2 de abril de 2018

atualizado em 3 de abril de 2018 às 16:47

Dicas, Papel Fotográfico Sem comentários

04 bons motivos para imprimir suas fotos

O alto desenvolvimento da tecnologia trouxe muitas inovações para a nossa vida. Uma delas é a possibilidade de registrar momentos com câmeras fotográficas de extrema precisão e qualidade. Mas, na grande maioria das vezes, não basta apenas fotografar, também é preciso “revelar” as fotos. Confira as razões para imprimir suas fotografias e, também, todas as dicas sobre como escolher e usar papel fotográfico.

Por que imprimir fotos?

• Materializar momentos

O primeiro motivo para imprimir nossas fotos é o de materializar momentos de felicidade, carinho, realizações, etc. É claro que, de qualquer maneira, nós sempre acabamos carregando os momentos vividos na mente e no coração. Mas também vale muito poder ter tudo registrado em um papel fotográfico. Quem nunca se emocionou ou teve novas lembranças ao rever algumas fotos de família e amigos? Garantir a materialização dos nossos momentos marcantes faz muito bem.

• Preservar experiências e memórias

Hoje em dia, é muito comum vivermos um mundo digital e online. Todas as nossas fotos acabam ficando somente na memória do celular e nas redes sociais. Mas vale a pena lembrar e resgatar aquele hábito dos nossos pais ou avós de ter fotos materializadas e guardadas. Antigamente, era uma tradição mostrar ou ver álbuns de fotos de familiares e amigos. Isso é muito bacana para preservamos muito bem as experiências, memórias e, claro, dividir todas as vivências com pessoas queridas.

• Usar quadros ou montar murais

Quem imprime as fotos com papel fotográfico também tem a possibilidade de enfeitar a casa ou até mesmo a mesa do trabalho com quadros. Além disso, também dá pra montar murais. Aliás, existe uma imensa variedade de tipos de painéis de fotos (feitos de varal, madeira, colados na parede, com arames, etc.). Clique aqui e confira dicas para montar um belo painel de fotos.

mural-de-fotos

Como escolher papéis fotográficos?

As fotografias só podem ser impressas em alta definição e qualidade para durar se você utilizar um ótimo papel fotográfico e, claro, impressoras próprias para isso. O primeiro passo é definir que tipo de foto impressa você deseja, ou seja, com quais características. Isso porque os papéis fotográficos são bem diferentes. Há modelos mais brilhantes, outros bem foscos, enfim. O segundo passo é conhecer, pelo menos, um pouco de cada papel.

Modelos de papel fotográfico:

Foscos: como o próprio nome já menciona, esse tipo de papel não possui brilho. Ele costuma ser bastante indicado para fotos em preto e branco.

Semibrilhantes: são bem parecidos com os foscos, a diferença é que estes papéis têm um pouco mais de brilho no acabamento. Um ponto a ser destacado é que eles ficam facilmente com marcas de digitais, assim sendo, são mais sugestivos para painéis ou porta-retratos.

Brilhantes: já os brilhantes têm acabamentos bem detalhados e com muito brilho. Também são melhores para fotos de murais ou porta-retratos.

Especiais ou diferenciados: existe ainda uma categoria dos papéis fotográficos bem especiais, por exemplo, Fine Art. Geralmente, esses papéis diferenciados são usados por profissionais ligados à fotografia, além disso, por expositores.

creative-cópias-papel-fotográfico

papel-fotográfico-creative-cópias

Gramaturas

A gramatura é outra característica muito importante para a nitidez e qualidade como um todo das fotografias. O termo refere-se ao peso e, consequentemente, à resistência do papel fotográfico. Assim, quanto maior o valor da gramatura, mais resistente é o papel. As gramaturas mais altas são indicadas para fotos que necessitam de extrema qualidade profissional (valores de 150g a 180g). Já para as fotografias de “uso comum” podem ter gramatura a partir de 115g.

Impressoras para imprimir fotos

Nós já falamos sobre como você pode escolher impressoras para imprimir suas fotografias (confira este post clicando aqui). É claro que é sempre muito importante relembrar e destacar os principais cuidados na hora de escolher e adquirir o equipamento ideal.

Basicamente, existem dois tipos de impressoras para fotos: a com tecnologia a jato de tinta e a laser. A primeira costuma ser uma opção mais barata, além disso, as peças e acessórios também custam valores mais acessíveis. Já as impressoras a laser são mais caras. Se você deseja imprimir fotos e, também documentos em ambientes domésticos ou profissionais (pequeno porte), a melhor escolha é a impressora a jato de tinta.

Esse tipo tem capacidade para imprimir até altas demandas, só que em velocidade mais baixas. Diferente das impressoras a laser que são sugeridas para grandes empresas e escritórios, uma vez que imprimem altas demandas em altas velocidades.

Onde encontrar papel fotográfico e impressoras?

Os diferentes modelos de papel fotográfico e as impressoras (a jato de tinta e a laser) estão disponíveis na nossa loja virtual. Não deixe de conferir e de garantir que os seus momentos e lembranças especiais fiquem para sempre eternizados!