É inegável que estamos na era da consciência ambiental. Com o tempo, novos recursos, estudos e descobertas trouxeram alguns abusos ao nosso dia a dia, e que muitas vezes nem percebemos, mas poderiam facilmente ser evitados.
Atualmente, toda e qualquer pessoa tem acesso à informação da real situação do planeta, do meio ambiente e de seus recursos de matéria prima deteriorados pelo uso excessivo e irresponsável do homem. Deixamos aqui algumas dicas para impressão responsável, com economia de papel e toner.
Dicas para Economizar na Impressão
A maioria das impressoras caseiras, como as de jato de tinta e multifuncionais, possuem o recurso de impressão com uso de menos tinta, no caso para impressões de rascunho. Este recurso economiza até 10% do toner total de sua impressora. Se as cores são dispensáveis e não usá-las não vai mudar a compreensão do conteúdo, prefira imprimir em preto e branco.
A formatação do arquivo também interfere no uso desnecessário de folhas e, quando um arquivo é muito grande, isso faz muita diferença. Formatando seu texto com as normas ABNT, em fontes Arial ou Times New Roman, tamanho 11 ou 12, com justificação, sem tabulação ou espaçamento entre linhas, você preencherá o maior espaço possível para caracteres imprimíveis em uma folha, sem perder absolutamente nada na qualidade da leitura.
No caso de arquivos PDF, utilize uma formatação para diagramar até duas páginas em uma só e se o tamanho das letras não ficar muito pequeno, você economizará uma folha por cada impressa. Para arquivos em formato PPT, classifique até 6 slides por folha A4, tendo todo o conteúdo necessário em tamanho bom, rápido e prático e usando menos folhas.
Utilize-se também do recurso de imprimir frente e verso, diminuindo pela metade a quantidade de folhas a serem impressas, além de tornar mais fácil o manuseio do material a ser lido, você também economiza folhas.
Caso sejam apenas anotações a serem seguidas, avalie a real necessidade de se imprimir um arquivo. Muitos são fornecidos por professores apenas para acompanhamento de aulas ou estudo, que você poderá facilmente hoje fazê-lo em computadores portáteis, tablets ou até mesmo em smartphones.
Confira nos Slides abaixo do Sandro Ribeiro, algumas outras dicas de como economizar papel na impressão:
Em suma, uma impressora bem regulada, com lâminas dosadoras e de limpeza e cilindros (OCP e PCR) de qualidade serão sempre econômicas e ótimas opções para casos em que seja extremamente necessário imprimir.
Há ainda empresas que preferem o uso de papel reciclado ao invés de papel branco comum. Em longo prazo, este uso de papel reciclado trará ao nosso planeta resultados significativos.