também:

Atualmente, as impressoras existentes no mercado são capazes de imprimir pequenos objetos 3D em plástico ou metal. O novo estudo das impressoras que imprimem lentes de contato vai muito mais além de toda e qualquer tecnologia já apresentada e utilizada.

impressora3dled

Tratando mais especificamente, as lentes de contato serão feitas em camadas de polímero com substâncias eletrônicas (diodos que transmitem luz, os famosos LEDs em nano escala e partículas de prata e polímeros orgânicos).

As lentes de contato funcionarão?

Ainda não se sabe se o projeto realmente funcionará cem por cento, pois as lentes precisariam encaixar-se perfeitamente nos glóbulos das pessoas, o que, na verdade, representa um desafio, uma vez que cada ser humano tem glóbulos oculares únicos e muito distintos uns dos outros.

Também há ainda preocupações em relação aos possíveis problemas de saúde que as lentes talvez possam causar, pois um dos componentes do LED é o seneleto de cádmio (material que prejudicial ao ser humano).

Experimentos da impressora em andamento

Até agora, algumas experiências tiveram excelentes resultados. A equipe de estudos e pesquisas comandada por Michael McAlpine da Universidade de Princeton, já obteve sucesso ao usar a impressora para materiais de LED com emissão de luz em ponto 3D.

Esses materiais são completamente finos, brilham mais e têm cores mais puras, com baixas taxas de consumo de energia; além de serem mais finos, flexíveis e transparentes – assim como as lentes de contato – próximo passo do sucesso.

Se tudo der certo, as impressoras que imprimem lentes de contato inteligentes estarão disponíveis no mercado para compra, daqui dois anos. O custo será em torno de 20 mil dólares, cerca de 65 mil reais.

Usuários de lentes de contato já esperam que as novas experiências deem certo e que as impressoras cheguem logo no mercado. A tendência é substituir os óculos de grau por essas lentes que podem ser muito mais ajustáveis aos olhos e confortáveis, bem perfeitas mesmo para quem já tentou usar, mas não se adapta às lentes de contato comuns.

Sem contar que, estudos como esse, mostram e possibilitam mais descobertas que serão capazes de proporcionar mais saúde e praticidade aos seres humanos. Tudo isso em um futuro próximo quando será viável implantar materiais em 3D no corpo.

 

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias