27 de outubro de 2016

Aprenda a compartilhar impressora na rede com Windows 10

atualizado em 27 de outubro de 2016 às 16:34

Dicas, Impressora, Informática Sem comentários

A nova versão do sistema operacional Windows é muito leve e fácil de utilizar, porém a atualização tornou o caminho para a configuração de impressoras na rede mais difícil de ser encontrado.

Compartilhando Impressora no Windows 10

O Windows 10 é um dos mais bem recebidos sistemas operacionais feitos pela Microsoft. Apesar da presença do sistema ser muito ampla desde muito tempo, a empresa se preocupou em oferecer os maiores benefícios e sucessos das edições anteriores como ampla biblioteca de drivers para ser compatível com muitos periféricos, facilidade de utilização, interface amigável e funcionamento limpo, sem muitos travamentos.

Mas, sendo um sistema novo, muitos caminhos e funções acabaram por se tornar bem diferente do que era feito nas versões anteriores e muitas pessoas acabaram com dúvidas acerca disso. Um desses é o procedimento para compartilhar impressora na rede no Windows 10.

Veja também:

O que muitos não sabem é que o procedimento continua simples, mas o caminho diferente acaba por dificultar. Compartilhar impressora na rede do Windows 10 é prático e pode ser feito com praticamente qualquer modelo compatível com o sistema da Microsoft. Mesmo dispositivos que não sejam equipados com wifi, mas que ainda assim permitam a comunicação sem fio (Internet Móvel 3G e 4G), é possível disponibilizar uma impressora para desempenhar seu papel em uma rede com vários computadores.

Antes de começar, é preciso, claro, ter a impressora conectada a um dos computadores com o sistema operacional Windows 10 e, também, funcionando corretamente. Isso significa que ela já deve estar instalada.

O procedimento é iniciado através do acesso ao Painel de Controle.

compartilhar impressora na rede com Windows 10 - Painel de Controle

Compartilhar impressora na rede com Windows 10 – Painel de Controle

Dentro dele, é necessário encontrar a opção Hardware e Sons. Uma das sub-opções deste item chama-se Exibir Impressoras e dispositivos, que deve listar todos os dispositivos que já foram instalados no sistema. A lista separa os dispositivos e as impressoras disponíveis e nesta tela, basta escolher qual será a impressora a ser compartilhada e clicar com o botão direito do mouse, para aparecer o menu auxiliar.

compartilhar impressora na rede com Windows 10 - Exibir Impressoras e Dispositivos

Compartilhar impressora na rede com Windows 10 – Exibir Impressoras e Dispositivos

Dentro das opções deste menu rápido, é preciso acessar o item Ver o que está sendo impresso. Essa opção abrirá uma nova janela exclusiva para a impressora, com o nome dela em seu título.

Compartilhar impressora na rede com Windows 10 - Ver o que está sendo impresso

Compartilhar impressora na rede com Windows 10 – Ver o que está sendo impresso

Feito isso, nesta nova janela, o caminho seguinte é acessar a primeira opção de menu chamado Impressora. A opção mostrará uma lista suspensa de opções, sendo que uma delas traz o nome de Compartilhamento.

Compartilhar impressora na rede com Windows 10 - Impressora > Compartilhamento

Compartilhar impressora na rede com Windows 10 – Impressora > Compartilhamento

Acessando essa opção, uma nova caixa de propriedade será aberta, com várias abas. No entanto, o sistema já abrira a seção Compartilhamento. Na tela, basta selecionar a opção Compartilhar esta impressora e dar um nome para ela no caixa logo abaixo da opção.

Compartilhar impressora na rede com Windows 10 - Compartilhar esta Impressora

Compartilhar impressora na rede com Windows 10 – Compartilhar esta Impressora

Isso, no entanto, só disponibilizou a impressora na rede. Agora, o passo seguinte é adicionar a impressora em cada um dos computadores que deseja utilizar a impressora.

O procedimento para tal também é bem simples. No computador em questão, basta ir até a tela de Exibir Impressoras e dispositivos e escolher a opção Adicionar uma impressora. Ao fazer isso, uma janela se abrirá listando as impressoras disponíveis.

Impressora na Rede Windows 10 - Adicionando em outros computadores

Impressora na Rede Windows 10 – Adicionando em outros computadores

Caso ela não esteja listado, há a opção A impressora que eu quero não está na lista, que abrirá uma nova janela com a opção de escolher a impressora pelo nome que foi dado, digitando o caminho completo ou clicando no botão procurar e a encontrando.

Impressora na Rede Windows 10 - Escolhendo a Impressora

Impressora na Rede Windows 10 – Escolhendo a Impressora

Compartilhar uma impressora na rede através do sistema operacional é uma prática muito mais econômica, que permite a utilização de apenas uma impressora por vários computadores conectados na mesma rede. Essa função traz grande economia tanto para escritórios, quanto para o uso doméstico, para os profissionais que realizam home office ou para trabalhos escolares ou impressões esporádicas.

Você também vai gostar:

Além da economia, a praticidade é muito maior ao compartilhar uma impressora em rede, pois, com as configurações corretas e aparelhos compatíveis, é possível realizar a impressão de qualquer dispositivo sem precisar estar fisicamente ligado à impressora. Nos dias de hoje, com a predominância de equipamentos portáteis como notebook, tablet e smartphone, a impressora disponível em compartilhamento em rede permite que todos esses equipamentos a acessem e realizem a impressão de qualquer lugar desde que conectado naquela rede.