A cobertura de página impressa equivale ao preenchimento de uma folha em sua área total levando em conta o uso de toner ou tinta utilizada nas impressões feitas por máquinas e impressoras. O uso adequado de toner e qualidade do papel utilizado influenciam diretamente na qualidade deste processo de preenchimento de uma impressão.
O ideal é que em um processo de impressão uma máquina disponha 5% de cobertura, que é o correto para uma boa qualidade e dosagem adequada. Quando se usa em um texto, por exemplo, o recurso de negritar títulos ou trechos, essa porcentagem de cobertura facilmente sobe para 10%, tornando o parâmetro definido pelos fabricantes de rendimento de toner a partir de uma cobertura de 5% de toner muitas vezes uma base sem uso e fundamento. Confira a imagem abaixo um exemplo de cobertura de página impressa:
No momento da compra de uma máquina é muito importante levar em consideração o nível de cobertura por página impressa de uma impressora, isto vai definir o custo-benefício de sua impressora caseira e determinar até que ponto é rentável ter uma impressora em casa ou imprimir seus materiais em uma gráfica.
Itens como: limpeza da máquina, calibração, rolos e cilindros em bom estado e toner correto para o modelo da impressora, definem a qualidade final dos trabalhos impressos, por são determinantes no processo geral e total desenvolvido pela máquina.
Pessoas interessadas em comprar toner ou que desejam saber qual impressora têm melhor uso de toner e papel, com economia de material, de maneira responsável com o meio ambiente e rentabilidade de se ter uma impressora caseira, devem levar em conta todos estes itens que atingem diretamente o resultado final. Cada modelo e marca de impressora determinou uma maneira de trabalho produzindo plataformas específicas para trabalho interno destas impressoras.
É também a cobertura impressa de página que irá determinar a quantidade de folhas impressas antes de uma troca de toner, ou seja, o quanto cada cor primária de toner irá render e durar antes de uma troca de cartuchos, lembrando que a maioria das impressoras não funciona e não imprime na falta de qualquer uma das cores primárias.
Com uma cobertura de página superior a 5%, sua recarga de tinta acabará por render menos, dificultando os índices de uso de seu maquinário e conseqüentemente diminuindo também os benefícios de se ter em casa uma impressora para fins pessoais.
Por isso é muito importante levar em conta cada detalhe e principalmente o uso do toner por página impressa, se a impressora está de fato utilizando o nível de toner necessário além de estar em boa qualidade