As impressoras a laser são conhecidas por terem alta velocidade e funcionarem por energia eletrostática. Se você quer saber como funciona a energia eletrostática, leia o post “Por que comprar uma impressora a laser colorida?” Agora, se você deseja saber como aumentar a vida útil do seu equipamento, é só seguir. Temos ótimas dicas!
As impressoras a laser também são conhecidas por terem processadores velozes e memória RAM (armazena temporariamente os arquivos para que os mesmos sejam impressos). Os equipamentos trabalham com até 1200pp, por isso têm ótima precisão. Porém, alguns fatores podem diminuir a vida útil da sua impressora a laser.
Quais problemas são mais comuns nas impressoras a laser?
Onde colocar a impressora?
Não encoste a sua impressora a laser na parede, o equipamento precisa ter o espaço mínimo ideal para a saída de ar. Veja o manual do equipamento e respeite essa medida.
Faça a limpeza periodicamente
Fazer a limpeza interna às vezes é necessário. Para isso, retire o equipamento da tomada e remova seu toner. Passe apenas um pano seco e limpo. Contudo, a melhor dica mesmo é optar por uma limpeza especializada. Dessa forma você evita problemas, tais como papel enroscar no fusor, e outros danos na impressora a laser.
Dúvidas sobre a gramatura dos papéis
Vale lembrar que cada impressora tem uma capacidade de gramatura e, até mesmo, qual tipo de papel pode ser usado. Veja como sua impressora a laser funciona. Mas as gramaturas mais tradicionais são 63 g/m³, 75 g/m³, 90 g/m³, 120 g/m³.
Colocar papéis na bandeja
A bandeja de impressão é um dos causadores dos seus problemas. Sobrecarregá-la até o limite compromete o desempenho. Por isso não coloque muitos papéis na bandeja. Evite atolamento de papel e das engrenagens internas.
Cartuchos de qualidade
Ao escolher cartuchos com boa procedência, originais ou compatíveis, você melhora a vida útil do seu equipamento. Sempre conheça a qualidade dos cartuchos toners.
Cuidados específicos de cada marca
Impressora HP: as impressoras a laser série 800 necessitam de limpeza periódica onde são depositados os resíduos de tinta.
Impressora Lexmark e Canon: para aumentar a vida útil das impressoras, não deixe o equipamento em repouso por mais de 15 dias. Utilizá-la semanalmente é bom para evitar que o cabeçote de impressão resseque.
Impressora Brother: o equipamento funciona melhor quando há limpezas constantes, o que diminui também os problemas nos documentos impressos.
Outra dica geral é não interromper de forma brusca uma impressão fora do formato ou da qualidade de resolução. Por isso não puxe nunca o papel. Isso só prejudica ainda mais as impressoras a laser.
Se tiver alguma dúvida, escreva abaixo nos comentários! Teremos imenso prazer em ajudá-lo.