25 de maio de 2016

Aprenda como funcionam os sistemas de cores

atualizado em 25 de maio de 2016 às 10:00

Arte Gráfica, Artigos, Dicas, Impressora Sem comentários

Os sistemas de cores utilizados nos dias de hoje, são tentativas de padronização das tonalidades existentes da cartela de cores para facilitar o mercado em suas mais diferentes frentes de atuação.

Aprenda como funcionam os sistemas de cores

Como a cor é um sinal interpretado pelo cérebro (fisiológico), é comum haver discordâncias com relação a tonalidades e cores, como a famosa questão: é verde ou azul?

Para o mercado, a padronização é inevitável e, por isso, diferentes tipos de sistemas de cores foram criados na tentativa de organizar as referências às existentes. Entre os mais famosos estão:

Você também vai gostar:

RGB – Red, Green and Blue (Vermelho, Verde e Azul, respectivamente)

Sistema criado para reprodução de cores em aparelhos eletrônicos e os diferentes modelos de tela. O RGB está presente em praticamente todos os dispositivos conhecidos atualmente, TVs, monitores de computador, telas de notebooks, câmeras digitais, escâneres, aparelhos celulares, etc. Essas cores foram escolhidas por serem primárias, tendo suas combinações originando outras cores e sua origem tem como base o triângulo de cores de James C Maxwell, matemático escocês do séc. XIX.

O sistema permite gerar até 16 milhões de cores, além de contrastes que podem ser resultantes de outras aplicações. As cores são definidas através de uma escala, variando de zero a 255, para cada uma das cores. Exemplo: as três cores (vermelho, verde e azul) configuradas na escala zero resultam na cor preta, e o contrário, com as três em 255, resultam na cor branca.

Sistemas de cores CMYK e RGB

Sistema de cores CMYK e RGB

CMYK – Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Black Key).

Sistema de cores utilizado em impressões, seja em impressoras domésticas ou gráficas profissionais, como, por exemplo, serigrafia, fotolito. Tem como suas cores principais as opostas ao sistema RGB: Ciano/Vermelho, Magenta/Verde e Amarelo/Azul. O preto se inclui ao sistema por mais de um motivo: primeiro, é produzido através da mistura das cores anteriores; textos finos impressos na cor preta não seriam possíveis na junção de cores; além disso, o custo de junção de três cores para preto versus somente o preto é muito maior.

É importante frisar que o computador simula o sistema CMYK através do RGB, mas devido a fatores como a aderência da tinta no papel, é normal haver discrepância.

Sistemas de cores: escala Pantone

Sistema de cores: escala Pantone

Pantone

A famosa escala Pantone é na verdade um sistema de cor criado pela empresa norte-americana Pantone Inc. Ela iniciou suas atividades produzindo cartões de cores para empresas de cosméticos e quando lançou o anual Guia Pantone de cores, reuniu cartões de cores com numerações de identificação, especificando a exatidão da cor nas impressões.

Atualmente, o Guia Pantone ainda funciona como referência de impressão, para profissionais que precisam indicar cores em seus trabalhos, até à descrição delas nas bandeiras de países. Apesar de novos sistemas mais atuais que determinam e especificam uma cor, a padronização feita pela Pantone, se tornou referência, sobrepondo-se perante outros métodos.