28 de janeiro de 2016

Minha impressora não reconhece o cartucho de tinta e agora?

atualizado em 28 de janeiro de 2016 às 11:37

Dicas, Impressora 6 comentários

Você trocou ou recarregou os cartuchos da sua impressora e, ao tentar instalá-los, uma mensagem de erro aparece em sua tela: cartucho de tinta incompatível, ou não reconhecido. Logo agora que você precisa imprimir seu trabalho da faculdade ou aquele relatório importante para o trabalho, a impressora “decide” não colaborar. Mas como solucionar esse problema?

No artigo anterior, levantamos alguns problemas bastante comuns nas impressoras. Agora, indo mais a fundo, apresentamos algumas soluções caso o problema seja único e exclusivo relacionado ao seu Cartucho de Tinta.

Vamos lá:

Primeiro passo: descubra se o Cartucho de Tinta é compatível com a impressora

Caso o cartucho de tinta seja novo, verifique se é compatível com a sua impressora. Essa informação você encontra no manual de instruções ou site da impressora.

Cartucho de Tinta Compatível

Cartucho de Tinta Epson T073420 Amarelo

Segundo passo: Inspecione o cartucho

Abra a tampa da impressora e retire o cartucho (normalmente é só pressionar a borda e deslizar o cartucho, que ele sairá facilmente). Com o cartucho em mãos, você poderá fazer uma verificação visual. A primeira coisa que você deve checar é se a fita transparente que vem no cartucho foi removida. Pode ser que você tenha chegado em casa e simplesmente instalado, sem lembrar-se de retirar a fita. Caso seja esse o problema, remova-a e reinsira o cartucho na impressora. Se o plástico já tiver sido retirado e mesmo assim a mensagem de erro persistir, siga para o próximo passo.

Problemas com cartucho de tinta: verifique o circuito elétrico

Terceiro passo: Limpeza dos contatos elétricos

Se você observar na parte de trás do seu cartucho que fica em contato com a impressora, notará que existem alguns pontinhos brilhantes: são os contatos elétricos do cartucho. Após seguir o mesmo procedimento acima para retirar os cartuchos, coloque-os sobre um pedaço de papel, de modo que os contatos fiquem para cima.

Molhe um cotonete ou qualquer material macio e sem fiapos com água mineral ou filtrada e retire o excesso da água, para em seguida passá-lo sobre os contatos (Atenção: você deve fazer a limpeza SOMENTE dos contatos, pois passar o cotonete sobre os jatos de tinta pode inutilizar o seu cartucho).

Se você observar na impressora, também há contatos elétricos, que se conectam aos do cartucho, e estes também podem ficar sujos e não funcionar corretamente. Após fazer a limpeza dos cartuchos, repita o mesmo procedimento do cotonete para limpar os contatos da impressora, lembre-se que você deve fazer isso com a mesma desligada e fora da tomada. Deixe o cartucho e a impressora em repouso por 10 minutos para que fiquem bem secos e após esse período, é só reinstalá-los. Cuidado: Não deixe os cartuchos fora da impressora por mais de 30 minutos, pois isso pode ocasionar a secagem da tinta e perda do material.

Ainda não resolveu?

Procure substituir o seu Cartucho de Tinta

Se nenhuma das opções acima funcionar, pode ser que o cartucho de tinta esteja queimado ou apresente defeito. Substitua-o por outros que também sejam compatíveis com a sua impressora. Se funcionar corretamente, você terá a certeza de que o problema estava mesmo nos cartuchos anteriores. Mas se ainda assim a impressora continuar não reconhecendo os cartuchos, só resta o último passo.

Na Creative Cópias você encontra Cartucho de Tinta novo Original e Compatível!

Em último caso:

Procure uma Assistência técnica!

Se mesmo com a troca dos cartuchos a mensagem de erro persistir, o melhor a fazer é encaminhar sua impressora para uma assistência técnica autorizada. Para isso, basta consultar, no site do fabricante, o endereço mais próximo.

Gostou do artigo? Tem mais alguma sugestão? Deixe nos comentários 😉

1. Argeo disse:
    05/08/2017 às 21:36

Ao retirar os cartuchos de minha impressora Epson CX8300 e recoloca-los, a mesma não mais os reconhece e vem a mensagem Impossível reconhecer os cartuchos. Os mesmos estavam pela metade de tinta e agora aparecem vazios.O que devo Fazer?.

2. Altair da Penha disse:
    14/11/2017 às 13:05

Deu certo, muito obrigada.

1. Creative admin disse:
      31/05/2019 às 11:36

Ficamos felizes, Altair
      Continue conosco, acompanhando nosso blog.

3. ERICK disse:
    03/03/2018 às 18:01

Nada de diferente do que a maioria dos sites colocam, na prõxima busque algo que realmente se destaque.

4. viviane disse:
    05/11/2018 às 12:59

minha impressora hp 2546 não ta reconhecendo a tinta 662 xl original nova que acabei de comprar original como faço para não peerder o cartucho que paguei caro ???

1. Creative admin disse:
      09/11/2018 às 17:43

Boa tarde, Viviane! Estranho o seu equipamento não ter reconhecido, afinal de contas, a 2546 utiliza exatamente este modelo de cartucho. Indicamos que procure uma assistência técnica em sua cidade, pois pode ser que seja necessário efetuar alguma ação no seu equipamento.