27 de maio de 2013

O que fazer quando o Cartucho ficar Vazio?

atualizado em 27 de maio de 2013 às 19:08

Dicas Sem comentários

Você sabe o que fazer quando o toner da sua impressora fica vazio ou mesmo diferenciar se a falha na impressão é um defeito da impressora? Quanto, em média, dura uma recarga de toner? Quantas impressões são possíveis fazer a partir de um conjunto de cartuchos de toner novos ou recarregados?

As respostas a todas estas perguntas são muito variáveis, pois como podemos deduzir pelas inúmeras dúvidas, dependem de vários fatores. O preenchimento de páginas pode, por exemplo, determinar um uso maior de toner e tinta, ou utilizar o modo rascunho pode fazer suas impressões renderem mais com o uso do mesmo toner.

O que abastece um cartucho de impressora a jato de tinta é, como o próprio nome já sugere, tintas (líquida mesmo) que são separadas por cores, cada uma em um reservatório exclusivo. O toner, por sua vez é um pó que quando aquecido no sistema de impressão laser, grava o papel com a impressão em questão. Tanto um quanto o outro sistema, são plausíveis de recarga de tinta.

Se sua impressora caseira é muito utilizada para reproduzir arquivos de texto, com pouco preenchimento de fotos e cores, com certeza a durabilidade deste será maior. Porém se você utiliza-se de impressão mista para seus materiais impressos, faz-se necessária maior atenção com a recarga, utilizando-se de mecanismos da própria impressora que podem trazer maior durabilidade até mesmo nestes casos, como por exemplo, utilizar impressões frente e verso, o modo rascunho de sua impressora ou ainda imprimindo apenas o extremamente necessário.

Existem hoje empresas especializadas em recargas de todo tipo de tinta de abastecimento de impressoras. Não importa a tecnologia usada na impressão (a laser ou jato de tinta), este é um mercado crescente em um mundo onde cada vez mais as pessoas buscam praticidade ao alcance das mãos.

Mas caso você não queira pagar alguém para fazer a recarga do seu cartucho, você pode fazer você mesmo! No nosso canal do youtube, temos diversos vídeos de como fazer  recarga de toner. Um exemplo de vídeo é o da recarga do toner ce285a, que mostra passo-a-passo como fazer a recarga.

Lembrando que toda recarga deve ser feita com cuidado, para que as peças do cartucho não sejam danificadas.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Muitas pessoas tem impressoras e não sabem o que fazer quando o cartucho esvazia.