28 de outubro de 2013

Dica: Como deixar sua Impressora acessível a todos os Computadores da Rede

atualizado em 28 de outubro de 2013 às 14:00

Dicas, Impressora 2 comentários

Tornou-se muito habitual o trabalho em rede dentre de empresas, escritórios e até mesmo em casa. Formar uma rede é algo específico que requer um pouco de conhecimento didático para tal tarefa (não se trata apenas de conectar um computador ao outro, e estes à internet). Além do citado, sua rede pode contar com um HD central e impressoras para a produção de documentos.

Mas não se desespere! Todas as máquinas já saem de fábrica com os cabos necessários para tal função. Além de funcional, uma rede pode facilitar o trabalho diário, além de torná-lo mais seguro, podendo ser feitos backups instantâneos assim que produzidos os arquivos.

Se todos os PCs estiverem ligados em rede, independente de contar com internet ou não, você pode utilizar a mesma impressora em todos eles. Porém para fazer tal tarefa, certifique se o seu sistema operacional possui uma configuração destinada à isso. Caso sua rede conte com mais de um sistema operacional, utilize as configurações da impressora para torná-la visível à todos.

como-compartilhar-impressora-em-rede

Tendo a impressora ligada, você receberá instruções automáticas de seu computador, para informar este sobre qual tipo de impressora está sendo instalada, com quais computadores da rede você deseja compartilhá-la, dentre outras opções que diferem de uma versão para outra do Windows, Linux ou Mac.

No caso do Microsoft Windows, por exemplo, instalar uma impressora na rede é facilmente feita pelo recurso de compartilhamento disponível no Painel de Controle do sistema (encontrado no Menu Iniciar). Leia abaixo as instruções básicas e crie sua rede de computadores e impressoras para trabalhar livremente:

Windows XP

Encontre o compartilhamento de impressoras no menu Impressoras e Aparelhos de Fax e, em seguida, opte por Compartilhar esta impressora. Você pode até mesmo dar um nome de identificação para cada impressora e computadores ligados à rede. Salve todas as configurações clicando em Aplicar e OK.

Windows Vista

Utilize o Painel de Controle para encontrar a opção Hardware e Sons e, em seguida, Impressora. Com o botão direito, clique em Compartilhamento e compartilhará rapidamente a impressora instalada no computador.

Windows 7

No menu Iniciar, você irá encontrar o item Dispositivos e Impressoras. Clicando com o botão direito do mouse sob a impressora, vá até o botão Propriedades da impressora. Uma nova janela será aberta. Nesta, selecione a opção Compartilhamento e na sequência Compartilhar esta impressora.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre dispositivos ligados em uma mesma rede de computadores e impressoras, crie sua rede própria em casa, no escritório, na empresa e onde mais precisar e desfrute das vantagens de ser ter todos os recursos interligados à seu favor.

Gostou dessas dicas? Confira os artigos abaixo:

E se você quer comprar sua impressora, confira a página de impressoras da Creative Cópias.

1. MM – Mega Marketing Net disse:
    18/06/2015 às 23:04

Olá,
    Gostei do seu blog, aguardo mais matérias sobre assuntos relacionados ao último artigo que li.
    Para mim, que sou um iniciante no assunto, são dicas muito importantes e que me ajudam muito a crescer.

2. Fernando Oliveira disse:
    30/07/2015 às 14:12

Obrigado pela dica ! Eu fiz no windows 7