26 de agosto de 2016

Saiba tudo sobre Perfil de Cores ICC

atualizado em 26 de agosto de 2016 às 11:02

Dicas, Impressora, Informática, Sublimação Sem comentários

O perfil de cores ICC é fundamental para a obtenção correta da cor, qualidade de impressão e economia de tinta.

Saiba tudo sobre Perfil de Cores ICC

Saiba tudo sobre Perfil de Cores ICC

Entre as muitas condições para obter uma impressão de qualidade, com a máxima fidelidade de cores, está o chamado Perfil de Cores ICC, ele é o acrônimo para International Color Consortium e não possui tradução oficialmente, mas pode significar algo como: Consórcio Internacional de Cores.

Veja também:

O que é o perfil de cores ICC?

É uma coleção de informações a respeito de um dispositivo que trabalha com a exposição de cores em impressoras, monitores e scanners, ele também controla a própria disposição e liberação das tintas de uma impressora no papel, no intuito de fazer com que a impressão seja com melhor qualidade e com maior economia de tinta.

Por que ele é importante?

A necessidade de um perfil de cores ICC se dá pela distinção notória entre as cores visualizadas em uma tela e mídia impressa. Ela acontece por vários fatores, mas o principal é a iluminação. A tela oferece um processo luminoso específico e também um esquema de cores para exibir as que enxergamos.

Funções do perfil de cores ICC

Mesmo as impressoras que trabalham com os mesmos tipos de insumos, o tipo jato de tinta, por exemplo, possuem suas próprias configurações para manipulá-los.

Essas condições permitem que os resultados impressos sejam ligeiramente diferentes dos concebidos na tela do computador, ou até mesmo, obtidos através do processo de digitalização, via scanner ou fotografia digital.

A existência do perfil de cores ICC visa diminuir essa diferenciação, fornecendo informações precisas de manipulação do dispositivo de impressão, seus insumos e as cores geradas por eles, aproximando ao máximo suas variações de tons.

Por isso, a importância do perfil de cores é fundamental na sublimação ao fazer objetos personalizados.

Aprenda a Configurar o Perfil de Cores ICC

Aprenda a Configurar o Perfil de Cores ICC

Aprenda a fazer a configuração

Realizar a instalação no computador pode variar de acordo com o tipo e versão de sistema operacional. O processo começa com a obtenção de um arquivo de perfil de cores ICC ou de cores personalizadas.

Esses arquivos contêm as informações exatas das cores de acordo com o seu propósito. Um site que oferece uma imagem para impressão pode fornecer um arquivo de perfil de cores personalizado para que a impressão seja mais fidedigna.

Você também vai gostar:

Digite na categoria de busca do menu Iniciar, Gerenciamento de Cores. Na aba, haverá uma lista de dispositivos e uma relação dos perfis de cores associados àquele dispositivo. No caso, basta clicar no botão para adicionar um novo perfil e uma caixa de navegação de arquivos padrão ser abrirá, sendo necessário apenas encontrar o arquivo de perfil de cores ICC salvo no computador para fazer a adição.

Depois da adição, é necessário calibrar o monitor utilizando a própria função do sistema operacional Windows com a opção “Usar a calibragem de vídeo do Windows”. Atenção, esta função deve ser habilitada nas configurações de sistema.

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias