Tinta Corante x Tinta Pigmentada: Qual é a diferença?!

A maioria de vocês já devem ter se perguntado, afinal qual é a diferença entre tinta corante e tinta pigmentada?! Nós vamos tentar explicar da melhor forma a diferença entre as duas tintas.

Tinta Corante

A tinta corante oferece maior qualidade nas impressões de imagens. Ao entrar em contato com a água e/ou umidade podem desbotar e manchar, podem ser utilizadas na maioria dos papéis. As tintas corantes possuem um brilho e são ricas em cores, proporcionam acabamento uniforme e de alto brilho, colaborando para a qualidade final da imagem. A tinta corante possui uma cor viva, brilhante e vibrante, pois é muito pequena para difundir a luz. As tintas corantes por ser produzido por moléculas coloridas solúveis na água, possuem menos riscos de entupimento. O corante possui uma ótima penetração na mídia, assim ela pode ser utilizada em quase todos os tipos de papéis, sendo também uma vantagem para a impressão de fotos, evitando causar variações de brilho e iluminações com aspecto artificial.

Tinta Pigmentada

Oferecem maior qualidade na impressão de textos, pois possuem menos brilho e maior resistência à água e/ou umidade, além de uma melhor fixação. Os pigmentos não se dissolvem no meio usado pela tinta, eles permanecem suspensos na solução. Se os pigmentos assentarem durante o armazenamento, ou quando expostos a altas temperaturas, sedimentos podem ser formados no cartucho de tinta ou na cabeça de impressão com isso pode causar o entupimento. Os pigmentos são partículas com aproximadamente 50 a 100 nanômetros de diâmetro, por possuir partículas grandes elas não penetram na maioria dos papéis para impressoras jato de tinta ou papel fotográfico.

CORANTE X PIGMENTADA

Apresentando a diferença entre as duas tintas, surge outra dúvida: ‘’qual tipo de tinta eu devo usar na minha impressora?!’’

As marcas que mais trabalham com estes tipos de tintas são a Epson e a HP. A forma mais confiável para acertar em cheio com a escolha da sua tinta é seguir o tipo de tinta informado na especificação do cartucho do fabricante da sua impressora. Assim você terá certeza o tipo certo, a melhor qualidade e maior durabilidade para a sua impressora.

A Creative Cópias oferece a mais completa linha em Refil de Tinta Corante ou Pigmentada, se você preferir tintas Sublimáticas também. A Creative Cópias possui parceria com os melhores fornecedores, garantindo qualidade nos produtos e o melhor custo x benefício.

12 Responses to Tinta Corante x Tinta Pigmentada: Qual é a diferença?!

1. DonaldoBaum disse:

Para copias de engenharia no plotter HP500 e HP800, qual é a melhor tinta? corante ou pigmentada?

Bom dia, tudo bom?!

Primeiramente gostaríamos de pedir desculpas pela demora no retorno.

A tinta indicada é a corante, pois possui uma absorção da tinta no papel mais rápida, devido a pigmentada ser a base de pigmentos e a corante ser a base de água.

2. Rodrigo Barba disse:

Boa noite,

Em relação ao impressora Canon MG5510, qual seria a melhor tinta para recarga dos cartuchos individuais preto, margenta, ciano e amarelo, a fim de minimizar o entupimento das cabeças de impressão?

Muito obrigado

• Creative admin disse:

Bom dia, Rodrigo, tudo bom?!

Para evitar o entupimento das cabeças de impressão, indicamos que você utilize tinta corante.

3. André disse:

Para uma impressão em papel Couchê (panfletos) com tinta corante em uma HP 4480 ficaria bom, não borraria com facilidade ?

• Admin disse:

Bom dia, André, tudo bom?!

A tinta corante é fabricada a base de água, por esse motivo ela tem mais aderência ao papel do que a pigmentada. Papéis que indicamos o uso tanto de tinta corante como pigmentada são os papéis microporoso, que aderem facilmente ao pigmentado da tinta.

Ficamos à disposição.

4. vanessa disse:

Boa tarde!

Existe algum impermeabilizante para a tinta corante?

Bom dia, Vanessa!

Não comercializamos esse produto, e até o momento não temos informações sobre ele!

Ficamos à disposição.

5. damyrez disse:

Para fazer adesivos impressos qual e o mais indicado?

• Admin disse:

Bom dia, Damyrez, tudo bom?

Caso você utilize um dos nossos papéis adesivos (segue link abaixo) você pode utilizar qualquer uma das duas. Indicamos a pigmentada no caso de você utilizar diariamente a máquina, evitando que ela seque e corra o risco de entupir. Caso você não utilize tanto assim o equipamento indicamos o uso da tinta corante. A maioria dos nossos clientes utilizam a tinta corante, por conta do entupimento.

6. Luis Huertas disse:

Tenho uma HP 7612 (A3). Usa cartuchos 932 e 933 originais SÓ TINTA PIGMENTADA, ou recarregáveis 951. O problema é a tinta pigmentada: perde o brilho e dá muito entupimento. Fiz várias vezes esta pergunta (mas ninguém responde): Se comprar de vocês os cartuchos recarregáveis COM TINTA CORANTE causará algum problema na HP 7612?!
    Obrigado,
    Luis Huertas

• Admin disse:

Bom dia, Luis, tudo bom?!

Caso você encontre os cartuchos recarregáveis da sua impressora, não recomendamos no caso de ela estar na garantia, caso você utilize os cartuchos recarregáveis o seu equipamento perderá a garantia do fabricante.

Nós não realizamos testes com essa máquina e o cartucho recarregável, mas realmente, indicamos o uso de tinta corante no caso de usuário não utilizar muito a impressora e ter a tinta pigmentada, pois a mesma é mais grossa e causa o entupimento facilmente.

Caso você queira conversar com um dos nossos técnicos, entre em contato com a central de atendimento (066) 3520-9000 o nome dele é Jonas, e ele poderá lhe ajudar !