Com os avanços da tecnologia, existem hoje inúmeras opções de computadores e também de impressoras.
Em específico, falaremos aqui sobre como escolher a impressora certa para cada caso, portanto se você está comprando a sua pela primeira vez ou a substituição por outra melhor e mais moderna, o ideal é levar em conta muitos aspectos que podem determinar vantagens e desvantagens para cada tipo de impressora disponível no mercado, deixando mais simples optar pela qual seria a melhor opção para o seu tipo de uso.
Analisar suas necessidades é o ponto de partida. Levando em conta o fluxo de uso e também dos tipos de documentos impressos por você, já determina se você precisará de uma impressora laser ou jato de tinta, multifuncional ou simples, colorida ou preto e branco, a base de tinta ou toner.
Você sabe quais são os Principais tipos de papel? Não? Aproveite e conheça os tamanhos e formatos dos papéis!
Dicas para Escolher sua Impressora:
1º Solução para casa
Se você pretende manter uma impressora caseira, para pequenas impressões de última hora ou mesmo de documentos organizacionais de seu dia-a-dia, uma impressora mais simples do modelo jato de tinta será a solução. Estas máquinas permitem mais economia e durabilidade de tinta, além de oferecer a vantagem de recarga de tinta de sua impressora.
2º Solução para o escritório
Porém se o caso é outro e você busca uma impressora que faça scanner de documentos para envio por e-mail (já que os aparelhos de fax estão cada vez mais extinguidos) e também faz uso de impressões coloridas de vez em quando – sejam fotos ou documentos em cores – a impressora ideal para você é uma impressora jato de tinta multifuncional.
É preciso levar em conta também o fluxo de impressões e muitas empresas fabricantes de impressoras, por exemplo, fornecem o custo por página feito por suas máquinas, levando em conta tinta utilizada, papel, energia elétrica, tempo de impressão, dentre outros fatores.
[slideshare id=56279198&doc=filadeimpresso-comoresolver-151218153809]
Descubra também: como resolver os problemas mais comuns das impressoras e se há um problema com seu cartucho de tinta, aprenda a resolve-lo aqui
3º Uma solução parruda para o escritório
Uma impressora laser, por exemplo, é ideal para um número maior de impressões, porém não é à base de tinta e sim de toner em pó, utilizando-se de um processo de impressão diferenciado através de puras leis da física que aquecem o papel e transferem o conteúdo do seu documento para a folha em meio as seus cilindros.
Ideais para uma empresa que usa muito de impressos internos, documentos a serem assinados, enviados, escaneados, uma impressora laser de pequeno porte já soluciona suas necessidades corporativas.
4º E para finalizar: as impressoras com tanque de tinta:
Com a tecnologia tanque de tinta, elas não utilizam os tradicionais cartuchos de tinta ou toners para impressão, que são substituídos por recipientes instalados no equipamento. Dessa forma, quando a tinta acaba, o usuário precisa apenas colocar o refil da tinta no tanque.
Além de ser uma opção mais econômica e reduzir os custos das empresas que precisam de grande volume de impressão, são mais sustentáveis e ecológicas por não produzirem resíduos.
Veja mais: Impressoras com tanque de tinta ajudam a driblar a crise e Conheça a nova Impressora Brother com tanque de tinta
Sendo assim, avalie seu fluxo de uso diário para impressões, scanners, tinta ou toner, dentre todos estes fatores que já mencionamos acima e escolha a impressora certa para suas necessidades!
Confira alguns artigos relacionados:
Benefícios das Impressoras Wireless – Confira as Principais Vantagens disse:
08/11/2018 às 8:28
[…] Dicas para comprar Impressora […]