4 de abril de 2013

Bulk Ink – Vantagens e Desvantagens

atualizado em 20 de fevereiro de 2017 às 10:06

Cartuchos 42 comentários

Bulk Ink é um recurso cada vez mais utilizado, no qual, substitui o uso de cartuchos de impressoras a jato

Trata-se de um sistema contínuo de tintas conhecido também por bulk inkjet, bulk ou kit bulk, onde bulk significa ‘’grande quantidade’’ e ink significa ‘’ tinta’’, ou seja, ‘’cheio de tinta’’. Por ser um sistema contínuo de tinta, o bulk ink possui reservatórios maiores, contendo cerca de 100 ml cada cor, com a possibilidade de encher os reservatórios por meio de pequenas garrafas, sem precisar utilizar seringas.

Impressora com Bulk Ink

Vantagens de se usar Bulk Ink

O custo de impressão chega a ser 95% menor que os cartuchos originais, pois diferente do bulk ink que possui componentes permanentes, os cartuchos de tinta originais são descartáveis; o bulk ink não agride o ambiente, por não ter nenhuma peça descartável, a diminuição de resíduos é menor; possui uma impressão uniforme, com a possibilidade de imprimir milhares de cópias com a mesma qualidade. Para quem imprime em grande quantidade, as tintas dos reservatórios do bulk ink podem ser compradas até mesmo em litros, que sendo comprada de forma convencional, corresponderia a dezenas de cartuchos.

Desvantagens de se usar Bulk Ink

Ao utilizar o bulk, não podemos utilizar a opção ‘módulo de impressão como rascunho’, pois nesta opção a economia de tinta é muito maior e a impressão muito mais rápida; outra desvantagem é que ao utilizar o bulk ink a impressão fica bem mais lenta, pois a utilização do bulk exige que na impressão sejam utilizadas apenas as seguintes definições de impressão: TEXTO E IMAGEM ou FOTO, deixando o processo mais lento, porém com a qualidade é bem maior; alguns sistemas bulk são difíceis de instalar, exigindo que as vezes sejam desmontadas algumas partes da impressora; é possível que ocorram vazamentos por conta de mangueiras quebradas, ou até mesmo danos nos reservatórios.

Resultado de imagem para preenchendo bulk ink

A utilização de bulk ink implica em outra desvantagem, que depende somente do usuário: a utilização de tintas de qualidade. Ao utilizar uma tinta de má qualidade, a impressora pode ter peças deterioradas, danificando e entupindo as cabeças de impressão, por isso é necessário e muito importante se atentar na hora da compra das tintas.

Os preços de colocação de um bulk ink em sua impressora variam de região para região, por isso verifique em sua localidade e pesquise sempre o preço e a qualidade do serviço prestado. Ou seja, usar tintas de impressora “normais” em alguns casos, pode até ser um pouco mais vantajoso do que o bulk ink. Deve-se analisar bem o custo/benefício.

Você poderá se interessar também por:

As Vantagens do Bulk Ink

Epson: Os Novos Modelos Com Bulk Ink Original de Fábrica

CIS ou Bulk Ink? Você sabe tudo sobre o sistema de cartucho de tinta embutido?

Impressora com Bulk Ink de Fábrica

Impressora Multifuncional Epson L200

Impressora Multifuncional Epson L200

Com todo esse sucesso e a grande utilização do bulk ink, a Epson, desde 2007, vinha tentando bloquear o uso do bulk ou até mesmo o uso de cartuchos de tinta compatíveis em suas impressoras. Porém, após tentativas fracassadas, a Epson se rendeu ao uso do bulk ink. E acabou lançando a impressora multifuncional l200. Trata-se de uma impressora que já vem com o bulk ink instalado de fábrica e o valor da impressora é bastante acessível.

Autor: Marcelo Silva

Comentários (42)

postar comentário
  1. Cristiano Baiense disse:
    31/05/2013 às 11:52

    Sou manufaturador de cartuchos e confesso estou apreensivo com essa nova tatica da Epson, impressoras que já vem com Bulk, a epson já declarou que quer a fatia dos supostos 900 milhões de reais que o segmento remanufatura gera por ano, e segundo o diretor da epson de São Paulo, a partir de julho os países latino americanos só receberam impressoras com tanque, eliminando o uso de cartuchos . Em contra partida a HP vem dificultando a recarga de cartucho, não estariamos perto do fim do ramo de recargas?

    Responder

  2. Kennedy disse:
    10/08/2015 às 14:42

    Galera estou precisando de uma ajuda de quem entende mesmo do assunto. Tenho uma impressora HP deskjet f4400 series, e quero instalar o sistema de ‘Bulk’. Qual o melhor equipamento para minha impressora? me refiro às peças mesmo, os recipientes, etc. Como escolho o ideal? Existem esses equipamentos separados da mesma marca da impressora ou pode ser qualquer um e o que muda na qualidade é só a tinta? É essa minha dúvida, saber como escolher o ideal para minha impressora especificamente. Sem correr o risco de dono ou mal funcionamento.

    Responder

    1. Admin disse:
      12/08/2015 às 9:57

      Bom dia, Kennedy, tudo bom?

      Caso você utilize um sistema bulk ink no seu equipamento, você perderá a garantia. A tinta é que irá determinar a qualidade da sua impressão, porém, caso você utilize um sistema de bulk ink com procedência duvidosa, o mesmo poderá danificar o seu equipamento de forma definitiva. A unica fabricante de impressoras que fabrica esse sistema é a Epson, onde o sistema bulk ink já acompanha o equipamento, os modelos Epson que recebem esse sistema são: Epson L365, Epson M205, Epson L800 entre outros modelos.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

      1. Kennedy disse:
        12/08/2015 às 14:32

        Ok, muito obrigado! Em relação à garantia, acho que nem existe mais, já tem um tempo que a tenho, apesar de praticamente nova. Mas neste meu caso, que não pretendo comprar uma nova, mesmo sendo HP e não sendo fabricada especificamente pro bulk ink, é assegurado que eu terei um bom funcionamento da impressora com o bulk ink sem danificar? e claro imprimindo bem como o sistema promete. att, Kleider Kennedy

        Responder

  3. Edina disse:
    08/09/2015 às 22:07

    A minha impressora é hp deskjet d1660 ,tem como instalar bulk ink ,qual seria?os cartuchos esta danificado

    Responder

    1. Admin disse:
      16/09/2015 às 12:47

      Bom dia, Edina, tudo bom?

      Não trabalhamos com bulk ink para o modelo especificado.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  4. Tatiane disse:
    21/09/2015 às 11:14

    Eu uso tinta sublimatica e queria parar com sublimação, minha impressora é nova, e quero saber se tem como retirar o sistema bulk ink da impressora epson, ou se poso utilizar outra tinta no mesmo sistema?

    Responder

    1. Admin disse:
      24/09/2015 às 10:03

      Bom dia, Tatiane!

      A sua Epson possui tanque de tinta original de fabrica?

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  5. pedro torres disse:
    25/09/2015 às 13:31

    Olá eu tenho epson xp 214, não imprimo com muita
    Frequência, mas os cartuchos se esgotam logo e preciso
    Comprar outros logo.
    Pelo fato de eu não imprimir todo dia pode entupir o sistema bulk ink ?
    Essa impressora funciona bem com esse sistema, ou seria melhor comprar outra?

    Responder

    1. Admin disse:
      07/10/2015 às 16:36

      Boa tarde, Pedro, tudo bom?

      Caso você utilize somente tinta corante e NÃO pigmentada, as chances de entupir são mínimas. Bom, para ter mais segurança, recomendamos que você compre uma Epson que já tenha o sistema de bulk ink original de fábrica, como por exemplo, a L365, L220 entre outras, pois, caso a sua XP214 esteja na garantia, ao instalar o bulk ink você perderá o direito a garantia com a própria fabricante.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  6. Juliana Oliveira disse:
    28/09/2015 às 23:58

    Olá pessoal, acabei de instalar um bulkink na minha HP F4480 e estou com um problema na cor amarela, infelizmente agora que estou vendo que existem bulkinks que não valem para a mesma, se puderem me ajudar agradeço muito.

    Responder

    1. Admin disse:
      07/10/2015 às 16:43

      Boa tarde, Juliana, tudo bom?

      Indicamos que procure uma assistência técnica especializada em impressoras e multifuncionais para te auxiliar.

      Permanecemos á sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  7. Wesley disse:
    02/10/2015 às 20:42

    Tenho uma Epson T-25 e queria instalar o sistema bulk ink mas para usar tintas do tipo eco-solventes. Vi em algum site que é possível, mas não consegui encontrar qual bulk ou se qualquer bulk funcionaria com esse tipo de tinta. E preciso imprimir somente etiquetas em vinil na cor dourado. É possível fazer esse sistema e vocês possuem o bulk correto? Como fazer?

    Responder

    1. Admin disse:
      07/10/2015 às 18:05

      Boa tarde, Wesley!

      Você precisa encontrar um sistema de bulk ink que seja compativel com o seu equipamento. A Creative Cópias não trabalha com esse sistema. Indicamos que pergunte ao vendedor que te atender, se o bulk ink suporta a tinta eco solvente.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  8. Mariele disse:
    15/10/2015 às 13:57

    Olá, boa tarde.
    Estou interessada em comprar uma Epson L220, porém imprimo pouco. Gostaria de saber se corro o risco da tinta secar ou de entupir alguma mangueira?.
    Obrigada.

    Responder

    1. Admin disse:
      28/12/2015 às 9:57

      Bom dia, Mariele!

      Caso você utilize somente a tinta corante, não corre o risco de entupir!

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  9. Tatiane disse:
    21/10/2015 às 4:16

    Tenho uma multifunctional hj, consigo instalar este sistema bulk ink para que possa imprimir com tinta sublimação? Ou somente Epson? OBS a minha não tem mais a garantia

    Responder

    1. Admin disse:
      28/12/2015 às 9:56

      Bom dia, Tatiane!

      Caso você encontre o kit bulk ink para vender compativel com o seu equipamento, pode utilizar sim. Mas, nós, indicamos a Epson, pois o bulk ink já vem instalado de fabrica.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  10. Qual melhor tipo de impressora | Papelaria Personalizada para Festa – Cursos Online disse:
    19/01/2016 às 16:11

    […] Fontes: https://blog.creativecopias.com.br/bulk-ink-vantagens-e-desvantagens/ […]

    Responder

  11. Sol disse:
    08/08/2017 às 23:32

    Fizeram a instalação. bulk na minha impressora HP 2136, mas não tá legal. Ou fica falhada a impressão, ou mancha as margens das folhas, vaza tinta. Já reclamamos duas vezes, a última vez, tivemos que comprar um cartucho preto porque disseram que queimou… Vejo ar na mangueira que liga a tinta ao cartucho.
    Será que é ma qualidade do serviço ou da tinta que colocaram?

    Responder

  12. Everton gonçalves dos santos disse:
    05/09/2017 às 11:55

    bom dia,tenho uma impressora Epson stylus C67,gostaria de saber se posso colocar um sistema bulk ink nela,alguem pode tirar minha duvida?

    Responder

  13. SANSIO disse:
    24/09/2017 às 12:26

    Certamente esta perto do fim, aqui na minha assistência, vendo mais tinta do que faço recarga

    Responder

  14. SANSIO disse:
    24/09/2017 às 12:32

    Gostaria de sabe, se ao queimar o doido da L1300 a placa tam,bem pode queimar?

    Responder

  15. bianca sattolo disse:
    10/12/2017 às 22:05

    ola tenho uma impressora canon mg2410 e gosratia de fazer a intalação do bulk e tenho uma duvida en relação ao cartucho ele queima como a tradicional e se sim qual custo pra esta intalando um novo ??

    Responder

  16. Dinamerico disse:
    16/01/2018 às 17:36

    Boa noite!
    Minha HP ESPON MOD. 241 pode trabalhar com bulk ink e a instalação é simples?
    Gostaria saber do preço?
    Grato!

    Responder

    1. Creative admin disse:
      24/01/2018 às 17:37

      Boa tarde, Dinamerico! Agradecemos o seu contato com a Creative Cópias. Segue link da Epson XP241: https://www.creativecopias.com.br/impressora-epson-xp241-c11cf29302-multifuncional-jato-de-tinta-8325.aspx/p Não indicamos a instalação de sistemas Bulk Ink, pois o fabricante Epson retira a garantia quando realiza esse tipo de instalação. Sendo assim, indicamos que compre um equipamento Epson que já vem com o tanque de tinta original de fábrica, evitando maiores dores de cabeça a longo prazo, ok? Segue link dos modelos Epson tanque de tinta disponível em nosso site: https://www.creativecopias.com.br/categoria/1/129/0/MaisVendidos/Decrescente/20/1/GCDNO3IFGKN5KCHONwFBGNNwFBFNNAJfHNNs/0/0/.aspx Desde já agradecemos o contato, e ficamos à disposição! Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  17. jose benedito disse:
    21/04/2018 às 21:23

    Minha impressora é a XP-241 e não venço mais comprar cartucho. Gostaria de instalar este sisrtema. Qual é o preço/ Fica bom? existe tinta de qualidade para ela?
    Muito obrgado

    Responder

    1. Creative admin disse:
      29/06/2018 às 10:56

      Bom dia, Jose! O mais indicado é que você adquira um equipamento que já acompanha o sistema tanque de tinta de fábrica. A Epson, marca da qual você já trabalha, é pioneira na venda de equipamentos EcoTank. Em nossa loja virtual você encontra diversos modelos, e pode escolher aquele que melhor atende a sua necessidade. Segue o link: https://www.creativecopias.com.br/categoria/1/129/0//MaisVendidos/Decrescente/20/1/GCDNO3IFGKN5KCHONwFBGNNwFBFNNAJfHNNs/0/0/.aspx. A Creative Cópias agradece o seu contato, e informamos que estamos à sua disposição! Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  18. Antonio Carlos rocha aguiar disse:
    26/04/2018 às 14:53

    Galera tenho uma impressora hp 1516 com cartucho tenho vontade de colocar um bulk , mais tenho medo de danificar minha impressora , o que vcs acham que seria bom tentar ou deixar com i cartucho ?

    Responder

    1. Creative admin disse:
      29/06/2018 às 10:55

      Bom dia, Antonio! Indicamos sempre que o equipamento seja manuseado de acordo com a indicação do fabricante. A Creative Cópias agradece o seu contato, e informamos que estamos à sua disposição! Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  19. Kenia Freitas disse:
    13/06/2018 às 9:12

    Bom dia. Gostaria de saber se o sistema Bulk Ink pode ser feito em impressoras HP. A minha é HP 1000.

    Responder

  20. wilson Santos disse:
    03/07/2018 às 10:13

    Pode ser instalado na impressora laser o Bulk Ink?

    Responder

    1. Creative admin disse:
      24/08/2018 às 18:55

      Boa tarde, Wilson! Não. Bulk ink só pode ser instalado em equipamentos Jato de Tinta. Desde já agradecemos o seu contato, permanecemos à sua disposição! Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  21. Eliene Soares disse:
    04/07/2018 às 21:02

    Boa noite. tenho uma impressora canon MG 3210. gostaria de saber se o sistema bulk ink pode ser instalado na mesma. Tem algum endereço onde esta instalação possa ser feito.
    Obrigada

    Responder

    1. Creative admin disse:
      10/07/2018 às 18:59

      Olá, Eliene! Não indicamos a instalação de bulk ink em equipamentos novos, pois isso acarreta a suspensão da garantia. Sendo assim, indicamos que adquira um equipamento que ja acompanha o sistema tanque de tinta de fábrica. A Canon já lançou modelos com esse sistema: https://www.creativecopias.com.br/categoria/1/367/0//MaisVendidos/Decrescente/20/1/GCDNO3IFGKN5KCHONwFBGNNwFBFNNAJfHNNs/0/0/.aspx. Desde já agradecemos o seu contato, permanecemos à sua disposição. Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  22. ZE disse:
    22/08/2018 às 19:25

    não percam tempo com essa bobagem isso é jogar dinheiro fora ,é mais barato comprar uma impressora com o tank original vai sair mais barato e não vai passar raiva

    Responder

  23. Natalia disse:
    25/11/2018 às 7:21

    Bom dia, estou pesquisando impressora bulk de fábrica, fui na loja e descobri que além da tinta do bulk tenho que trocar o cartucho aí fiquei na dúvida se compro ou não já que tenho uma hp 3510 desjekt. Não imprimo muito e queria tentar começar a trabalhar com lembrancinhas. O que recomenda, começo com a impressora que tenho e depois compro outra ou já compro a com bulk? Obrigada

    Responder

    1. Admin disse:
      22/08/2019 às 16:39

      olá. Para trabalhar, indico a bulk ink de fábrica.

      Responder

  24. Edson Vagner Duran disse:
    01/02/2019 às 20:29

    tenho duvida para comprar uma multifuncional. A mídia mostra cada vez mais modelos com TANQUE DE TINTA. Dá-se a impressão que as de Cartuchos de tinta poderão um dia ser extintas. Mas se eu tiver uso pequeno de impressões não poderei ter prejuízos de entupimentos ou de perda das tintas por demora no uso ?

    Responder

    1. Admin disse:
      22/08/2019 às 16:38

      Exatamente. Impressoras com tanque de tinta tem a cabeça de impressão fixas na máquina. Logo é importante manter o uso constante dela, evitando deixar por grandes períodos parada. Se o consumo é pequeno, vale mais ter uma impressora normal, até por que o custo inicial é muito menor. O lado bom das tanque de tinta é que dá para imprimir a vontade, sem muitas preocupações com a tinta.

      Responder

  25. João Marcos disse:
    11/06/2019 às 12:20

    Qual a opinião de vocês sobre a HP 6970 , estou querendo instala este equipamento nela, porém o meu técnico disse que não é bom e tal, e disse que este equipamento é bom só quando vem original. Então não sei se coloco o mesmo.

    Responder

    1. Admin disse:
      11/06/2019 às 16:22

      Boa tarde, João! Não indicamos a instalação de Bulk Ink em equipamentos que não possuem de fábrica. O ideal é adquirir um produto que já possui o tanque de tinta instalado de fábrica, pois isso acarreta a perda da garantia pelo fabricante. Hoje temos várias marcas que fabricam e comercializam impressoras/multifuncionais com o tanque de tinta original de fabrica, segue o link de alguns modelos: https://www.creativecopias.com.br/impressoras/tipo-cartucho/tanque-de-tinta. Obrigada pelo contato!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Multifuncional HP LaserJet MFP-M432FDN 7UQ76A com USB e Duplex

R$ 2603.07 à vista

TONER COMPATÍVEL HP CF283A 83A | M127FN M127FW M127 M125 M201 M225 M226 M202 M201DW | PREMIUM 1.5K

TONER COMPATÍVEL HP CF283A 83A | M127FN M127FW M127 M125 M201 M225 M226 M202 M201DW | PREMIUM 1.5K

R$ 40.92 à vista

TONER COMPATÍVEL HP CE285A

TONER COMPATÍVEL HP CE285A

R$ 40.92 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias