7 de outubro de 2013

Dicas práticas para Limpar sua Impressora

atualizado em 7 de outubro de 2013 às 18:17

Impressora Sem comentários

Não manter uma impressora sempre limpa é um dos principais causadores de problemas no uso, porque a sujeira acumulada pode acarretar em danos ao equipamento. Pode parecer “bobo”, mas acaba gerando custo com manutenções desnecessárias e que poderiam ser evitados, caso esse cuidado fosse mantido.

Outro fator muito importante: manter a impressora sempre limpa garante a qualidade final de seus trabalhos. O engasgue de papel, por exemplo, é fruto de pequenas partículas que impedem o processamento de impressões, que acabam ficando no caminho entre engrenagens e cilindros, impedindo a passagem livre de formatos simples e causando ruídos muito chatos de se suportar.

No caso de impressoras jato de tinta, o carro de impressão, que é a caixa na qual ficam encaixados os cartuchos de toner nas cores primárias, por exemplo, tem sua passagem prejudicada por partículas e sujeiras que estejam acumuladas pelo caminho, o que pode então danificar toda a estrutura interna da impressora, impedindo esta até mesmo de funcionar.

Em impressoras laser, o caso é ainda mais grave. A sujeira acumulada pode se prender nos cilindros que aquecem o papel no processo de impressão e marcar toda e qualquer imagem e conteúdo que seja impresso nesta, o que faz com que você não consiga imprimir nada muito chapado sem que saiam falhas visivelmente negativas para o resultado final.

Como limpar sua impressora

dicas-de-como-limpar-impressora

Pois bem, receba aqui dicas preciosas para manter a limpeza de seu equipamento em dia, evitando estes problemas funcionais e mantendo a qualidade de suas impressões. Se você usa pouco a sua impressora jato de tinta, a limpeza pode ser feita uma vez ao ano, garantindo a integridade do equipamento e seu pronto uso.

Para as impressoras laser, o ideal é que a limpeza seja feita a cada troca de toner, pois neste caso, o toner que é em pó pode mais facilmente se depositar em pequenos compartimentos que virão a atrapalhar muito em breve. Para ambos os modelos de impressora, você pode usar álcool isopropílico para limpá-las internamente, garantindo total cobertura de limpeza, sem agredir a funcionabilidade do equipamento, pois este produto é totalmente indicado para o caso.

Esta limpeza deve ser feita com a impressora desligada, para garantir que nenhum processo seja interrompido e para que você tenha tempo para limpar todas as áreas isoladamente. A limpeza externa do equipamento é bem mais simplificada, porém tão importante quanto a interior. Mantendo a máquina limpa em ambas as circunstâncias, você garante que dejetos externos não agridam a impressora caso entrem nesta.

Para limpar por fora de sua impressora, utilize produtos multiuso, passando este com um pano. Evite o uso excessivo de produtos para que este não invada o ambiente interno da impressora e prejudique a área interna, agredindo o funcionamento da mesma. Vale a pena ressaltar que um equipamento que não é muito usado, pode ainda ser coberto com uma capa de tecido ou plástico para evitar que se suje sem motivo.

Qual impressora eu compro?

Se você ainda não decidiu onde e também qual modelo de impressora você vai comprar, recomendamos fortemente você ler o artigo “Como escolher a Impressora Certa” e confira diversas dicas. Além disso, saiba por que comprar uma impressora sem fio. E se você usa Linux veja como saber se uma impressora é compatível com o sistema operacional do pinguim.

Na Confira abaixo algumas marcas de impressoras disponíveis na Creative Cópias:

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos!