Ubuntu é o nome de uma das mais conhecidas plataformas Linux do mercado. Famoso pelo seu código aberto e por uma estrutura de funcionamento considerada altamente inclusiva e fácil de utilizar, o sistema baseado no conceito de software livre também se tornou um grande exemplo de sucesso pela chamada ‘filosofia ubuntu’.
O termo ubuntu, que significa “humanidade para os outros”, remete à ideia de que um sistema operacional e suas ferramentas sejam distribuídas gratuitamente e tenha como característica a disponibilidade e funcionamento pleno no idioma acessível daqueles que o utilizam.
Mesmo com seu grande alcance e sucesso ao redor do mundo, é comum muitas pessoas que o utilizam, ou passam a utilizar tal sistema operacional, acabem por ter muitas dúvidas acerca de seu funcionamento. E, se muita gente tem dúvidas de como instalar impressora em sistemas operacionais mais conhecidos, com certeza há também muitas dúvidas acerca de como instalar impressora no Ubuntu.
Veja também:
- Saiba como resolver problemas simples de impressoras
- Saiba como configurar impressora no Windows 10
- Aprenda a resolver problemas simples de Cartuchos de Tinta
Este procedimento diz respeito a instalar impressoras no Ubuntu que serão feitas diretamente na máquina, também chamado de instalação local, e que serão configuradas para funcionar ligadas através de um cabo de comunicação (atualmente, o mais utilizado é o cabo USB, mas pode variar de acordo com a fabricante e modelo).
O procedimento é simples. Na área de trabalho do Ubuntu, é preciso acessar o menu de configurações, disponível no canto superior direito, simbolizado pelo desenho de uma engrenagem.
Dentro do menu, deve selecionar a opção Configurações do sistema. Essa opção mostrará uma tela com várias opções dividas em três grupos, Personal, Hardware e System. Como se trata de um componente físico, é só procurar pela opção Impressoras, visível através de um ícone do equipamento.
Neste momento, a impressora já deve ter sido plugada fisicamente ao computador ou notebook. Somente depois da conexão física é que se deve selecionar essa opção, o sistema mostrará uma caixa de diálogo sobre impressoras, mostrando uma lista de impressoras já instaladas no sistema. Ao final da lista, um botão “Adicionar” é o comando para uma nova instalação. Caso não haja nenhuma, o sistema também informará e apresentará o mesmo botão.
Acionando o botão Adicionar, uma nova tela será apresentada listando todas as impressoras disponíveis para a instalação. Se tiver sido feito tudo corretamente, a impressora estará presente na lista de dispositivos para selecionar. Basta o usuário selecionar e pedir para o sistema prosseguir através do botão Avançar ou Forward.
A tela seguinte já é uma confirmação de que o sistema irá instalar a impressora no Ubuntu está sendo instalada, pois todas as informações disponíveis estão relacionadas à identificação do dispositivo como um Nome para identificação, uma Descrição opcional, para apresentar mais informações acerca do equipamento e também um campo para informar a Localização, mas que também é opcional.
Depois disso, basta dizer para o sistema aplicar tais configurações através do botão Aplicar ou Apply. Logo em seguida, o sistema fará o reconhecimento e concluirá o procedimento de instalar impressora no Ubuntu mostrando uma nova caixa de diálogo perguntando acerca da impressão de uma página de testes. O usuário pode fazer o teste para assegurar que a impressora foi instalada corretamente, ou cancelar e executar a impressão quando desejar.
No caso de impressoras wifi, o procedimento é praticamente o mesmo. Mesmo com impressoras sem fio, o reconhecimento e a instalação deve ser feita através do cabo físico de comunicação. Depois da instalação, sim, a impressora não necessita mais do cabo para funcionar, mas, obrigatoriamente, deve estar presente em uma rede wifi para que funcione.
Se a impressora for instalada pela rede, só há uma diferença. No momento de encontrar as impressoras listadas já reconhecidas no computador, é preciso encontrá-la através de seu endereço na rede.